domingo, março 06, 2011

ILIMAR FRANCO

Uso da máquina
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 06/03/11

Telefones do escritório de Furnas em Belo Horizonte, feudo do PMDB, foram usados para fazer ligações para líderes do partido na pré-campanha de Hélio Costa (PMDB) ao governo de Minas, no ano passado. Em uma amostra de três contas, há 45 interurbanos para caciques locais em maio, quando o ex-ministro promovia videoaulas para mobilizar a militância. O PSDB pede na Justiça a inelegibilidade de Costa e de seu vice, Patrus Ananias (PT), que foram derrotados nas eleições.

Telemarketing de Furnas

O TRE de Minas mandou Furnas entregar a lista dos telefones do escritório, inclusivecelulares, e cobra da Telemar as contas de maio a setembro, para checar se a prática continuou na campanha. Entre os destinatários das ligações há vereadores, candidatos,
presidentes regionais do PMDB e o tesoureiro da campanha, Célio Mazoni. Furnas afirma que, tão logo soube da irregularidade, demitiu o responsável: Sinval Ladeira, então coordenador do Luz para Todos no Sudeste. Em 2006, ele tentou, sem sucesso, eleger-se deputado estadual pelo PDT. Dispensado de Furnas, foi trabalhar de vez na campanha de Hélio Costa.

"Devo muito ao Sinval, porque foi ele quem organizou todas as minhas campanhas. Se hoje sou senador, devo isso a ele” — Hélio Costa, no lançamento da candidatura de Sinval Ladeira, em 2006, em matéria publicada na “Folha de Contagem”

NA DEFENSIVA. Os ex-presidentes Fernando Collor e Itamar Franco estão cautelosos quanto à ideia da presidente Dilma de dar missões de política externa para os ex-chefes de governo. Não querem falar sobre o assunto antes de serem procurados pela presidente. Itamar está em uma situação desconfortável por ser oposição, apesar de FH ter gostado da proposta. Independentemente disso, Collor terá atuação na área porque foi eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Herança maldita
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) anda falando cobras e lagartos do cenário que encontrou ao assumir a pasta. Detalhe: seu antecessor é Tarso Genro, seu “mentor”. Os dois são da mesma corrente do PT, a Mensagem.

Sangria
O Ministério da Saúde comemora: a Justiça Federal negou à Pfizer extensão da patente do medicamento Geodon, para tratamento psiquiátrico, que agora poderá ter genérico. Por ano, a pasta gasta R$ 36 milhões com o produto.

Dia Internacional da Mulher
A ministra Iriny Lopes (Política para Mulheres) adiou o pronunciamento do Dia Internacional da Mulher, em cadeia nacional de TV, para o dia 16. A data da comemoração cai na terça-feira de Carnaval, então o governo avaliou que não era o dia ideal para veicular a mensagem. A ministra dirá que as prioridades de sua pasta são a erradicação da miséria e a autonomia financeira das mulheres.

Descentralização
O secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal, lidera movimento dos estados por mais participação no planejamento energético. Em reunião com o ministro Edison Lobão, acertou o envio de uma pauta de reivindicações, entre elas liberar os estados para fazer concessões de pequenas centrais hidrelétricas. Ele também pediu à Aneel dinheiro para aumentar a fiscalização sobre
as concessionárias do estado. São 15 agentes, quando o ideal, segundo ele, seriam 60.

 METAMORFOSE. Rumo ao PSB, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, tem dito que quer um quadro “à esquerda” para disputar sua sucessão.
 PAPO. Nos momentos de descontração, a presidente Dilma Rousseff gosta de conversar sobre cultura popular brasileira e formação histórica do país.
 DEBANDADA. O líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), passará o carnaval em Morro de São Paulo (BA). Já o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), foi para a Itália.

Nenhum comentário: