domingo, março 06, 2011

ANCELMO GÓIS

Nudez na ditadura
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 06/03/11

Constam do arquivo do Dops da antiga Guanabara fotos de uns 15 militantes contra a ditadura completamente nus, de frente e de costas. São todos jovens da geração 1968, presos nos anos 1970. 

O que fazer?... Para o historiador Paulo Knauss de Mendonça, diretor do Arquivo Público do Rio, é preciso debater o que fazer com material deste tipo: — É uma questão pública ou íntima? 

Dom Helder...
Aliás, Dom Helder Câmara, combativo bispo de oposição à ditadura, deixou documento em que proibia a divulgação dos arquivos da repressão a seu respeito em Pernambuco. 

Para concluir...

Este debate guarda alguma semelhança com o projeto do ex-deputado Palocci que limita a censura a biografias no Brasil. É para evitar casos como o de Paulo César de Araújo, cujo livro sobre Roberto Carlos terminou, a pedido do cantor, com os exemplares incinerados. 

Vida dura
De um diretor do Banco Central, arrumando a mala para ir embora: — Diretoria do BC é como a compra de um sítio. Você tem duas enormes felicidades: uma no momento da compra, outra quando consegue vender.

Jogo afinado...

Dilma se derreteu em elogios a Palocci numa conversa com um amigo dias atrás. 

Com a palavra, Lula
Lula já tem agendadas quatro palestras internacionais para abril. Serão no México, em Nova York, Londres e Madri. Em maio, o ex-presidente deve ficar por aqui. Mas, para junho, já agenda outros compromissos no exterior.

Os humanos

A família Bolsonaro, que joga na direita parlamentar, optou por integrar a Comissão de Direitos Humanos nas três casas legislativas em que atua. O pai, Jair, na Câmara; os filhos Flávio e Carlos, na Alerj e na Câmara de Vereadores do Rio. 

Columbia carioca
Chegam ao Rio, logo depois do carnaval, o reitor da Escola de Relações Internacionais da Universidade Columbia, John Coatsworth, e o diretor do Centro de Estudos Brasileiros da instituição, Thomas Trebat. Os americanos vêm tratar da criação da Columbia University Global Center na cidade. 

Farda de Brizola

Em agosto, uma exposição na Cinelândia, no Rio, lembrará os 50 anos da Cadeia da Legalidade, quando Brizola liderou a cruzada pela posse do vice Jango, após a renúncia de Jânio. Organizada por Brizola Neto, o vereador, inclui a farda da Brigada Militar com a qual seu avô se disfarçou para fugir em 1964. 

Aliás...
Chateava Brizola, com razão, a versão de que ele havia fugido de mulher. A ponto de, em 1989, ter respondido com grosseria a uma repórter sobre a história: — É sim, peguei emprestada a calçola da tua mãe e fugi. Depois, pediu desculpas. 

Liberou geral
Veja como Dom Orani, arcebispo do Rio, é, como se dizia no meu tempo, prafrentex: autorizou a iluminação do Cristo e da Catedral com cores bem carnavalescas nos dias de Momo. Na Quarta-Feira de Cinzas, os dois monumentos estarão de roxo, a cor da Quaresma. 

A aliança não
Quinta, no Alto da Boa Vista, no Rio, um noivo a caminho da cerimônia foi assaltado. Em pânico, pediu ao ladrão para deixar a aliança. O gatuno atendeu o pedido.

Nenhum comentário: