domingo, março 13, 2011

ANCELMO GÓIS

Sarkozy esperto
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 13/03/11

Em tempo de cortes, a compra dos caças da FAB foi adiada, e muitas obras pararam. Mas a construção do estaleiro, em Sepetiba, onde serão feitos cinco submarinos nucleares com tecnologia francesa continua a todo vapor. 

É que...

O acordo, assinado em 2008 por Lula e Sarkozy, tem uma cláusula que proíbe o governo brasileiro de atrasar o fluxo de dinheiro para o projeto, sob pena de multas pesadas. O negócio de uns R$ 7 bi é tocado pela francesa DCNS em parceria com a Odebrecht.

Quem dá mais? 
Sérgio Cabral tentará, pela terceira vez, dia 18 de abril, leiloar os restos mortais do Banco do Estado do Rio de Janeiro. Espera arrecadar uns R$ 900 milhões. O pacote inclui uma barra de ouro. É que o banco que comprar terá direito a operar por três anos a folha de pagamentos dos servidores do estado. 

Moqueca capixaba
Na quinta antes do carnaval, o governador Eduardo Campos deixou o frevo em Recife e foi para Vitória, onde se reuniu com seu colega Renato Casagrande, também do PSB. No cardápio, a cooptação do prefeito Gilberto Kassab, com ou sem o inodoro partido novo. 

Coelho e o pinto
O Japão, palco dessa tragédia, vai lançar uma linha de cuecas com textos de Paulo Coelho. A ilustração será do famoso Ken Crane, autor de várias capas de revistas importantes mundo afora, como a “Forbes”.

CBF no cinema
A CBF será uma das patrocinadoras do filme de José Henrique Fonseca sobre Heleno de Freitas, um dos maiores ídolos da história do Botafogo. O craque-galã dos anos 1940 será interpretado por Rodrigo Santoro.

Calma, gente
Gilberto Gil não participa da intentona contra Ana de Hollanda. Muito pelo contrário. Os dois amigos se encontraram no carnaval de Salvador, e o ex-ministro desejou “boa sorte” à ministra. E mais. Gil vê esta onda contra Ana com naturalidade: “É assim mesmo.
Comigo tambémfoi assim no começo. Toda vez em que você se movimenta numa direção, os setores contrários se mobilizam contra.” 

Segue...

Para Gil, um ministro da Cultura não pode agradar todo mundo: “É natural que, depois de oito anos de governo Lula, surja agora alguma diferença.” Para o ex-ministro, Ana deve trabalhar firme nas suas propostas dentro do governo e procurar setores da sociedade que a apoiem. 

No mais...

Gil é fofo.

Carnaval de ontem

O leitor Ricardo Lourenço viu na coluna de sexta esta caricatura de Lan, que vai estar no monumento a ser construído na reforma
do Sambódromo, e lembrou que o desenho tem história. Lan se inspirou na obra do genial carnavalesco Arlindo Rodrigues, que fez a fantasia de arlequim para o desfile do Salgueiro campeão em 1965, no quarto centenário do Rio. Usada por Mary, uma das irmãs
Marinho, representava o “carnaval de ontem”. 

Segue...
Lan, aliás, ficou emocionado com a lembrança de Oscar Niemeyer, autor do projeto: — É uma honra ter uma obra minha imortalizada na Passarela do Samba. 

Cena carioca
Quinta, por volta de 8h30m, uma motorista da linha 413 parou em frente a um supermercado na Rua José Higino, na Tijuca, e começou a chamar por um senhorzinho que estava meio distraído no ponto de ônibus: — Este é o ônibus que o senhor costuma pegar. Sobe!

Feliz Ano Novo
Sai hoje, às 18h, em Botafogo, o último bloco do carnaval do Rio, o Boka de Espuma, ufa! A partir de amanhã, é hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor. Ao trabalho!

ZONA FRANCA
 O presidente da Câmara Portuguesa do Rio, Paulo Elísio de Souza, convidou o embaixador João Salgueiro para presidir comissão pelos 100 anos da instituição. 
 Dia 1o- abre e Exposição Registros de uma Guerra Surda, no Arquivo Nacional.
 Antonio Fernando Borges lança o site Arte da Escrita (artedaescrita.com) com curso de redação e arte retórica.
 A coleguinha Pomona Politis festeja seu aniversário nesta terça. 
 A ONG Fala Bicho faz campanha por Pinpoo, cãozinho que foi perdido num voo da Gol.
● A OMS faz em maio, no Rio, no congresso Ortra, uma reunião para discutir o Plano Decenal de Ação para a segurança no trânsito.

Nenhum comentário: