domingo, fevereiro 13, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Engrenagem
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 13/02/11

Os múltiplos interesses favoráveis à abertura de uma janela para trocas partidárias dão ao Congresso o combustível que faltava para a largada da reforma política. Deputados e senadores consideram escassa a possibilidade de aprovação da brecha para mudança de legenda desvinculada de uma revisão mais ampla do arcabouço legal que rege as eleições.
Se divergem quanto à forma e aos prazos, dirigentes das siglas com maior musculatura concordam que a janela teria pouco efeito prático e alto risco jurídico se não forem mudadas também as regras para composição do fundo partidário e partilha do tempo de TV.

Mais simplesMesmo com a convergência pró-reforma, congressistas criticam a criação de comissões distintas na Câmara -com 80 membros, entre titulares e suplentes- e no Senado. Os que defendem a celeridade dos trabalhos preferem uma comissão mista.

Calculadora 
Poucos acreditam que José Serra venha a sair do PSDB, mas o tucano já foi visto fazendo a conta de quantos correligionários e aliados de outros partidos conseguiria reunir numa nova agremiação.

Por que não?
A quem lhe pergunta se pretende disputar a Presidência em 2014 mesmo na hipótese de o adversário petista ser Lula, e não Dilma, Aécio Neves (PSDB-MG) responde assertivamente e justifica: "Eu não tenho nada a perder". Seu mandato de senador está garantido até 2018.

Qual é... 

Já são vários os casos de grandes empresários que tentaram e ainda não conseguiram ser recebidos por Dilma no Planalto. De tanto insistir, um deles, frequentador do palácio na era Lula, foi aconselhado por auxiliares da presidente a dar um tempo.

...o assunto? 
Resumo feito por um antigo observador dos modos de Dilma: "Ela não recebe pessoas. Ela recebe pautas".

Leite derramado 
No meio sindical, há quem lamente o fato de as centrais não terem se mobilizado para negociar o salário mínimo na transição. Ali haveria a chance de obter o último reajuste gordo de Lula, e não o primeiro magro de Dilma.

Parábolas 
Durante reunião do Fórum de Desenvolvimento Econômico, na quinta-feira passada, a ministra Ideli Salvatti (Pesca) comentou a perspectiva de facão no Orçamento: "Vocês me deram a responsabilidade de cuidar dos peixinhos...". O colega Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) interrompeu: "O quê? Você já vai reclamar que a vara está curta?".

Ecumênico 
Para além do conflito PT-PSDB, rola uma simpatia do anestesista Geraldo Alckmin pelo sanitarista Alexandre Padilha. O governador de São Paulo já disse a mais de um auxiliar que o ministro da Saúde lhe causa boa impressão.

Makeover 1 
O governo estadual e a Prefeitura de Guarulhos começam a projetar a revitalização do entorno do aeroporto de Cumbica de olho na Copa de 2014. Entre as medidas em estudo estão a remoção de quatro presídios situados na região e a eliminação de submoradias que circundam o terminal.

Makeover 2 
O projeto deverá ser realizado por meio de PPP (Parceria Público-Privada), com o aproveitamento das áreas ao longo da rota que chega à capital para instalações de logística. A ideia é transferir as unidades prisionais para as margens do Rodoanel-Leste.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Tiroteio
"Punir Roberto Jefferson, que denunciou o mensalão, é o mesmo que enforcar o carrasco no lugar do condenado."
DO DEPUTADO CAMPOS MACHADO, SECRETÁRIO-GERAL DO PTB,
que pretende iniciar "uma grande mobilização" para trazer o presidente do partido, cassado assim como José Dirceu, "de volta à vida pública".

Contraponto

Muito estranho

Recebido por Dilma no Palácio da Alvorada para jantar na quarta-feira, Lula trocou impressões com a sucessora sobre as residências presidenciais -ambos declararam preferir a Granja do Torto- e aproveitou para contar que sua mudança chegou a São Bernardo depois de várias semanas e um tanto bagunçada.
-Veio até terno que não é meu!
E, fazendo cara de desconfiado, completou:
-Eu falei pra Marisa: só falta ser do Ricardão....

Nenhum comentário: