quarta-feira, fevereiro 23, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Kraft une rede de distribuição com Cadbury no Brasil
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 23/02/11

Após a aquisição da britânica Cadbury pela americana Kraft no ano passado -em operação de US$ 19,6 bilhões que criou a gigante do setor de doces no mundo- as ações de integração avançaram na operação brasileira nas últimas semanas.
A rede de distribuição antiga da Cadbury no Brasil passa agora a ser usada pela Kraft. Após a união entre as empresas, as estruturas ainda vinham sendo operadas separadamente no Brasil.
Também faz parte das ações recentes de integração a mudança da diretoria de Curitiba para São Paulo, cujo escritório passa a contar com 450 profissionais, no esforço de aumentar a participação do país no grupo.
Foi mantida em Curitiba a fábrica de chocolates.
A operação brasileira é considerada o principal investimento da companhia na América Latina hoje, segundo Marcos Grasso, presidente da Kraft Foods Brasil.
A produção nacional será incrementada com a inauguração de uma fábrica da marca em Pernambuco, que recebeu investimentos de R$ 100 milhões e acaba de entrar em fase de testes.
No mundo, a empresa de alimentos teve queda de 23,9% no lucro do quarto trimestre, devido aos custos ligados à aquisição. O programa de integração impactou o resultado operacional.
A empresa tem marcas como Lacta e Trakinas.

FORA DOS BANCOS

O pagamento de contas em lotéricas, correios, supermercados e farmácias é aprovado por 87,3% dos usuários, de acordo com pesquisa do Instituto Fractal.
Os principais motivos para a utilização desse serviço são a agilidade e a boa qualidade do atendimento.
A praticidade de pagar contas em um local que oferece outros produtos e a possibilidade de ir ao estabelecimento durante a noite também foram destacados.
Mais de 97% dos 8.722 entrevistados disseram que pagam contas com a alternativa. Quase 60% usam o serviço para seus vencimentos de água e luz.
A maioria dos clientes faz parte das classes B, C e D, segundo a pesquisa, realizada em 35 cidades do país.

CONSUMO
A intenção de compras de produtos duráveis para os próximos três meses caiu para 13,8% em janeiro, ante os 15,2% registrados no mesmo período do ano passado.
A conclusão é de pesquisa nacional realizada pela Fecomércio-RJ.
Os itens mais desejados são fogão (20,7%), televisão (13,5%), carro (12,2%) e geladeira (9,5%).
A opção de pagamento à vista ganhou força na comparação com a ano anterior, devido à expansão do emprego com carteira assinada, de acordo com a análise da entidade. Aumentou para 34,1% na comparação com os 26,7% apontados pela pesquisa anterior.
O parcelamento se manteve como a principal alternativa de pagamento.

TROCA DE COMANDO

O ex-presidente da Contax James Meaney é o nome mais cotado para ser o presidente da operadora Oi, substituindo Luiz Eduardo Falco.
No comando da operadora há cinco anos, Falco não terá seu contrato renovado.
Os sócios privados da Oi (Andrade Gutierrez e La Fonte) chegaram a contratar uma empresa de caça-talento para apresentar possíveis candidatos, mas Meaney surgiu como nome de consenso.
Há ainda outros nomes na lista da companhia.
Sob seu comando por dez anos, a Contax -uma das maiores empresas de call center do país- conseguiu manter margem de lucro considerada adequada pelos acionistas combinada a uma estratégia de crescimento.
Esse é o perfil que os controladores da Oi esperam do próximo presidente.
Atualmente na Oi ele é vice-presidente de operações.
Na gestão de Falco, a Oi comprou a Brasil Telecom e elevou seu endividamento, atrapalhando o plano de expansão, exigência dos portugueses para se tornarem sócios da operadora brasileira.
Oficialmente, a Oi nega que Meaney esteja cotado para substituir Falco.

NA TERRA DA GAROA

O joalheiro Jack Vartanian aumentará o espaço de sua loja no shopping Iguatemi e abrirá outra unidade em São Paulo até o final de 2011.
A marca pretende focar na capital paulista neste ano para, em 2012, colocar em prática um plano de expansão nos Estados Unidos.
"Vamos dar um tempo para a economia norte-americana se recuperar mais um pouco", afirma Vartanian.
A marca tem loja em Nova York e está satisfeita com a exposição dos produtos nos dias que antecedem a entrega do Oscar, no domingo.
"As vendas foram maiores e divulgamos os produtos junto a várias atrizes", diz o joalheiro, que desenhou uma linha exclusiva com algemas para uma parceria com Demi Moore.
Metade da receita com as peças será doada para a instituição da atriz, que trabalha contra o abuso infantil.

NEGÓCIOS
A estrutura de expansão horizontal, que configura aumento de participação de mercado na área de atuação da empresa, permanece como principal interesse das companhias que buscam aquisições no país, de acordo com levantamento realizado pela Dextron Management Consulting.
As fusões e aquisições com objetivo de expansão horizontal representaram mais de 50% das operações feitas em 2010.
Cerca de 15% das operações realizadas no ano passado foram de fusões e aquisições para entrada em um novo setor e 7% foram relativas a "private equities".

Qualificação 
O Ministério do Trabalho e a Associação Brasileira de Infraestrutura assinam, na sexta, termo de cooperação para qualificar, em quatro anos, 100 mil trabalhadores para a construção civil.

Nas Índias 
O ministro indiano de Indústria e Comércio, Anand Sharma, participará de uma feira de negócios, em março, em São Paulo. O país asiático pretende ampliar o comércio com o Brasil.
com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK, VITOR SION, ANDRÉA MACIEL e JULIO WIZIACK

Nenhum comentário: