sábado, março 19, 2011

ILIMAR FRANCO

Injeção no Rio
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 19/03/11
 
Os presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama vão assinar hoje acordo de cooperação para viabilizar a instalação de indústrias americanas do setor petrolífero no Rio. A vinda das empresas, que produzem máquinas e equipamentos para extrair petróleo, será financiada por BNDES e Eximbank. A linha de crédito será de US$ 1 bilhão. O governo brasileiro espera importar menos e reduzir o déficit da balança comercial Brasil-EUA.

Brasileiros, ‘go home’

O cerimonial do presidente americano, Barack Obama, vetou a presença do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes na visita que ele fará a um dos cartões-postais da Cidade Maravilhosa, o Cristo Redentor. A visita será feita, de acordo com a Casa Branca, apenas por Obama, a primeira-dama, Michelle, e as filhas, Malia e Sasha. Cabral e Paes também não poderão caminhar ao lado de Obama durante a visita que ele fará à Cidade de Deus. Se quiserem participar do evento, terão que ficar sentados dentro da
sede da Central Única das Favelas (Cufa), aguardando sua chegada, para ouvirem ao vivo seu pronunciamento.

"Domingo tem roda de samba no Candongueiro! Programa bem melhor que o Obama no Municipal” — Chico Alencar, deputado federal (PSOL-RJ)

O SONHO ACABOU. Derrotado anteontem em reunião da Executiva do PV, o grupo de Marina Silva já fala em fundar um novo partido. O presidente do PV, José Luiz Penna, teve seu mandato prorrogado por mais um ano. O grupo de Penna tem posto em dúvida a vantagem para o partido dos 20 milhões de votos obtidos por Marina na campanha presidencial, já que o partido só elegeu um deputado a mais do que em 2006. “Se o partido se amesquinhar, no final da linha só nos resta criar um novo partido”, disse o deputado Alfredo Sirkis (RJ). 

Na mira
A oposição está com um pé atrás com o governador Marconi Perillo (PSDB-GO). Ele está estimulando seus secretários Armando Vergílio (Cidades) e Thiago Peixoto (Educação) a entrarem no novo partido do prefeito Gilberto Kassab.

Prêmio
A senadora Katia Abreu (DEM-TO) recebeu um bônus da oposição por ter desistido de ir para o partido do prefeito Gilberto Kassab. Katia, que também é presidente da CNA, vai ser a líder da minoria (oposição) no Congresso.

Nepotismo, mas involuntário
A assessoria do ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) informa que tentou evitar que o irmão do ministro, Clementino Coelho, assumisse interinamente a presidência da Codevasf, para evitar o nepotismo. Por isso, sugeriu que fosse nomeado provisoriamente para a função Ramon Rodrigues. Isso não ocorreu, porque o Palácio do Planalto prefere fechar antes
a partilha dos cargos com os partidos aliados. 

Rota alternativa
Empresários que participam hoje de fórum com o presidente Barack Obama estão sendo orientados a pousar seus jatinhos em Luziânia (GO), que fica a 45 minutos de Brasília. O espaço aéreo da capital será fechado por segurança.

Redenção
O governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), está solicitando a inclusão da Bacia do Parnaíba na 11arodada de licitação de áreas de exploração de petróleo. O pedido vai ser analisado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

 O SETOR do turismo está inconformado. O Itamaraty não incluiu na pauta da visita do presidente Barack Obama a flexibilização dos vistos de viagem. 
 O GOVERNADOR Tarso Genro (RS) chamou os representantes do setor de tabaco para dialogar sobre as propostas da Anvisa que impõem novas restrições ao cigarro. Os três estados do Sul concentram 95% da produção nacional de tabaco.
 O PSDB pretende apoiar a candidatura de Raul Jungmann (PPS) à prefeitura de Recife, ano que vem.

Nenhum comentário: