domingo, março 27, 2011

ILIMAR FRANCO

No divã 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 27/03/11

Os tucanos estão pessimistas com o futuro imediato da oposição no Brasil. A avaliação deles: o DEM está se desintegrando, o PSDB não existe no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, não há risco de desordem econômica pela frente e a presidente Dilma Rousseff está apertando os parafusos fiscais que eles achavam que estavam frouxos. Seus dirigentes dizem que precisam construir um projeto para o Brasil e que o inverno será longo.

Um empurrãozinho nos partidos

Depois da vitoriosa mobilização social que resultou na aprovação da Lei da Ficha Limpa, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) vai deflagrar uma nova campanha, desta vez pela realização de uma reforma política. Seus integrantes vão entrar em campo defendendo três teses: financiamento público das campanhas eleitorais, voto em lista de candidatos apresentadas pelos partidos e adoção de regras que democratizem a vida partidária. O movimento também pretende promover consultas em todo o país para incorporar outras propostas que tenham o apoio de um contingente expressivo de eleitores.

"Ele já está lá há dez anos, é muito tempo” — Guido Mantega, ministro da Fazenda, sobre a ação do governo para substituir Roger Agnelli no comando da Vale

O DESAFIO DO OMELETE. Apresentadora de um programa de culinária na TV em Goiás, a deputada federal Íris de Araújo (PMDB) quer reiterar convite feito à presidente Dilma Rousseff. Na pré-campanha, Dilma tinha se proposto a fazer uma sopa de beterraba, prato típico do leste europeu. Mas depois que a presidente fez omelete duas vezes na TV, Íris quer propor um desafio: um omelete só de claras, que seria mais difícil.

Em casa

O TSE adotou informalmente a filosofia do Ficha Limpa na escolha dos advogados para compor o colegiado dos TREs. Como cabe ao tribunal aprovar as indicações, seus integrantes rejeitaram os que respondiam a muitos processos.

De olho

Os movimentos sociais estão iniciando mobilização para enfrentar o impacto da Copa de 14 e das Olimpíadas de 16. A maior preocupação é com a remoção de famílias das áreas onde residem, em função desses megaeventos esportivos.

Em busca de um candidato a governador

Com o fracasso da articulação para atrair o prefeito Gilberto Kassab para o PMDB, o comando do partido decidiu apostar em outros quadros políticos para reerguer a sigla em São Paulo. Os peemedebistas estão agora conversando e apostando suas fichas no presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que concorreu ao governo pelo PSB, e no prefeito de Campinas, Doutor Hélio (PDT), que ficará sem mandato no ano que vem.

Encantado
A atriz Patricia Pillar foi uma das convidadas para ir ao Palácio da Alvorada na noite de sexta-feira. Lá pelas tantas, perguntaram pelo marido, o ex-governador Ciro Gomes , e ela : "Deixa o Ciro quietinho, no Rio, comigo".

Em forma
No encontro com cineastas mulheres, na noite de sexta-feira, a presidente Dilma Rousseff comentou que estava muito preocupada com o peso. Admitiu que tinha ganho uns quilinhos a mais e concluiu: "Preciso voltar a caminhar".

 A PRESIDENTE Dilma Rousseff pediu ao ministro Alexandre Padilha (Saúde) a criação de um mecanismo de controle sobre a aplicação dos recursos transferidos pela pasta para estados e municípios investirem em saúde pública.
 GURU. Um grupo de parlamentares do PT se reúne com o ex-presidente Lula nesta semana para discutir reforma política.
 A BIBLIOTECA. do Alvorada é o local preferido da presidente para passar seu tempo livre. No jantar com cineastas ela levou três grupos até lá para conhecer.

Nenhum comentário: