terça-feira, março 29, 2011

ILIMAR FRANCO

Derrota premiada 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 29/03/11

O ex-senador Osmar Dias (PDT), que concorreu ao governo do Paraná para dar palanque à presidente Dilma Rousseff, terá sua recompensa. Dias vai ser nomeado vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil. A direção do banco não terá dois políticos. Com isso, o ex-governador José Maranhão (PMDB-PB) ficou de fora. Diferentemente da CEF, a presidente Dilma Rousseff está satisfeita com a gestão do Dida, apelido de Aldemir Bendine, presidente do Banco do Brasil.

Quem tem medo do voto do povo?
O STF terá de se posicionar nos próximos meses sobre temas polêmicos: o aborto de anencéfalos, a união homoafetiva e o programa de cotas raciais. Mas, para o ministro do STF e presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, melhor seria se esses temas fossem decididos pela própria população. “As grandes reformas institucionais e constitucionais deveriam ser submetidas à população. Deveríamos inaugurar um novo modo de fazer reformas para dar mais legitimidade a elas”, afirma. Nas duas vezes em que a população decidiu, o establishment político saiu derrotado: parlamentarismo (1993) e desarmamento (2005).

"O Congresso devia aproveitar este ano para fazer as reformas política e tributária. Um dia elas terão de ser feitas” — Jaques Wagner, governador da Bahia

TRABALHO ESCRAVO. O secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, quer descobrir qual a consistência do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Dom Dimas vai a Maia hoje reivindicar que seja votada em segundo turno a PEC do Trabalho Escravo, que expropria terras de quem mantém trabalhadores nessas condições. O primeiro turno de votação foi em 2003, e de lá para cá os ruralistas falaram mais alto. 

Segundo escalão
Depois de oito anos na base aliada, nos governos Lula e Dilma, sem participação no governo, o PSC finalmente terá seu cargo. Emplacou Norman Oliveira na Secretaria Nacional de Programas Urbanos, do Ministério das Cidades.

Verde amarelo
Os governadores pressionam o relator do Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), a retirar do texto a moratória de cinco anos para novos projetos agropecuários. Querem viabilizar projetos mantendo a reserva legal.

Pânico no Porto de Santos
Fiscais federais agropecuários estão preocupados com cargas de origem asiática que chegarão ao Porto de Santos, a partir de 11 de abril, por causa do acidente nuclear no Japão. Presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários, Wilson Roberto de Sá diz que não há equipamento para medir a quantidade de radiação nos produtos e navios que chegarão ao país. Segundo ele, o equipamento custa cerca de R$ 2.000.

Tucanos

No encontro com cineastas, na sexta-feira, perguntaram à presidente Dilma Rousseff onde ela preferia morar: no Palácio da Alvorada ou na Granja do Torto? Falando sobre o Torto, disse: “Lá, eu adoro os tucanos, como são lindos!”

E pavões
Uma das cineastas aproveitou para emendar: “E dos tucanos do Congresso, a senhora gosta?”. Dilma riu. Outro quis saber do artigo de Nelson Motta, sobre eventual relação política dela com o ex-presidente FH. Dilma foi seca: “Não li”.


 LICENÇA. Por motivo de saúde, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, deve renovar sua licença do cargo por mais três meses.
 AMPARADO. Exonerado da presidência do Incra, o petista Rolf Hackbart foi nomeado assessor especial do ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia).
 “PERCORRENDO MEMÓRIAS” é o título da autobiografia que o médico Aloysio Campos da Paz, fundador da rede de hospitais Sarah Kubitschek, lança quarta-feira, no Salão Negro do Congresso.

Nenhum comentário: