quinta-feira, março 03, 2011

ILIMAR FRANCO

Eureca
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 03/03/11

O PSB e o PDB, partido a ser criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), pretendem disputar separadamente as eleições municipais do ano que vem, mas com a obrigação de se coligarem em todo o país. A fusão aconteceria depois. Assim, impediriam a debandada de seus quadros: tanto socialistas insatisfeitos com a entrada de Kassab, quanto políticos que usariam o PDB como trampolim para outras siglas.

Preocupação com a Justiça
Um dos principais afetados por essa estratégia é o deputado Gabriel Chalita (PSB-SP), que negocia a ida para o PMDB com a intenção de disputar a prefeitura de São Paulo no ano que vem. A outra preocupação é com a Justiça Eleitoral. Com esse plano, Kassab e os socialistas tentam desfazer a imagem de que a nova sigla é apenas um mecanismo para burlar a Lei da Fidelidade Partidária. Temem a perda de mandato. Além do governador Raimundo Colombo (SC), Kassab conta com o ingresso do governador Omar Aziz (AM), atualmente no PMN. No Senado, além de Kátia Abreu (DEM), iria o senador Sérgio Petecão (PMN-AC).

CONFETE. Desgastado na relação com o governo, o líder do PMDB, deputado Henrique Alves (RN), foi só gracejos na reunião ontem com a presidente Dilma Rousseff. Brincou com ela que uma serrista ferrenha estava assistindo sua participação na Ana Maria Braga e desligou a TV, para não ser contaminada. “Eu não vi o programa, mas seu cabelo está lindo”, arrematou o líder do PR, Lincoln Portela (MG). “E o do (ministro) Luiz Sérgio?”, brincou Dilma, por causa das charges do Chico.

Dirigidos
Orientados pelo Planalto, líderes da base deixaram assuntos como o corte das emendas parlamentares para a a reunião do Conselho Político, dia 23. Foi combinado que a reunião de ontem com a presidente Dilma seria “propositiva”.

Estilo
Apesar de ressaltarem que a reunião foi muito “alegre”, os deputados comentaram como a presidente Dilma é mais comedida e técnica do que Lula. “Ele transpirava política e simpatia, ela, preocupação administrativa”, diz um deles.

Batata assando
Parte do Palácio do Planalto não está gostando da postura de Rossano Maranhão, que já aceitou o convite para assumir a futura Secretaria de Aviação Civil, mas está pedindo mais tempo para assumir o posto. O governo tem pressa para mostrar que está tentando melhorar as condições dos aeroportos brasileiros. Rossano teria argumentado que ainda precisa resolver algumas questões no banco Safra, de onde é presidente.

Quase fundação estatal
Portaria publicada ontem no Diário Oficial da União abre caminho para que 16 hospitais federais contratem profissionais pelo regime celetista. Eles foram certificados como hospitais de ensino, logo serão afetados pela Medida Provisória que cria a Empresa
Brasileira de Serviços Hospitalares. No Rio, seis foram incluídos na portaria: Hospital Geral de Nova Iguaçu, Hospital dos Servidores do Estado, Hospital da Piedade, Instituto de Psiquiatria (UFRJ), Alcides Carneiro (Petrópolis) e Luiz Gioseffi Jannuzzi (Valença).

 O DEM encaminha hoje para seus integrantes questionário sobre reforma política. Os temas são: lista fechada e diferentes formas de voto distrital. O objetivo é unificar a posição do partido.
 O SENADOR Francisco Dornelles (PP-RJ) é só elogios para a ministra Miriam Belchior (Planejamento). “Ela recebe os deputados, atende os telefonemas”, disse ele.
 O PREFEITO de Vitória, João Coser (PT), deve ser reeleito para a presidência da Frente Nacional dos Prefeitos. A eleição é dia 5 de abril.

Nenhum comentário: