sábado, fevereiro 05, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Rede de transmissão 
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 05/02/11

Escolhido para presidir a Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto tem fortes vínculos com o setor privado. É acionista da Arcadis Logos, sócia de Furnas na usina de Retiro Baixo (MG), e dirige a Orteng, também detentora de contratos com estatais.
Ex-presidente da Cemig, Neto mantém ligações com o PSDB de Minas. Sua escolha para a Eletrobras é atribuída a uma decisão pessoal de Dilma e, segundo assessores, contou com o respaldo do ministro petista Fernando Pimentel (Desenvolvimento). Neto afirma que, se confirmado para o cargo, "naturalmente" se afastará da Arcadis Logos e da Orteng.

Limonada Discurso de ontem no Planalto: apesar do risco de desgaste político, o apagão teria dado a Dilma respaldo para fazer tudo do seu jeito no setor elétrico.

Pega geral O PMDB está ciente de que a troca de guarda em Furnas e na Eletrobras não se restringirá às presidências, atingindo as demais posições do partido na cúpula dessas estatais. Se compensação houver, virá na forma de diretorias em empresas como Eletrosul e Itaipu.

Mapa Não faltou luz no Maranhão do ministro Edison Lobão (Minas e Energia). E ela demorou mais a voltar no Rio Grande de Norte de Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara.

Luto fechado Diante do apagão no Nordeste, um peemedebista entristecido com as baixas sofridas pelo partido no setor elétrico comenta: "Vai ver foi um minuto de solidariedade ao PMDB".

Top Além de Lula, o Fórum Social Mundial de 2011, de amanhã até dia 11 em Dacar, no Senegal, receberá comitiva brasileira encabeçada pelos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Luiza Helena de Bairros (Igualdade Racial). Para o governo, o evento cresceu em importância à luz do vendaval político no norte da África.

Coletivo Do ministro Guido Mantega (Fazenda), ao abrir ontem reunião com sindicalistas sobre o novo salário mínimo, após ouvir de dirigentes que a equipe econômica seria a vilã das negociações: "Queria deixar claro que aqui não tem a ala boazinha nem a ala malvada. É todo mundo governo". 

Foco Chamou a atenção dos participantes do encontro o especial empenho dos representantes da CUT na cobrança da correção da tabela do Imposto de Renda, pleito caro à base da entidade.

Delay Depois de sugerir a seus seguidores no Twitter, na noite de quinta-feira, o link para o programa de televisão do PSDB, pedindo que opinassem sobre o conteúdo, Geraldo Alckmin afirmou ontem pela manhã que ainda não havia assistido ao vídeo, apesar de ter ouvido vários elogios à produção.

Na mesa Diante do mal-estar causado pela moção da bancada tucana em favor da permanência de Sérgio Guerra na presidência do PSDB, o deputado pernambucano e José Serra conversaram ao telefone e marcaram encontro para a próxima semana.

Ouvidoria Como parte de mutirão para atenuar a insatisfação dos pacientes com a acolhida nas unidades de saúde, o governo paulista escalou a psicóloga Eliana Ribas para expandir a toda a rede estadual o programa de humanização do atendimento implantado originalmente no Instituto do Câncer.

Bola da vez Assediado pelo PMDB e pelo DEM, o prefeito de Campinas, Dr. Hélio (PDT), recebeu proposta para se filiar ao PTB. 
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Em vez de fingir que está em curso uma "limpa" no setor elétrico, Dilma deveria se preocupar com a ineficiência do sistema, comprovada com o apagão do Nordeste."
DO DEPUTADO JUTAHY JÚNIOR (PSDB-BA), relacionando a troca de comando nas estatais e a falta de energia registrada anteontem em Estados da região.

contraponto

Banco de dados 

Deputados e senadores que acompanharam a abertura dos trabalhos do Legislativo, na quarta-feira desta semana, estranharam o longo discurso feito por Ricardo Lewandowski -nem é costume que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral fale nesse evento. Diante da caudalosa citação de números referentes à eleição de 2010, um membro da plateia brincou:
-Esse ministro deveria mudar de nome: "Lewandados" seria mais adequado à performance dele!

Nenhum comentário: