terça-feira, fevereiro 22, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Falta de profissionais para navios deve piorar em 2013
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 22/02/11

A carência de profissionais qualificados no Brasil, já comentada em áreas como engenharia, ciências contábeis e tecnologia, deve expor nos próximos anos a escassez de mão de obra para tripular embarcações.
A frota de navegação aumentará devido à tendência de desconcentração do sistema rodoviário e ao avanço dos outros modais, diz Roberto Galli, vice-presidente do Syndarma (sindicato de empresas de navegação).
O pré-sal é outro motivador do aumento na demanda por trabalhadores para atracar navios e desembarcar cargas.
Entre 2013 e 2016, o Brasil enfrentará um deficit de mais de mil oficiais da marinha mercante, segundo estudo do Syndarma.
Cerca de 50 novas embarcações entraram em operação em 2010 no país. O número sobe para quase 80 em 2012, nos cálculos do estudo.
A formação acadêmica dos profissionais exige qualificação que pode levar de seis meses a um ano para o início do estágio a bordo. "A Marinha criou programas complementares de formação para acelerar e resolver", diz.
A possibilidade de que o governo atenda pedidos do setor e flexibilize a exigência mínima de trabalhadores brasileiros pode amenizar a questão, segundo Galli.
A Unidade de Construção Naval da OSX no Estado do Rio, por exemplo, que pode começar a ser construída em maio, deve gerar 10 mil vagas na operação, de acordo com a empresa.

PELO CELULAR
O Banco do Brasil vai lançar, no dia 28, um cartão inédito que oferece bônus para celular.
Com o cartão de crédito Ourocard, 100% do valor da anuidade e 5% do valor da fatura retornarão em crédito pré-pago no celular.
Se o cartão for internacional, além da anuidade, 7% de todo o valor da compra reverte em bônus, segundo Paulo Rogério Caffarelli, vice-presidente do Banco do Brasil.
Se o celular for da Claro, vale tanto para pré-pago quanto para pós-pago. Se for da Oi e da Vivo, de início, só vale para pré-pagos.
"A tendência é que isso seja uniformizado e que, em breve, valha para pré e pós", diz Caffarelli. O serviço já existia para conta corrente, mas também será comercializado em separado.
A anuidade do cartão doméstico será de R$ 66, que podem ser ser pagos em 12 mensalidades de R$ 5,50.

VOLTA ÀS ORIGENS
Empresas voltaram a produzir esquadrias de alumínio dentro de obras de grande porte para diminuir custos.
A medida era usada há 20 anos, afirma Carlos Alberto Camargo, vice-presidente da Secovi-SP (sindicato do setor imobiliário).
Metade dos sócios da associação nacional dos produtores do setor utiliza a técnica.
"Antecipamos o envio de material e deixamos funcionários à disposição das construtoras", diz Adnei Fernandes, diretor da Epros, empresa que oferece o serviço.

DOURADO

O Shopping Cidade Jardim promoveu uma expansão em suas instalações em abril de 2010 e já planeja a próxima, ainda para este ano. "Uma das novidades será uma "golden store" da Louis Vuitton, com 1.200 m2", afirma José Auriemo, presidente da JHSF.
A companhia também deve lançar outros fundos imobiliários, no rastro dos já existentes. Um dos fundos, em parceria com o Banco do Brasil e o Banco Votorantim, valorizou 4,94% desde o início da negociação das cotas na BM&FBovespa, em dezembro, e 18,29%, só em janeiro.
O fundo foi estruturado a partir da venda de treze andares de uma das torres do Cidade Jardim Corporate Center. Outro produto, em parceria com o Credit Suisse Hedging Griffo, criado em outubro, teve valorização de 6% do lançamento até meados de fevereiro.
"São interessantes para o investidor porque não há incidência de I.R.", diz.
O grupo também tem planos na área residencial. O Parque Catarina, a 50 km de SP, terá bairros em uma área de 7 milhões de m2. "Cerca de 70% do empreendimento será voltado para primeira moradia", afirma.

Universidades... O empresário Eike Batista, presidente do Grupo EBX, foi convidado para dar palestra sobre economia brasileira nas universidades de Columbia, Harvard, Cornell, London Business e Wharton.

...atrás de Eike 
Em 2010, Batista participou de eventos em universidades brasileiras, como Faap e FGV, e foi a encontro de dois dias em Aspen com cinquenta dos principais empresários do mundo.

Tributário
 
A International Bar Association realiza até amanhã, no Rio de Janeiro, evento sobre aspectos fiscais e infraestrutura brasileira para empresas e executivos estrangeiros que pretendam aumentar os investimentos no país.

Nova ligação 
A companhia aérea uruguaia Pluna criará a sua quinta rota no Brasil e fará, a partir do dia 28 de março, cinco voos semanais entre as capitais Brasília e Montevidéu.

FORÇA DOS NOVATOS
Os países que entraram na União Europeia entre 2004 e 2007 cresceram quatro vezes mais que os membros antigos do grupo nos últimos cinco anos, de acordo com a consultoria EIU (Economist Intelligence Unit).
Desde 2006, o aumento anual do PIB de 11 dos 12 novos integrantes da UE foi, em média, de 2,98%. Já os 15 países restantes no bloco cresceram 0,7%.
Nesse período, o organismo teve um crescimento médio de 0,88% ao ano.
Um dos motivos para esse resultado é a crise que obrigou Irlanda e Grécia a pedir empréstimos bilionários.
Portugal deve pedir resgate financeiro neste ano, segundo a consultoria, que também destaca a possibilidade de a Espanha seguir o mesmo caminho até 2012.
A recuperação dos novos membros também foi mais rápida do que a dos demais. No ano que vem, eles crescerão 3,4%, ou o dobro da UE, mostra previsão da EIU.
Malta foi o único país que ficou de fora do estudo da consultoria britânica.
com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK, VITOR SION e ANDRÉA MACIEL

Nenhum comentário: