segunda-feira, março 14, 2011

MÔNICA BERGAMO

BARRACO NOVO
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 14/03/11

Condôminos dos prédios de alto padrão da região do Real Parque abriram nova frente contra a prefeitura: acionaram a administração na Justiça para barrar a urbanização da favela do bairro. A juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª Vara de Fazenda Pública, ameaça embargar as obras se a prefeitura não explicar por que não foram feitos estudos de impacto ambiental, de vizinhança e de tráfego antes do início dos trabalhos. O Ministério Público também tinha sido acionado.

RÁDIO PIRATA
Acusado de desvio de dinheiro público em Itapira (SP), o presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz (PSDB-SP), enfrenta outro processo no Tribunal de Justiça. Em fevereiro, ele depôs sobre o caso em que responde por calúnia, injúria e difamação contra Toninho Bellini (PV), prefeito da cidade. Motivo: acusou o adversário de corrupção. Munhoz admitiu a autoria das declarações, mas permaneceu calado na audiência.

A CASA VAI CAIR

O Ministério Público vai enviar ofício à Secretaria da Segurança Pública e à Subprefeitura do Campo Limpo pedindo a desocupação do 47º DP, no Capão Redondo. Segundo o promotor José Carlos de Freitas, as estruturas da delegacia estão comprometidas e há laudos recomendando a demolição. A utilização do prédio é questionada desde 2003, mas o distrito continua funcionando normalmente.

SAMBA NA MÃO

A atriz Christine Fernandes está tendo aulas de cuíca, para sair em uma bateria de escola de samba no próximo Carnaval.

LAMENTAÇÕES

O show que Roberto Carlos fará em Israel pode colocar novamente na gaveta seu já bastante adiado disco de inéditas, programado para dezembro. "Se esse especial sair maravilhoso como imaginamos, ficaremos num dilema", diz Alexandre Schiavo, presidente da Sony. Antes, Roberto lança, no Dia das Mães, CD e DVD com a comemoração de seus 50 anos de carreira no Maracanã.

PORTA DA FRENTE
O diretor e jornalista iraniano Maziar Bahari, da revista "Newsweek", virá ao Brasil no fim do mês como membro do júri internacional do festival de documentários É Tudo Verdade. Bahari esteve preso por 118 dias depois das eleições presidenciais iranianas de 2009. Exibirá ainda no festival seus dois documentários mais recentes, "A Queda do Xá" e "Uma Odisséia Iraniana".

VALLET DE FRALDA
O CineMaterna, sessões de cinema para mães com bebês, ganhará quatro novas salas. Chegará neste mês aos shoppings Iguatemi e Higienópolis e, em abril, ao Bourbon e ao Morumbi. No Iguatemi haverá manobrista de carrinhos de bebê.

O ENCANTADOR DA RAINHA
O californiano Monty Roberts, 75, o verdadeiro "Encantador de Cavalos" que inspirou filme protagonizado por Robert Redford, chega ao Brasil no final do mês. Tratador dos cavalos da rainha Elizabeth 2ª, do emir de Dubai, xeque Mohammed bin Rashid, e de sua mulher, a princesa Haya, da Jordânia, ele fará demonstrações na Sociedade Hípica Paulista do método da não violência que prega para domar cavalos problemáticos. Chegará do castelo de Windsor, na Inglaterra, onde já esteve mais de 30 vezes. Do Reino Unido, Roberts falou à coluna:


Folha - Você é amigo da rainha Elizabeth?
Monty Roberts - Você teria que perguntar a ela. Eu a considero uma boa amiga, alguém que respeito muito. A rainha é uma ótima aluna.

Como ela é?
Incrivelmente inteligente. Não esquece nada, ouve cada palavra, ao ponto de, às vezes, me lembrar do que eu mesmo falei. Ela é afiada.

Você já quebrou protocolos?
Se estamos com outras pessoas, é como se estivesse com ela pela primeira vez. Mas, quando estamos sozinhos, ela diz: "Por favor, vamos apenas conversar".

Como se conheceram?
Em abril de 1989, a rainha me chamou para tratar, por uma semana, de um cavalo dela no castelo de Windsor. Tratei de 23 em cinco dias. Um deles era a potra da rainha mãe, mãe de Elizabeth 2ª, muito problemática. Em meia hora, amansei-a. A rainha mãe começou a chorar muito e fiquei comovido. Então, pus meus braços sobre ela, abracei-a. Mas não se pode fazer isso! Me dei conta e dei um passo atrás. Foi constrangedor. Mas ela se reaproximou e me abraçou. Era uma senhora muito boa.

E o xeque Mohammed bin Rashid e sua mulher, a princesa Haya, da Jordânia? Como eles são com os cavalos?
Coloquei um aluno, Satish Seemar, para trabalhar com eles. São muito ricos e têm muitos cavalos. Têm estábulos na Austrália, nos EUA, no Canadá, muitos na Inglaterra, em Dubai e Abu Dhabi.

Você tem 50 filhos e 47 foram adotados?

Meu pai acreditava na violência. Quando era criança, antes de completar 12 anos de idade, eu tive 72 ossos quebrados. Quando casei, conheci uma menina que também tinha problemas com os pais -a mãe estava indo para a cadeia. Foi nossa primeira criança adotada, ela era perfeita. Aí adotamos mais 46. Todos eram criminosos e não podiam ser adotados. Acabaram dando certo -salvo sete, que fugiram.

BEIJINHO, BEIJINHO
Xuxa fará um leilão de peças de seu figurino, como vestidos, botas e joias, no dia 30, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Parte da renda será revertida para o Hospital de Câncer de Barretos e para a Fundação Xuxa Meneghel. Os convites para o jantar de gala, com mesas para dez pessoas, serão vendidos por R$ 10 mil. A expectativa é que sejam arrecadados até R$ 500 mil.

CURTO-CIRCUITO


O apresentador Zeca Camargo dará o curso "Entrevistas com Músicos Notáveis -E os Sons Que Eles Inspiram", a partir de amanhã, na Casa do Saber do Itaim Bibi.

A Cia. Livre inicia hoje, às 20h, com a leitura de "Édipo Rei", a pesquisa de sua nova peça, "Édipo & Anti-Édipo". Todo o processo será aberto ao público. Classificação: livre.

O restaurante Freddy inicia hoje o Festival do Coelho.

A Fila inaugura amanhã sua primeira loja-conceito na América Latina. A partir das 19h, na rua Oscar Freire.

A coleção de sandálias "Missoni Loves Havaianas" terá lançamento mundial na semana de 25 de abril.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: