terça-feira, fevereiro 08, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Teste de fidelidade
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 08/02/11

Em reunião da coordenação política, Dilma Rousseff decidiu encarar sem demora o embate em torno do reajuste do salário mínimo. Orientou subordinados a enviar, talvez já nesta semana, um único projeto ao Congresso prevendo tanto a política de valorização até 2014 quanto a cifra de R$ 545 para 2011.
Nas palavras de um colaborador, a presidente está convicta de que é melhor cobrar o apoio de sua base "na entrada". A partir do comportamento dos aliados em relação ao mínimo, o Planalto saberá "em quem confiar". Os líderes na Câmara e no Senado tentarão fechar acordo que permita a votação ainda neste mês.
Parcial A anunciada "faxina" em Furnas deve preservar os diretores Márcio Porto (Construção) e Luiz Henrique Hamman (Financeiro). O primeiro é ligado ao senador Valdir Raupp (PMDB-RO). O segundo, ao líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR).

Transmissão 

Candidato derrotado ao Senado, Cláudio Vignatti (PT-SC) está com um pé na Eletrosul. Ele substituiria Eurídes Mescolotto, ex-marido da ministra Ideli Salvatti (Pesca).

Escola Dilma 
O novo presidente da Câmara, Marco Maia, apresentou-se ontem em seminário do PT munido de PowerPoint.

Confisco
 
O líder petista, Paulo Teixeira (SP), pediu aos deputados que assistissem ao evento sem celular.
Expediente Entre os motivos que impediriam a ida de Dilma à festa dos 31 anos do PT, na quinta em Brasília, está o horário: 15h.

A dois 
A assessoria presidencial prepara encontro de Dilma com Lula, que estará na capital pela primeira vez após deixar o poder.

PC 
No Ministério da Cultura, o jargão orçamentário dos "restos a pagar" foi substituído por "rastros a pagar". Para a nova turma instalada na pasta, a palavra "restos" teria conotação negativa.

Só dá ela 

De Geraldo Alckmin, ao observar a ampla mesa na qual estavam reunidos representantes do primeiro escalão paulista e da prefeitura da capital: "Só tem uma mulher aqui: a Dilma!". Trata-se de Dilma Pena, presidente da Sabesp.

Tudo... 

O governo paulista decidiu devolver à Secretaria de Agricultura o controle de áreas do parque da Água Branca transferidas na gestão anterior ao Fundo Social, que funciona no local. Alckmin revogou decreto assinado por Alberto Goldman.

...como antes

Em setembro passado, a reforma do parque, comandada pela então primeira-dama Deuzeni Goldman, foi contestada pelo Ministério Público. Sob Lu Alckmin, o fundo deverá administrar apenas sua sede.

Calendário 
O PSDB-SP marcou as convenções municipais para 3 de março e a estadual para 7 de maio. Os tucanos estruturaram o partido para a sucessão em 603 das 645 cidades do Estado.

Sem pai... Manifesto redigido por 30 prefeitos do PT de Minas descontentes com a direção estadual, alinhada ao ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento), critica a visão da realidade "de gabinete" e expressa desejo de "rearticular, oxigenar e revitalizar" o partido no Estado. O documento será apresentado oficialmente no dia 11 em reunião marcada para Nova Resende.

...nem mãe 
O levante é capitaneado por Roberto Órfão, prefeito de Machado, crítico contumaz da ausência do governo Dilma nas regiões mineiras mais atingidas pelas chuvas
.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio
"O Serra está com a receita pronta pra tentar convencer o povo de que ele sempre esteve certo. O problema é que ele não consegue convencer nem o próprio partido."
DO PRESIDENTE DO PT, JOSÉ EDUARDO DUTRA, sobre o tucano, segundo quem a oposição deve ter posições claras e não "jogar parada, de olho em 2014".

Contraponto

E o palhaço quem é?
A bordo do elevador num condomínio residencial de Brasília, um casal percebeu a entrada de Tiririca e resolveu puxar conversa com o recém-empossado deputado federal, campeão de votos em 2010.
-Nós somos de São Paulo e votamos no senhor. Que curioso encontrá-lo aqui!- disse a mulher em tom amistoso, porém algo formal.
O palhaço dirigiu um olhar sério aos dois e logo em seguida, caindo na risada, gritou:
-Bem feito!

Nenhum comentário: