segunda-feira, março 14, 2011

GUSTAVO CERBASI

O melhor pode sair caro
GUSTAVO CERBASI 
FOLHA DE SÃO PAULO - 14/03/11

Na hora de investir, a comparação sobre a rentabilidade não deve ser seu único critério de decisão


VOCÊ TEM pesquisado as melhores alternativas de investimento para multiplicar suas reservas financeiras? Já ouviu dizer que qualquer pessoa pode investir em ações ou ficar rica com imóveis, e que títulos de capitalização, previdência e caderneta de poupança são armadilhas oferecidas por seu gerente?
Cuidado: acreditar na opinião do primeiro especialista que você encontra pode lhe custar caro.
Quando um especialista faz comparações de custo e desempenho de diferentes produtos de investimento e sugere os mais eficientes, ele está sendo parcialmente correto em sua orientação. Realmente, os produtos mais complexos do mercado são melhores, desde que você saiba usá-los de forma adequada. Por exemplo, para aqueles que têm o valor de alguns meses de salário poupados, concordo que abrir conta em uma corretora e comprar ações sai mais barato do que investir através de fundos de ações ou planos de previdência compostos.
Porém, a comparação de resultados raramente vem acompanhada de explicações sobre como diversificar a carteira, como lidar com crises agudas e como organizar as informações para apurar corretamente o Imposto de Renda devido.
Se um incauto parte ingenuamente para as ações e não se informa adequadamente, corre o risco de perder muito dinheiro com a quebra de uma empresa, de vender desesperadamente com prejuízo em um momento não recomendável ou de não cumprir uma obrigação fiscal e ser multado por isso.
Também devemos levar em consideração o tempo perdido para estruturar uma boa carteira de investimentos, assim como o tempo perdido para avaliar, para negociar, para oficializar a compra de um imóvel -o mesmo vale para a venda.
A comparação de rentabilidade de investimentos não deve ser seu único critério de decisão. Avalie seu conhecimento sobre o assunto e seu tempo para administrar o investimento.
Se fizer isso, pode ser que você conclua que, por exemplo, pagar taxas de administração nos fundos é relativamente barato pelo serviço contratado, que inclui a diversificação de ativos, a condução de uma estratégia consistente, a gestão ativa que substitui ativos ruins por melhores e o recolhimento de tributos sobre lucros.
Muitos ainda perceberão que, mesmo tendo um bom serviço de gestão nos fundos oferecidos pelos bancos, não é fácil decidir quanto investir por mês, durante quanto tempo e como lidar com a inflação e com os benefícios tributários que podemos ter.
Para essas pessoas, não sairá caro perder um pouco da eficiência dos investimentos e pagar a taxa de carregamento de um plano de previdência privada. Essa é a taxa que remunera o serviço de orientação do corretor de seguros e previdência, que estuda nossas necessidades e modela o plano mais adequado para atendê-las.
Não quero convencê-lo, leitor, de que produtos mais caros são mais eficientes, nem desestimulá-lo a investir bem. Porém, aumente a complexidade de seus investimentos aos poucos. Se, com um produto simples e bem orientado você se sente mais seguro, ele será mais eficaz na busca de seu objetivo financeiro, mesmo que esse objetivo seja menor em comparação com o que seria possível alcançar com um produto que o deixe apavorado diante de qualquer alteração de humor do mercado.
Pouco importa se você quer investir em ações, em renda fixa ou em imóveis, caso ainda não tenha escolhido o tipo de serviço financeiro que quer contratar. Minha opinião é que os brasileiros enriquecerão nos próximos anos investindo em renda variável -principalmente em ações e em imóveis. Se você não se sente seguro em comprá-los diretamente, vá atrás dos fundos. Se quem o orienta não lhe apresenta uma estratégia convincente, prefira planos de previdência.
No atual estágio da educação financeira dos brasileiros, um caro plano de previdência privada ainda é a melhor solução para a maioria da população, desde que se faça uma boa pesquisa entre as diferentes ofertas desse tipo de produto.

Nenhum comentário: