quinta-feira, março 31, 2011

MÔNICA BERGAMO

MARIA BETHÂNIA "EU NÃO QUERO MAIS NA VIDA QUE OS MEUS SONHOS"
MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SÃO PAULO - 31/03/11

Maria Bethânia declamou poesias entremeadas por canções na noite de anteontem para uma plateia de 300 pessoas no teatro Faap. Ela está em turnê com "Bethânia e as Palavras", que tem mais uma apresentação hoje em SP e depois segue para Curitiba e Porto Alegre.

A cantora surge no palco, vazio e mal iluminado, descalça, camisa vermelha, blazer branco, papeis e óculos à mão. Diz que o projeto surgiu há dois anos, quando foi convidada para um ciclo de leituras na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
"Essa leitura foi criada para casas de ensino, porque acho a ideia de levar expressões artísticas para dentro de uma sala de aula preciosa e linda.
Fiz em vários lugares, sempre recebendo escolas com seus professores e alunos ou indo até eles, o que para mim é uma honra. Recentemente, fiz na casa de Fernando Pessoa em Portugal. Eu li poesia na casa do meu pai, fonte para minha sede, poeta que sustenta minha respiração, o ritmo desassossegado do meu coração."

Canta Caetano Veloso, cita Guimarães Rosa: "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". Engata Villa-Lobos, Carlos Drummond, Gil, Luiz Gonzaga, Amália Rodrigues, Chico Buarque, Fernando Pessoa: "Meu mestre, meu coração não aprendeu a tua serenidade/ Meu coração não aprendeu nada/ Meu coração não é nada/ Meu coração está perdido". Declama poesia de Bruna Lombardi: "Eu gosto dos venenos mais lentos/ dos cafés mais amargos/ das bebidas mais fortes/ e tenho/ apetites vorazes (...) você pode me empurrar pro precipício/ não me importo com isso/ eu adoro voar".

Foi uma hora e dez minutos de canções e poesias. Bethânia leu quase todos os textos e passou ao largo da polêmica do blog que pretende criar, e para o qual foi autorizada a captar R$ 1,3 milhão pela Lei Rouanet (a turnê das leituras é um outro projeto, com orçamento de R$ 500 mil financiados pela Icatu Seguros por meio da mesma lei de incentivo). A cada pausa, a plateia aplaudia.

"A cada dia que faço essa leitura, sinto vontade de agradecer", disse a cantora no final. "Agradeço quieta com meu coração apaziguado. Obrigada, minha mãe, minha fonte de força e luz. Sinto que é um privilégio aos 64 anos, 46 deles dedicados ao meu ofício, poder realizar essa leitura. É um sonho. E eu não quero mais da vida do que os meus sonhos. Eu que me sonhei, que eterno dura. É um luxo tudo isso. Mas um luxo útil [risos da plateia]. Agradeço sempre comovida aos mestres, professores e seus alunos, artistas e a cada um dos senhores que comigo vêm compartilhar esse exercício de delicadeza. Obrigada por me ajudarem a crer na beleza de ser sempre um eterno aprendiz."

TELA GRANDE
Uma comissão da empresa Dachen e de representantes da China procuraram o governo de São Paulo para comunicar o interesse em abrir uma fábrica no Estado e em fazer investimentos visando a Copa de 2014. A empresa, que fabrica lâmpadas, faróis e TVs de LED, quer participar da troca de iluminação da cidade de São Paulo e também fornecer grandes telas de TV para estádios e locais públicos onde as partidas de futebol serão retransmitidas.

AGENDA
A empresa se reuniu com o secretário Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano) e deve agendar conversa também com o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Guilherme Afif Domingos.

EM PÚBLICO
Roberto Carlos vai comemorar seus 70 anos de idade no dia 19 de abril com show em Vitória, no Espírito Santo -Estado em que nasceu. A festa será no ginásio Álvares Cabral, de 6.000 lugares.

FESTA À VISTA

E, no próximo ano, outros dois astros da MPB festejam os 70 anos: Caetano Veloso e Gilberto Gil.

BOAS NOVAS DE RITA

Rita Lee já gravou 12 músicas de seu novo disco, produzido por Roberto de Carvalho e Apollo 9, que será lançado no segundo semestre. Iggor Cavalera toca bateria em duas faixas: "Tô um Lixo" e "Vidinha Besta".

PEÇA DA CORTE
O dramaturgo Lauro César Muniz tem feito pesquisas para escrever uma peça de teatro "ambiciosa" inspirada em um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). O autor diz que o magistrado está aposentado e coleciona objetos eróticos em sua casa. É o Eros Grau? Muniz sorri: "Parecido".

"Mas como?! Eu não tenho história nenhuma, pô!", reage Eros Grau. O ex-ministro passou a semana em sua casa em Tiradentes (MG), onde guarda suas estátuas. "Mas ele [Lauro César Muniz] nem conhece...", diz Grau.

SOLITÁRIA
A penitenciária de Tremembé (SP) abriu sindicância para apurar o episódio que levou por dez dias à solitária Alexandre Nardoni, condenado a 31 anos de cadeia pela morte de sua filha Isabella. Os advogados suspeitam que houve arbitrariedade, mas dizem aguardar o fim da investigação.

FUSÃO ESPIRITUAL

O CIYMAM, centro de ioga e meditação fundado por Márcia De Luca, vai se fundir em abril ao Yoga Flow, do americano Charlie Barnett. "Cheguei a um momento em que tinha que me retirar da parte administrativa e financeira para me dedicar só à espiritual e à criação de novos conteúdos", diz ela. Estrutura e funcionários do CIYMAM serão absorvidos pelo novo estúdio do Yoga Flow, na Vila Nova Conceição.

ATRÁS DAS CORTINAS
A cineasta Laís Bodanzky dirige a peça escrita por Bráulio Mantovani, "Menecma", que estreou no Centro Cultural Fiesp. No elenco, Paula Cohen, Roney Facchini e Gustavo Machado.

CURTO-CIRCUITO


A Galeria da Rua apresenta a exposição "Movimento Coletivo", com fotografias tiradas por moradores de rua do projeto Trecho 2.8, na Opart, nos Jardins.

A Secretaria Estadual da Saúde espera ter 18 mil pessoas em uma caminhada no domingo, na avenida Paulista, em comemoração do Dia Mundial da Atividade Física.

Luciana Faria e Stella Jacintho inauguram a loja Thelure, no shopping Iguatemi.

A noite Seleta Coletiva, do Studio SP, estreia novo horário hoje. O Instituto cantará com Curumin e Rockers Control às 23h. 18 anos.

A cantora Mim se apresenta hoje, às 22h, no Beco 203, na rua Augusta. 18 anos.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: