sexta-feira, fevereiro 11, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Repescagem
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 11/02/11

Durante almoço com Antonio Palocci (Casa Civil) e Luiz Sérgio (Relações Institucionais), a cúpula do PMDB apresentou uma nova rodada de propostas para acomodação de seus quadros no governo de Dilma Rousseff. Da lista constam Geddel Vieira Lima (BA) e José Maranhão (PB), que o partido gostaria de instalar em vice-presidências da Caixa Econômica Federal, e Orlando Pessuti (PR), oferecido para ocupar a diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil. Os peemedebistas reivindicaram também diretorias da Eletrobras, cuja presidência acabam de perder. A dupla de ministros ficou de submeter o pacote a Dilma.


Como assim? 
Quem viu Lula descrevendo um cenário paradisíaco para o Brasil ontem na festa de aniversário do PT concluiu que Dilma talvez devesse ter escolhido melhor momento para anunciar a lipoaspiração de R$ 50 bilhões no Orçamento.

Puro sangue 

Contavam-se nos dedos os aliados que prestigiaram a comemoração petista. Nada do histórico PC do B. Tampouco do "neoparente" PMDB. Do PSB, somente Eduardo Campos e Roberto Amaral.

Pai da criança 
Partiu de Michel Temer a ideia de enviar o salário mínimo ao Congresso por meio de projeto de lei, com isso acelerando a votação, agora prevista para a próxima quarta-feira. Com perspectiva de vitória à vista, o vice está colhendo elogios a seu encaminhamento.

Quem avisa... 
Na avaliação do Planalto, Orlando Silva (Esporte) ainda tenta evitar que Henrique Meirelles assuma a Autoridade Pública Olímpica, decisão já tomada por Dilma. Auxiliares da presidente avaliam que, se insistir nesse caminho, o ministro corre o risco de perder também a Copa de 2014.

A ele 
No jantar no Alvorada com Lula e ministros, Dilma puxou um brinde para José Alencar. Por um bom tempo, a conversa girou em torno da saúde do ex-vice.

Prancheta 
O primeiro-secretário da Câmara, Eduardo Gomes (PSDB-TO), pretende propor novo modelo para administrar os gastos dos deputados. Em vez de cada um apresentar notas para despesas, caberia à própria Casa oferecer os serviços pagos com a cota parlamentar.

Oremos 
Do bispo de Guarulhos, d. Luiz Bergonzini, mentor do boicote eleitoral a Dilma, sobre recentes declarações de Marta Suplicy pró-legalização do aborto e união civil homossexual: "O PT e alguns deputados e senadores insistem no massacre de crianças inocentes e na destruição da família".

Vem cá 
Negado pelo governo, o risco de atraso em obras do metrô e do sistema viário da Grande SP levou a comissão de Transportes da Assembleia a convidar os secretários Saulo de Abreu Filho (Transportes) e Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos) para explicar o cronograma das pastas e suas metas para 2011.

Tempo real 
Para monitorar os principais canteiros da administração estadual, o Palácio dos Bandeirantes ganhará uma "sala de situação" multimídia, em gabinete anexo ao do governador.

Inflamável 
Após ter a indicação para presidir a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) contestada devido a pendências com o Ministério Público, José Bernardo Ortiz instalou na gestão Alckmin o advogado Luiz Gustavo Ramos Mello. Trata-se do responsável pelo setor jurídico da Prefeitura de Pindamonhangaba, cenário de escândalo que envolve Paulo Ribeiro, cunhado do governador.

Com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Tiroteio

"Na campanha, a ficção venceu a realidade. Agora, se os cortes virarem realidade, ficará provada a farsa do "momento mágico" alardeado pela marquetagem."
DO LÍDER DO PSDB NO SENADO, ÁLVARO DIAS (PR), sobre o anúncio de que serão enxugados R$ 50 bilhões do Orçamento de 2011.

contraponto

Um pai que é uma fera


Reunido anteontem com os tucanos da Câmara, José Serra puxou a orelha dos mais empolgados com a nova musa da bancada, a jovem deputada Bruna Furlan.
Lembrando que o pai da deputada Andrea Zito, o prefeito de Duque de Caxias (RJ), José Zito, é considerado muito bravo, Serra lançou um alerta:
-Alguém aqui tem medo do Zito? Então podem morrer de medo do pai da Bruna!- disse, referindo-se ao prefeito de Barueri (SP), Rubens Furlan (PMDB).
A moça limitou-se a sorrir, com ar envergonhado.

Nenhum comentário: