terça-feira, março 29, 2011

MÔNICA BERGAMO

PLANILHA AÉREA
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 29/03/11

O aeroporto de Viracopos, em Campinas, também poderá ser ampliado por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada). A ideia do novo presidente da Infraero, Gustavo do Vale, é avançar com os estudos depois que parceria semelhante já estiver sendo implantada para a construção do terceiro terminal do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Vale anunciou esta primeira PPP na semana passada, ao tomar posse.

NA MESMA
Já o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, deve seguir administrado exclusivamente pela Infraero. O diagnóstico é que ele opera com 70% da capacidade e que as obras já em curso são suficientes até 2018.

NA ESPERA

A presidente Dilma Rousseff recebeu "algumas informações" de que um grupo de empresários brasileiros poderia patrocinar a volta definitiva do quadro "Abaporu", de Tarsila do Amaral, ao Brasil. Eles comprariam a obra do Malba, museu da Argentina que, em 1995, adquiriu o quadro. "São apenas informações, não confirmadas. Mas nós gostaríamos muito", disse Dilma à coluna.

A COPA DOS PEQUENOS

O Sebrae e a FGV estão realizando um mapeamento das oportunidades que a Copa de 2014 pode gerar para as pequenas empresas. Divulgam hoje resultados para construção civil, teconologia da informação, turismo e atividades relacionadas (como artesanato e gastronomia). Foram identificadas até agora 452 oportunidades.

DE VIDRO A ROUPA SUJA
Na construção civil, o Sebrae espera capacitar, por exemplo, pequenos fabricantes de vidro, para abastecer obras nas mesmas regiões dessas empresas. Calcula que, por ser um material frágil, seu transporte para longas distâncias é mais caro e difícil, favorecendo os empreendedores locais. As empresas de TI poderiam desenvolver softwares de gestão hoteleira ou de serviços de saúde. Também são previstas oportunidades para lavanderias e para produtores de alimentos regionais.

NARDONI DE CASTIGO
Alexandre Nardoni, condenado a 31 anos de prisão pela morte de sua filha Isabella, foi posto no "castigo" (isolamento total) por dez dias no fim de fevereiro no presídio de Tremembé (SP). Segundo um colega de cela que escreveu carta para seu advogado, Nardoni e mais de 20 detentos estavam conversando sobre futebol na "Comissão de Esporte", grupo de penitenciários que organiza campeonatos internos. Eram supervisionados por um funcionário. Começaram a reclamar de problemas que enfrentam durante as visitas -e acabaram punidos.

REGALIAS
Roberto Podval, advogado de Nardoni, marcou uma reunião com o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, para entender o que aconteceu. De acordo com o presidiário que escreveu a carta, Nardoni teve "todas as regalias cortadas". Podval diz que não há "regalias", porque isso poderia gerar problemas de segurança para seu cliente.

FALA, FENÔMENO
Ronaldo continua lotando a agenda como ex-jogador. Marcou palestra motivacional na Feira Internacional de Negócios de Supermercados, no dia 12 de maio, no Expo Center Norte. Falará sobre carreira, superação e contará histórias dos gramados.

CAMISA SOCIAL
E o ex-zagueiro Roque Júnior se matriculou no MBA de Gestão e Marketing Esportivo da Trevisan Escola de Negócios. Ele administra um time, o Primeira Camisa.

NO AR
Rogério Flausino, do Jota Quest, fez uma participação especial no show da banda Del Rey na festa de estreia da nova programação da MTV. A VJ Titi Müller circulou pelo Terraço Itália.

BOA AÇÃO

Patrícia Rollo e Cláudia Saad organizaram o evento beneficente Dia do Bem, em prol do projeto Velho Amigo. Convidadas como Luciane Malta puderam conferir o lançamento de camisetas da grife Oma Tees e de joias de Emar Batalha, que abrigou o encontro em sua loja, nos Jardins.

CURTO-CIRCUITO
O ministro do Turismo, Pedro Novais, lança hoje o Programa Nacional Senac na Copa, com 1 milhão de oportunidades, em teleconferência para 300 pontos do serviço.

Reinaldo Lourenço faz coquetel de lançamento da coleção Inverno 2011, em sua loja da rua Bela Cintra.

Agata Parisella e Romeo Caraccio, do restaurante Agata & Romeo, de Roma, assinam jantares hoje e amanhã no Dona Carmela.

Antonio Prata e Humberto Werneck participam hoje, às 20h, do sarau "34 Leituras Íntimas", na Casa de Francisca.

A galeria Nara Roesler inaugura hoje, às 20h, exposição de obras de Alice Miceli.

Ilan Goldfajn, do Itaú Unibanco, falará hoje, no Fórum Panrotas, sobre perspectivas da economia para o turismo.

O livro "Diário da Queda" será lançado hoje na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: