quarta-feira, março 02, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Santinhos!
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 02/03/11
Dilma Rousseff não escondeu dos auxiliares sua contrariedade com a entrevista coletiva na qual Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento) detalharam o facão no Orçamento. A presidente desaprovou especialmente o modo como foi comunicado o corte no "Minha Casa, Minha Vida". No entender do Planalto, os ministros não conseguiram convencer o mercado de que a meta de R$ 50 bi será atingida e o público de que o fundamental será preservado.
Em compensação, Dilma se cercou de cuidados para anunciar ela mesma o reajuste do Bolsa Família. No esforço de evitar vazamento antecipado da boa notícia, ela só sairá hoje no "Diário Oficial".
Abafa... A votação da MP que cria a Autoridade Pública Olímpica, aprovada ontem no Senado, produziu mais um cisma nas já divididas forças da oposição. Na Câmara, DEM e PSDB foram aguerridos defensores da emenda que prorroga, sem licitação, contratos de concessionárias de lojas em aeroportos. No Senado, os dois partidos fizeram cara de escândalo diante do artigo.

...o caso 
Lembrado de que será algo constrangedor para Dilma vetar a emenda de autoria do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) desbafou: "Em saia justa estou eu!". O líder do tucano na Câmara, Duarte Nogueira (SP) foi um dos defensores da emenda.

Folia 
Mesmo tendo votado a favor do salário mínimo de R$ 545, Paulo Paim (PT-RS) será homenageado pelo Bloco dos Aposentados, sexta-feira no Rio. O senador confirmou presença e prometeu "muito samba no pé".

Quietinhos 
Em reunião com deputados aliados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), alertou que a visita de hoje a Dilma será breve. A intenção da presidente, disse o líder do governo, é apenas agradecê-los pela aprovação do mínimo. O Planalto teme ouvir lamentações sobre corte de emendas e cargos não preenchidos no segundo escalão.

Sobreaviso 
O chanceler Antonio Patriota disse a Dilma que há chances concretas de os EUA apoiarem a candidatura de José Graziano à direção da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). Seria a primeira vez que os americanos endossam um nome brasileiro para posto de tamanha visibilidade.

W.O. 
Ronaldo não compareceu ontem à que seria sua primeira reunião como membro do comitê paulista da Copa. Alegou compromisso de última hora no Rio.

Eu sozinho 
Ciente de que terá apenas o próprio voto, Carlos Giannazi (PSOL) lança amanhã sua candidatura à presidência da Assembleia paulista. Enfrentará Barros Munhoz (PSDB), que fechou pacto com a oposição por um novo mandato e projeta apoio de 93 deputados.

Vitrine 
O PT-SP escolheu Telma de Souza, de Santos, para ocupar a quarta secretaria, e João Paulo Rillo, de São José do Rio Preto, para a liderança da minoria na Assembleia. Ambos são pré-candidatos a prefeito.

Reciclagem 
Preso pela PF em 2010, o ex-governador Waldez Góes (PDT-AP) virou "secretário parlamentar" do correligionário Bala Rocha, lotado no escritório que o deputado mantém em Macapá.

Visita à Folha 
Beto Richa (PSDB), governador do Paraná, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Marcelo Cattani, secretário de Comunicação, Deonilson Roldo, chefe de gabinete, e Nelson Biondi, publicitário.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio
"Se tivesse investido pesadamente em infraestrutura, o governo não se veria agora obrigado a refrear o crescimento da economia para conter a inflação."
DO DEPUTADO EDUARDO SCIARRA (DEM-PR), sobre os cortes no Orçamento detalhados anteontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Contraponto

Tudo em família
Presidente da comissão do Senado que discute a reforma política, Francisco Dornelles (PP-RJ) se atrapalhou ao chamar Jorge Viana (PT-AC), tratando-o por "Tião". O petista reagiu com bom humor:
-Eu entendo a confusão... Afinal, meu irmão ficou muito tempo nesta Casa...
Dornelles aproveitou a deixa:
-Ficou em nossos corações...
Roberto Requião (PMDB-PR) completou:
-O Jorge é o avatar do senador Tião...

Nenhum comentário: