domingo, março 06, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Pega geral
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 06/03/11

Anunciada um dia depois da aprovação do salário mínimo, a MP que corrigirá em 4,5% a tabela do Imposto de Renda ainda não foi enviada ao Congresso porque a equipe econômica segue debruçada sobre os números para definir de onde sairão os recursos. Assim como o reajuste do Bolsa Família, a alteração no IR não estava prevista no Orçamento deste ano.
Uma das opções em estudo é avançar na carne do Legislativo e do Judiciário. No próximo dia 20, o governo definirá o valor do contingenciamento nos dois Poderes. Quem acompanha as contas diz que ambos devem esperar por uma bela tesourada.

Exemplo 
Não será fácil para o governo reduzir as viagens ao "essencial", conforme anunciado. Dias atrás, servidora da Secretaria de Políticas para as Mulheres recebeu aval para ir ao Chile assistir a seminário sobre a "feminização da pobreza".

Curto-circuito
Enquanto o deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) tenta emplacar Tito Cardoso de Oliveira Neto, diretor de gestão corporativa da Eletronorte, no comando da estatal, seu correligionário Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, trabalha para manter no cargo Josias Matos de Araújo.

Resta um 
Cesar Ribeiro Zani, diretor de Operações, pode ser o único a se salvar da faxina determinada por Dilma Rousseff na cúpula de Furnas. Zani é ligado ao petista Jorge Bittar, atual secretário de Habitação da Prefeitura do Rio de Janeiro. Foi Bittar quem entregou ao governo o dossiê que acabou precipitando a saída de aliados do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da estatal.

Herança maldita
Luiz Fux estreia no Supremo com um acervo de 2.000 processos, resultado da demora do governo em preencher a vaga de Eros Grau. E, como a distribuição ficou paralisada, o novo ministro entrará na Corte recebendo cerca de 700 novos processos por mês, contra 300 dos colegas.

Ilusionismo 1 
Em conversas com tucanos, Gilberto Kassab (DEM) critica Geraldo Alckmin (PSDB) por não entender que seus movimentos em busca de novo partido não visam prejudicá-lo em 2014, antes pelo contrário.

Ilusionismo 2 
Quem ouve, porém, sai com a impressão de que, no caso, não falta esperteza ao governador. É o prefeito que estaria tentando ser esperto demais.

Bancada 
Na disputa pelo controle do PSDB paulistano e premiado pela simpatia de parte dos vereadores tucanos por Kassab, Alckmin está empenhado em construir uma chapa à vereança fortemente identificada com seu grupo. A ideia é turbinar o potencial dos candidatos alckmistas instalando-os em postos estratégicos no governo paulista desde já.

Meio a meio 
Na reaproximação com o Bandeirantes, o PMDB-SP alertou tucanos de que eventual participação no segundo escalão do governo se traduzirá em apoio na Assembleia, mas está dissociada de compromisso eleitoral para 2012. Dirigentes peemedebistas consideram "irreversível" uma composição com o PT na disputa pelas prefeituras.

Puxadinho 
O governo paulista pretende retomar neste ano o Pró-Lar, programa desidratado na gestão Serra que oferece crédito de R$ 5.000 para pequenas reformas de moradias.

Cerco 
A exemplo da campanha antifumo, a Vigilância Sanitária de SP atuará na fiscalização de estabelecimentos que vendem bebida alcoólica para menores.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Em vez de cortar na própria carne, o governo continua a transferir o arrocho para o contribuinte. Depois da farra, fala em rigor, mas é só pra inglês ver."
DO DEPUTADO ACM NETO (DEM-BA), sobre a anunciada disposição de reduzir à metade os gastos com viagens, que no primeiro bimestre cresceram 32%.

contraponto

Me chama que eu vou


O exemplo de Gilberto Kassab, que planeja fundar uma legenda apenas para conseguir abandonar o DEM sem ser incomodado pela Justiça, atiça o ânimo dos políticos. Dias atrás, o deputado Sandes Júnior procurou o presidente do PP, Francisco Dornelles, para manifestar descontentamento com os rumos da sigla em Goiás, sua base eleitoral. E ameaçou:
-Se continuar assim, vou pro partido do Kassab!
O veterano senador não se abalou:
-Pra onde você for, eu vou! Me leve com você...

Nenhum comentário: