segunda-feira, março 07, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Uso descontínuo
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 07/03/11

Apesar de ter escapado do contingenciamento orçamentário anunciado por Geraldo Alckmin, a Secretaria da Saúde promoverá um corte de 5% no teto de procedimentos médicos e exames contratados aos 30 hospitais do Estado de São Paulo geridos por Organizações Sociais.
Embora o governo paulista argumente que a avaliação para ajuste nos convênios será individualizada, levando em conta demandas específicas, a medida poderá afetar, por exemplo, pacientes que recorrem à rede pública para tratamentos que exigem regularidade, como hemodiálise e radioterapia.

Em todas 
Depois de entrevistar Dilma Rousseff e estrelar campanha publicitária do Ministério da Saúde, Hebe Camargo será madrinha da campanha do agasalho organizada pela primeira-dama de São Paulo, Lu Alckmin, a partir de maio.

Canteiro 
Sem alarde, o governo paulista solicitou licença ambiental para instalar seis presídios no interior do Estado. Estavam entre as 49 obras congeladas por José Serra na crise de 2009.

Sem luz 1 
A despeito dos apagões em série, nem o Procon-SP consegue estabelecer um canal direto com as concessionárias de energia. Segundo o órgão, as operadoras resistem à criação de e-mail para envio de reclamações dos consumidores.

Sem luz 2 
Anunciada a aplicação da primeira multa, de R$ 4,7 milhões, o objetivo imediato do Procon é garantir medidas compensatórias aos clientes prejudicados pelos cortes no fornecimento.

Faxina 
Sob direção do grupo de Michel Temer, o PMDB de São Paulo prepara nova resolução, obrigando os 350 diretórios municipais constituídos ou em formação a lançar candidato a prefeito ou a vice em 2012. A cúpula havia prometido dissolver os diretórios que não conseguiram prover seus candidatos com um mínimo de 5% dos votos na eleição legislativa.

Com tela 
O plano de revitalização peemedebista pós-Orestes Quércia é ancorado no principal ativo da sigla: tempo de TV. Serão priorizadas as cidades onde há campanha eletrônica. A meta é elevar de 70 para cem as prefeituras do partido.

Resenha 1 
Em conversa recente com um cardeal petista, Lula foi só elogios ao desempenho de Dilma Rousseff, mas se mostrou apreensivo em relação ao comando do partido, hoje nas mãos de José Eduardo Dutra.

Resenha 2 
No entender do ex-presidente, Dutra deveria entrar de maneira firme no debate sobre a reforma política, entre outros motivos para fazer um contraponto a Michel Temer (PMDB). O vice de Dilma é o mais ilustre defensor do "distritão" -do qual o PT não quer ouvir falar.

Ócio criativo 
Certa vez, perguntaram a Ciro Gomes (PSB) sobre o conterrâneo Paes de Andrade (PMDB), que sofrera uma derrota eleitoral. "Vai ser fiscal do sol", respondeu Ciro. No Ceará, é o que se fala dele agora.

Desandou 
A relação dos irmãos Gomes -Ciro e o governador do Ceará, Cid- com o presidente do PSB, Eduardo Campos, segue de mal a pior. Lembra o tempo em que o PMDB "da Câmara" vivia em permanente guerra com o PMDB "do Senado".

No papel 
O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, prepara um marco regulatório para a relação entre governo e ONGs. A ideia é definir regras mais claras sobre financiamento e condições para parcerias.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Há algo de podre no reino de Momo, que favorece a fuga de quem deveria se explicar ou agir: a deputada e o corregedor."
DE CHICO ALENCAR (PSOL-RJ) sobre o sumiço carnavalesco dos colegas Jaqueline Roriz (PSC-DF) e Eduardo da Fonte (PP-PE); ela, flagrada em vídeo recebendo maços de dinheiro de Durval Barbosa; ele, formalmente encarregado de apurar o caso.

contraponto

Chorinho

Enquanto acompanhavam pelo rádio a votação do salário mínimo no Senado, integrantes da Mesa da Câmara se queixavam do tom crítico do noticiário das emissoras comerciais que transmitiam a sessão.
Incomodado, o primeiro-secretário, Eduardo Gomes (PSDB-TO), sintonizou a rádio da Casa. Mas se decepcionou tão logo ajustou a frequência. Em vez do plenário, ouvia-se "Carinhoso", de Pixinguinha.
-Bem, tenho de reconhecer que o gênero musical é apropriado à ocasião...

Nenhum comentário: