domingo, fevereiro 27, 2011

ILIMAR FRANCO

FH aprova
ILIMAR FRANCO
O GLOBO 27/02/11

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tem simpatia pela intenção da presidente Dilma Rousseff de delegar missões externas a ex-chefes de governo. Diz que isso é próprio das “democracias maduras”. Considera que nas missões de interesse do Estado, “o chefe de Estado decide em que circunstâncias convidar um ex-presidente para exercer funções internacionais”; sendo que o ex “julgará a oportunidade de aceitar a incumbência”. 

Remando juntos no barco 
Brasil Pode não ser comum, mas existem exemplos no país de atuação internacional conjunta do presidente em exercício com ex-presidentes. Fernando Henrique lembra que, a seu convite, o ex-presidente José Sarney o acompanhou na posse de um presidente mexicano, e que o ex-presidente Itamar Franco representou o Brasil na entrega do Prêmio
Nobel a um líder do Timor Leste. O mesmo ocorreu na morte do Papa João Paulo II, quando o ex-presidente Lula, então na chefia do governo, integrou à comitiva de representantes do Brasil nos funerais os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco e José Sarney.

"O nosso pólo sempre fez da responsabilidade fiscal sua marca, e não o populismo” — Arnaldo Jardim, deputado federal (PPS-SP), criticando a postura dos partidos de oposição na votação do salário mínimo

O CAPITALISMO CHINÊS.
 Os ministros Fernando Pimentel (Desenvolvimento), na foto, e Antonio Patriota (Relações Exteriores) estão indo para a China, amanhã, preparar a viagem da presidente Dilma Rousseff, em abril. O principal contencioso é que a China quer ser reconhecida como economia de mercado, mas, para tal, o Brasil faz exigências como o compartilhamento de estatísticas e dados sobre formação de preços.

Relatório reservado

Antes da reunião sobre a Copa do Mundo, sexta-feira, em São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab teve uma conversa a sós com a presidente Dilma Rousseff. Kassab fez um relato de suas articulações para se incorporarà base do governo. 

Os dois PTs
Os petistas que ocupam cargos no governo estão exultantes com o fortalecimento do PSB. Já os ligados à ação partidária e que estão de olho nas eleições municipais do ano que vem, sobretudo paulistas, estão morrendo de raiva.

Ministra quer reforma de conselho
No momento em que o Conselho de Direitos Humanos da ONU se prepara para aprovar uma moção contra o Irã, a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos), em seu discurso amanhã, na reunião de abertura, pretende criticar o próprio conselho afirmando que os regimes ditatoriais do Oriente Médio, que vivem uma convulsão social, nunca foram alvo de resoluções condenatórias do
órgão por violações aos direitos humanos.

Diálogo
As centrais sindicais serão chamadas para um encontro com a presidente Dilma Rousseff esta semana. Na pauta, a correção da
tabela do IR, o reajuste das aposentadorias, o fim do fator previdenciário e a desoneração da folha salarial.

Segundo escalão
O deputado e ex-governador Anthony Garotinho (PR-RJ) tenta emplacar Elias Assed, ex-Cedae, na superintendência do Dnit no Rio. Ele quer desalojar Marcelo Borges, apadrinhado do deputado Valdemar da Costa Neto (PR-SP).

 TERROR. A nova direção do DEM, sob o comando do senador José Agripino (RN), vai pedir o mandato de todos os seus filiados que aderirem ao partido que o prefeito Gilberto Kassab pretende criar.
 CAÇAS. O ex-presidente Lula conversou com a presidente Dilma Rousseff sobre a compra dos caças para a FAB. Apesar do adiamento, a preferência no governo continua sendo o Rafale francês.
● O EDITOR desta coluna, Ilimar Franco, estará em férias de 28 de fevereiro a 13 de março. No período, a coluna será editada por Fernanda Krakovics.

Nenhum comentário: