domingo, março 20, 2011

ANCELMO GÓIS

Cidade dos Negros
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 20/03/11

Veja esta curiosidade pescada pelo economista Marcelo Neri, da FGV. A Cidade de Deus, que pode ser visitada por Obama, primeiro presidente negro dos EUA, é o bairro do Rio com maior concentração de pretos ou pardos (62,2% da população local).

Aliás
O Sistema de Indicadores da ONG Rio Como Vamos mostra que a taxa de mortalidade infantil caiu na Cidade de Deus, viva! Em 2007, de cada mil nascidos na favela, 21,91 morriam antes de completar 1 ano. Em 2009, este número caiu para 16,29. 

Cuba libre
Lula disse a um amigo, dias atrás, que se mantém esperançoso com o governo Obama. Mas não se conforma com a apatia do presidente americano em relação a Cuba: 
— Como um homem com a origem dele não vai pessoalmente tratar com Raul Castro?

Tributo ao Japão
O diretor Rogério Gomes e o autor Walcyr Carrasco farão uma homenagem ao Japão, amanhã, no início do primeiro capítulo da nova novela das 19h da TV Globo, “Morde e assopra”, que teve cenas gravadas lá. Paulo José vai narrar, em off, um texto em que Carrasco dedica a novela “ao povo japonês”, enquanto serão exibidas belas imagens do país. 

Por falar em novela
O caso do italiano Cesare Battisti deve voltar à pauta do STF nos próximos dias. 

Obama cá e nós lá 
Um empresário paulista negocia a compra da cobertura do antigo Hotel Delmonico, em Nova York, um dos endereços mais tradicionais da cidade americana. O negócio gira em torno de uns US$ 25 milhões.

Calma, gente
Ziraldo, 78 anos, ficou bravo ao ler o artigo do analista político argentino Carlos Pagni, no “La Nación”, sobre a visita de Obama ao Brasil: 
— Estão com inveja. Somos um país de negros, com razões para festejar um negro na Casa Branca. A Argentina é um país de maioria branca que fracassou. 

Segue...
O tal artigo questiona o tratamento de “herói” que o Brasil se preparou para dar a Obama. E concluía que agora se sabe por que a Argentina, “onde há forte sentimento contra os EUA”, não está no roteiro. É. Pode ser. 

De volta
Depois de vender quase todas as suas ações da Gafisa, o megainvestidor imobiliário americano Sam Zell, 68 anos, negocia a compra de uma incorporadora no Paraná. A ideia é comprar incorporadoras menores e juntar tudo.

Sertões de Arinos

Pelo visto, nem toda a biblioteca do senador Afonso Arinos de Melo Franco ficou com a cidade do Rio. Será leiloado dia 26, na Livraria Rio Antigo, no Rio, com lance inicial de R$ 1 mil, um exemplar da primeira edição de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, que pertenceu a Arinos. 

Aliás...
Na folha de rosto do livro, há até uma assinatura do jurista e político. 

Olha o furacão! 
Quase quatro anos depois da Operação Furação, da Polícia Federal, um dos três processos que envolvem os bicheiros Turcão, Anísio e Capitão Guimarães está concluído. Há um mês, aguarda a sentença da juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 6a- Vara Criminal Federal.

Cacique na Mangueira
A Mangueira escolheu seu enredo para 2012. Será uma homenagem ao Cacique de Ramos, mais tradicional bloco carioca, que acaba de completar 50 anos.

Garfada no bilau
Quinta passada, num julgamento no Fórum do Rio, um homem denunciou a mulher por tentar furar com um garfo os... testículos dele. A razão da garfada seria a descoberta, pela acusada, de mensagens de uma outra mulher no celular do marido. A vítima apresentou ao juiz um laudo de hospital que atestava “furos em sua coxa, porque a esposa errou o golpe”.

ZONA FRANCA
 A secretária Cláudia Costin abre o ano letivo de Nova Friburgo com aula magna, amanhã.
 Roberto DaMatta recebe o título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora, dia 23.
 Hoje, o técnico dos remadores do Flamengo, Marcão, festeja 50 anos com churrasco na sede do remo. 
 Luís Cosme Pinto lança “Ponte aérea”, amanhã, na Travessa/Ipanema. 
 Xando Graça dirige a peça “Patagônia”, às terças e quartas, no Planetário.
 Teresa Bergher, líder do PSDB na Câmara, abriu mão do carro oficial.
 Manekineko lança o Sunday Lounge. 
 O presidente do TJ-RJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, pede que funcionários se cadastrem como doadores de medula óssea.

Nenhum comentário: