quinta-feira, março 24, 2011

KENNETH MAXWELL

O bom cidadão
KENNETH MAXWELL

FOLHA DE SÃO PAULO - 24/03/11

A reitora Drew Gilpin Faust, primeira mulher a dirigir a Universidade Harvard, está em São Paulo hoje.
Ontem à noite, participou de uma reunião com ex-alunos da universidade no Nacional Club, no Pacaembu.
Tinha acabado de visitar o Chile, onde foi recebida pelo presidente Sebastián Piñera no Palácio de La Moneda. Ele fez seu doutorado em Harvard e é um dos quatro "Harvard boys" no governo chileno.
Faust visitou o Liceo Carmela Carvajal, uma escola pública para meninas. Disse às alunas que "adoraria que vocês me contassem que mudanças estão vendo nas vidas das mulheres, e de que maneira elas afetam suas vidas".
A ironia é que a reitora Faust viajou ao Chile e ao Brasil com Jorge Domínguez, vice-diretor de assuntos internacionais da universidade e titular da Cátedra Antonio Madero de Política e Economia Mexicana e Latino-Americana.
O professor Domínguez se envolveu em um caso notório de assédio sexual nos anos 1980. Isso não impediu que Harvard o indicasse para um dos mais importantes postos administrativos da instituição. Porém o caso Domínguez está longe de ser esquecido, quer por suas vítimas quer por muitos dos colegas dele na universidade.
O que aconteceu? A revista "Time" reportou que "pouco após ser contratada como professora por Harvard, em 1981, uma mulher se tornou alvo de avanços amorosos por parte do presidente de seu comitê.
Ela alega ter sido convidada a visitá-lo em casa quando a mulher e os filhos do colega estavam viajando, e que ele a apresentou como "minha escrava" em uma festa para dignatários latino-americanos. A mulher acionou a reitoria a respeito, mas foi repetidamente desencorajada a apresentar uma queixa formal".
Em um acordo extrajudicial, Harvard não suspendeu Domínguez de suas funções letivas. Ele simplesmente perdeu sua posição no comitê (e apenas temporariamente).
A vítima, a professora Terry Karl, trocou Harvard pela Universidade Stanford, onde conquistou grande distinção.
Sylvia Maxfield, então aluna de pós-graduação, também apresentou queixa contra Domínguez. Lembro-me de um caso semelhante, também envolvendo um estudioso de questões latino-americanas, quando lecionei na Universidade Columbia nos anos 1980.
Os dirigentes da universidade não queriam saber desse tipo de problema, e culpavam as queixosas.
Domínguez vem sendo "um bom cidadão" desde então.
Foi assim que a diretora de uma das escolas de Harvard descreveu o caso. Ainda assim, é lastimável que exatamente Domínguez, entre todas as pessoas, esteja agora conduzindo alguém como Drew Gilpin Faust em sua primeira visita ao Brasil.

Nenhum comentário: