sábado, março 05, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Espera aí
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 05/03/11


Já descontentes com a lipoaspiração do Orçamento de 2011, deputados e senadores preparam uma nova frente de batalha com o Palácio do Planalto. O motivo é o cancelamento, marcado para 30 de abril, de convênios firmados em anos anteriores cujos contratos ainda não foram assinados.
A medida, fruto de decreto editado no apagar das luzes do governo Lula, atinge em cheio as emendas dos parlamentares. Há forte pressão, inclusive do PT, para que Dilma Rousseff prorrogue esse prazo. Prefeituras, em geral as maiores beneficiadas pelas emendas, prometem reforçar o lobby contra a tesoura.
Memória Em 2006, Lula também tentou encurtar o prazo para a quitação dos chamados "restos a pagar". Acabou recuando.



Em festa 
Estão previstos dois eventos no Planalto, na semana posterior ao Carnaval, alusivos ao Dia da Mulher, que neste ano cai na "terça-feira gorda".



No pincel 
À exceção da Bahia, lideranças do PT dos demais Estados do Nordeste continuam reclamando por se considerarem "subrepresentadas" no governo Dilma.



Ampulheta 
Obrigados, logo no primeiro mês da legislatura, a analisar medidas provisórias em cima do prazo de expiração, senadores voltaram a fazer pressão para que a Câmara aprove mudança constitucional de modo a haver mais tempo para a apreciação das MPs.



À mesa com Dilma 
Tal como fez com o PC do B nesta semana, a presidente receberá em breve para jantar representantes de outros partidos aliados. O próximo deve ser o PP. O ministro da sigla, Mário Negromonte (Cidades), foi um dos mais afetados pelo anunciado corte de R$ 50 bilhões no Orçamento.



Regional 
A ex-governadora Wilma de Faria (PSB-RN) deve ser indicada para a presidência da Sudene.



No balcão
A procura por medicamentos para diabetes e hipertensão nos primeiros 18 dias de vigência do programa federal que prevê gratuidade na rede do "Aqui tem farmácia popular" aumentou 76% em relação ao mesmo período de janeiro, quando os usuários ainda tinham de arcar com parte do custo.



Temático 
A ministra da Pesca, Ideli Salvatti (PT), dará o ar da graça em dois blocos no Carnaval de Santa Catarina: "Marisco da Maria" e "Baiacu de Alguém".



Frevo ideológico 
O PSTU distribuirá leques contra o que classifica de "exacerbação do machismo" durante a folia de rua em Aracaju, Recife, São Luís e Salvador. O material, que tem como slogan "Neste Carnaval, respeite as mulheres", será entregue até terça-feira.



Refúgio 
Avesso à folia, Geraldo Alckmin descansará no seu sítio em Pindamonhangaba, de onde só deve sair na terça-feira, quando visitará a vizinha São Luís do Paraitinga. A cidade retomará o tradicional "Carnaval das Marchinhas" depois das enchentes que arrasaram seu centro histórico em janeiro do ano passado.



Laboratório 
Ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Moisés Goldman foi escalado para dirigir o reativado setor de pesquisas e inovação das áreas médica e hospitalar no governo de São Paulo.



Na avenida 
Orlando Morando será líder do PSDB na Assembleia paulista na nova legislatura. E Ênio Tatto comandará o bloco petista a partir do dia 15.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI



tiroteio



"O PDB será o primeiro partido brasileiro a anunciar, na mesma data, sua escritura de fundação e seu inventário de extinção."
DO DEPUTADO FEDERAL EDUARDO GOMES (PSDB-TO), sobre o estatuto da nova legenda, que abrigaria Gilberto Kassab para em seguida se fundir com o PSB.


contraponto


Luxo e originalidade



A Comissão de Relações Exteriores do Senado sabatinava, anteontem, dois indicados ao posto de embaixador. Sendo ambos do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB-RJ) aproveitou para louvar a "terra da alegria", "da contemplação da natureza", da "fraternidade". Sobre um deles, André Amado, o senador foi além, dizendo que o escolhido para representar o país na Bélgica o fazia lembrar de um carioca célebre:
-Clóvis Bornay!
O discreto Amado foi ficando vermelho até estourar de rir -o que liberou a plateia para fazer o mesmo.

Nenhum comentário: