segunda-feira, fevereiro 21, 2011

MÔNICA BERGAMO

COLOMBINA
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 21/02/11

A promotora de eventos Fernanda Barbosa conhece o "dono da noite" Ricardo Amaral há 25 anos e só agora trabalhará com o empresário; ela cuidará da lista de convidados do baile de gala de Carnaval no Píer Mauá, no dia 3, e da feijoada do Amaral, no dia 5, no Rio

DESCANSO DE CRAQUE
Uma enquete com 1.000 paulistanos feita pela APPM (Análise, Pesquisa e Planejamento de Mercado) perguntou o motivo de Ronaldo ter se aposentado. Dos entrevistados, 35% atribuíram a decisão à dificuldade dele em emagrecer. Já 29% apontam a pressão da torcida alvinegra -entre os torcedores do Palmeiras, esse número sobe para 38%, contra 32% dos corintianos.

HORA CERTA
Quando questionados sobre quem mais perde com a saída do ex-jogador dos campos, 28% afirmam que é o Corinthians e 26%, o próprio Ronaldo. Para 53%, o Fenômeno se aposentou na hora exata. Esse percentual chega a 68% entre os corintianos.

MODERNO

José Sarney começou a usar o tablet iPad e deseja ter uma página pessoal na rede social Facebook.

MARINA EM PELÍCULA
A cineasta Sandra Werneck ("Cazuza" e "Sonhos Roubados") está conversando com Marina Silva (PV-AC) para levar a vida da ex-senadora às telas. O longa seria baseado na biografia "Marina - A Vida Por Uma Causa".

SOBREPESO
O programa mundial Obesidade Zero, que trabalha pela redução da obesidade, firmou uma parceria com o Exército brasileiro. O projeto, que é comandado no país pelo cardiologista Daniel Magnoni, terá acesso a dados de estatura e peso dos últimos 20 anos de todos os jovens que se alistaram na região Sudeste do país, quando completaram 18 anos. "Trabalharemos com números reais e não estatísticas, para mostrar a mudança no peso do brasileiro", diz Magnoni.

REPETECO
Estão avançadas as negociações entre a Riachuelo e Oskar Metsavaht, da Osklen, para que o estilista assine novamente uma coleção de verão para a loja de departamentos, no fim do ano.

SÓ AMIZADE
Kaká Marques, um dos diretores da RedeTV!, nega que Marlene Mattos o tenha procurado para pedir emprego. "Seria um prazer tê-la conosco, mas ela está com outros projetos", diz.

PARCEIROS
Grazi Massafera não conta com um preparador de elenco para seu primeiro grande trabalho no cinema em "Billi Pig", de José Eduardo Belmonte. O próprio diretor ensaia o personagem da atriz com ela, antes das filmagens começarem, no mês que vem, no Rio de Janeiro. "Acho que eu e a Grazi nos escolhemos porque vimos o que cada um pode trocar com o outro", afirma Belmonte.

CAMINHADA
O site de pesquisa Google estuda criar um "street view" do LHC, o acelerador de partículas, em Genebra. Será possível "caminhar" por dentro das instalações, que ficam cem metros abaixo da superfície.

E AGORA, HEBE?
Saia justa à vista na festa que a RedeTV! oferecerá a Hebe Camargo, em março, quando a loira estreia seu programa no canal. Lucilia Diniz, uma das melhores amigas da apresentadora, terá que dividir espaço com executivos da Nestlé caso os dois lados aceitem o convite da emissora para participar da celebração.

A empresária processa a multinacional de alimentos.

TRAÇO PRÓPRIOO ilustrador José Luiz Benicio lançou a exposição e o livro de mesmo nome, "Sex & Crime", com edição de Ricardo Antunes. O evento aconteceu na galeria Cartel 011, de Fábio Matheiski, em Pinheiros.

JARDS MACALÉ: "PODE ME CHAMAR DE MACALEIA, A PRIMEIRA-DAMA"

O músico Jards Macalé se define como "parceiro e amigo profundo há mais de 15 anos" de Ana de Hollanda. Ele brinca que comentários sobre seu relacionamento quase causaram "uma briga entre Brasília [onde Ana está] e o Rio [onde ele vive]". "Nós temos uma vida particular, saudável -pelo menos até agora." Sobre a gestão dela no Ministério da Cultura, avisa: "Acabou a sopa!".

Folha - Você e a ministra compõem juntos?

Jards Macalé - Vou gravar um DVD agora. Eryk Rocha, filho do [cineasta] Glauber Rocha, é meu diretor. Vai ter Bethânia, Gal, Frejat, Luiz Melodia, talvez Angela Ro Ro. E a Ana vai cantar uma música nossa -letra dela, música minha: "Um Filme". Temos outras: "Canção para Aninha" e "Balada".

E a ida dela para o ministério?
Ela é capacitada, eficiente. Fez uma bela gestão do Centro Cultural SP [como diretora musical]. Me recebeu com ramalhete de rosas amarelas, que dava para os artistas.

E você se lembra até hoje?
É um fato gentil.

Vocês são casados?

[Com voz afetada] Depende muito, sabe? Digamos assim: o Hélio Oiticica dedicou a última obra dele, os Penetráveis, "ao meu músico Jards Macalé". Como ele chamava os masculinos pelo feminino -Caetanete, Gilete, Wallyca, Macaleia-, se você quiser me chamar de alguma coisa dentro da política nacional, você pode dizer "Macaleia, a primeira-dama".

Primeira-dama da cultura?
Primeira-dama, ponto.

Ana está indo bem?
A minha classe é bunda-mole. Taí esse commons, como é que é? Creative Commons. Porra! A nossa ministra segurou a onda lá. Onde já se viu uma organização não governamental encrustada no governo? Se é tão livre assim [a licença], você pode abrir uma creative no botequim e gerenciar dali. É que nem jogo do bicho! Nego tá brigando por causa do lugar, porque era dentro do ministério. Acabou a sopa! [Ana tirou o selo do Creative Commons do site do MinC.]

Como a família reagiu ao convite para o ministério?
O Carlinhos Brown [marido de Helena, sobrinha de Ana] adorou.

E o Chico?
Que Chico?

Buarque [irmão da ministra].
Não conheço.

É um incômodo sempre perguntarem do Chico?
Não sei. Não sou irmão.

CURTO-CIRCUITO

O colégio Dante Alighieri promove, de hoje a 21 de março, a exposição "A Beleza na Escultura de Michelangelo", com réplicas e painéis fotográficos, nos Jardins.

Juscelino Pereira e Gerardo Landulfo lançarão o livro "Itália - Para Comer e Beber Bem", na Livraria da Vila da alameda Lorena, nos Jardins, hoje, a partir das 19h.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: