sábado, março 05, 2011

ILIMAR FRANCO

No mercado
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 05/03/11

O ex-presidente Lula estreia como palestrante internacional em evento marcado para abril, em Londres. Ele tem cobrado R$ 200 mil por apresentação. O exministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos aconselhou Lula a aproveitar que acabou de deixar a Presidência
da República para cobrar valores mais altos. “Depois o cachê vai diminuindo”, disse o advogado para Lula.

Terra arrasada
Não é só o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), que está pensando na criação de novo partido e fusão com outra sigla. Depois da saída do prefeito e seu grupo, os remanescentes do DEM vão avaliar o estrago. Dependendo do cenário, os demistas estudam a fusão com outro partido, por questão de sobrevivência. Parte da sigla defende a fusão com o PSDB. Há demistas, no
entanto, que preferem se juntar com um partido médio. Kassab pretende lançar o manifesto de seu novo partido, o PDB, na segunda quinzena de março, após a convenção nacional do DEM. Seu plano é fundir posteriormente a nova sigla com o PSB.

“Não tem debandada kassabista. Tem é garganta deles” — José Aníbal, secretário de Energia do Estado de São Paulo, sobre a ida de tucanos para o partido a ser fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Ceticismo
Após se reunir com os líderes da base aliada na Câmara, quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff manifestou ceticismo em relação à aprovação de uma proposta de reforma política pelo Congresso. Câmara e Senado batem cabeça.

Dois em um
Além da contenção de despesas, o corte anunciado pelo governo nas emendas parlamentares do Ministério do Turismo teve como objetivo tentar coibir as denúncias de irregularidades envolvendo a aplicação desse dinheiro.

Dividindo o bolo
Em Minas, PT e PMDB chegaram a um acordo sobre a divisão dos cargos federais no estado. Os petistas ficariam com as superintendências regionais do Incra e da Funasa, Refinaria Gabriel Passos e órgãos locais do Ministério da Agricultura. Já os peemedebistas ficariam com as diretorias regionais dos Correios e Ibama, DNPM, Codevasf, Ceasa e Gasmig. A distribuição seria feita conforme o tamanho das bancadas no Congresso.

Celetistas no Inca 

O Instituto Nacional de Câncer (inca) será umas das instituições afetadas pela Medida Provisória que cria uma empresa pública para gerir os hospitais universitários e correlatos. Poderá, assim, contratar profissionais pela CLT, e não pelo regime do servidor
público. Uma mudança que será feita no texto da MP, em tramitação na Câmara dos Deputados, será a inclusão de um
artigo garantindo a autonomia universitária. Essa é a principal preocupação dos reitores.

 FINALMENTE. Saiu no Diário Oficial que o ministro Fernando Haddad (Educação) entrou de férias. Elas estavam marcadas para janeiro passado, mas foram suspensas por causa de problemas no Enem. 
 O MOVIMENTO Marina Silva faz encontro com a candidata derrotada à Presidência da República, nos dias 19 e 20, para organizar a militância. 
 BURACO NEGRO. O TCU cobra do Ministério da Justiça providências para recuperar benefícios pagos irregularmente a anistiados demitidos por fazer greve nos anos 1980. A pasta refez os cálculos, mas não sabe informar que fim levaram os casos.

Nenhum comentário: