quarta-feira, março 23, 2011

ILIMAR FRANCO

Renovação
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 23/03/11
 
O ex-presidente Lula está defendendo que o PT lance um nome novo para disputar a prefeitura de São Paulo no ano que vem. Lula tem citado como opção os nomes dos ministros Fernando Haddad (Educação), Alexandre Padilha (Saúde) e Antonio Palocci (Casa Civil). Até agora os nomes naturais, por já terem disputado o cargo, são o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), que é candidatíssimo, e a senadora Marta Suplicy.

Obama quer enfrentar Sarah Palin
Durante sua visita ao Brasil, o presidente americano, Barack presidenciais dos EUA no ano que vem. Obama comentou que seu adversário preferido é a republicana Sarah Palin. Vice na chapa do republicano John McCain, em 2008, a ex-governadora do Alasca é
alinhada ao movimento direitista Tea Party. O democrata está de olho nos eleitores republicanos moderados. Mas Obama lamentou, dizendo que não acredita que ela vença a convenção republicana, pois sua popularidade está em baixa, apesar de Palin ter se transformado numa popstar na mídia, sobretudo àquela simpática aos republicanos. 

"Um japonês que compra terras no Brasil não vai levar essas terras para o Japão. Ele vai gerar empregos e riquezas aqui” — Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura do governo Lula, criticando, para o vice Michel Temer, a proibição da venda de terras para estrangeiros

RESTABELECIDA A MORALIDADE.
 Em 26 de fevereiro, esta coluna alertou, em primeira mão, que a Câmara, ao aprovar a Lei da Autoridade Pública Olímpica, criara também uma janela para prorrogar os contratos de concessões para atividades comerciais e de serviços nos aeroportos. Ontem, a presidente Dilma Rousseff vetou este artigo (41) alegando que não existiam regras transparentes para a prorrogação desses contratos. 

Geopolítica
Em reunião de líderes na Câmara, o assessor internacional da Presidência Marco Aurélio Garcia disse ontem que o Brasil aceita pagar mais pela energia paraguaia de Itaipu por motivos geopolíticos, e não econômicos ou financeiros.

Guerrilha virtual

A UNE está convocando os estudantes a fazerem campanha nas redes sociais em defesa de 10% do PIB e de 50% do fundo social
do pré-sal para a educação. As mensagens devem ser assinadas com a marca #EducacaoTemqueSer10.

Governo quer um novo pacto na Vale

A negociação com o Bradesco sobre a sucessão na Vale vinha sendo conduzida pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Ele vinha atuando com habilidade para mudar a governança da empresa. O governo não quer uma gestão alheia aos problemas nacionais e sugere uma nova pactuação entre os acionistas. Agora, o ministro Guido Mantega (Fazenda) entra em cena adotando como foco a substituição de Roger Agnelli.

Em campo
A CUT recebeu os parlamentares ontem, no aeroporto de Brasília, com uma pauta que inclui o fim do imposto sindical, a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário e a mudança da política econômica do governo.

Retrato

Pesquisa do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) constatou que a maioria das capitais brasileiras não trata o orçamento com transparência. Os melhores índices são: Curitiba (75,9), Porto Alegre (75) e Brasília (62,9).


 LICENÇA MÉDICA. Com pressão alta, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, pediu licença de 15 dias. O vice Rui Falcão assumiu a presidência do partido. 
 PANOS QUENTES. Fala do presidente do PV, deputado José Luiz Penna (SP), sobre o desentendimento com o grupo de Marina Silva: “São dificuldades momentâneas”.
 NO SENADO. Aparte de Cristovam Buarque (PDT-DF) à fala de Rodrigo Rollemberg (PSB-ES): “Como não sou do PSB não posso dizer que sou um senador socialista, mas sou um socialista senador”.

Nenhum comentário: