quinta-feira, fevereiro 24, 2011

ILIMAR FRANCO

Missões externas
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 24/02/11

A diplomacia presidencial brasileira pode ganhar novos braços. A presidente Dilma Rousseff quer chamar os ex-presidentes para cumprir missões específicas de interesse do Brasil. A ideia agrada ao ex-presidente Lula. Dilma falou de sua intenção com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Ela acredita que o Brasil deveria se mirar no exemplo dos Estados Unidos, onde os expresidentes são tentáculos da política externa.

O Siga paulista e o Cartão SUS

Para acelerar a implantação do Cartão SUS, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) está sendo aconselhado a adotar o programa Siga, da prefeitura de São Paulo. Implantado em 2005, ele tem 8,5 milhões de paulistanos cadastrados, com todo o tratamento registrado,
e já foi adotado por outros 15 municípios paulistas. A diretoria do Datasus, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do ministério, Odorico Monteiro, e o secretário municipal de Saúde da capital paulista, Januário Montone, já fizeram uma reunião de trabalho. A vantagem do Siga é que o sistema já foi testado e a prefeitura concorda em ceder o software.

"O velho PT de guerra defendendo com veemência os R$ 545. O valoroso PSDB se colocando na posição em que eu esperava que estivesse há muito tempo” — Roberto Requião, senador (PMDB-PR), sobre o debate do mínimo

MENOS VIOLÊNCIA NO RIO. O Mapa da Violência, que o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) divulga hoje, mostra que o número de homicídios no Estado do Rio caiu 28,7%, entre 1998 e 2008. O estado é um dos quatro em que esse índice ficou menor. Foi no Maranhão onde o índice de homicídios mais cresceu, passou de 300%. A taxa de homicídios entre brancos, de 2002 a 2008, caiu; já entre os negros, aumentou. 

Meu mundo caiu
Do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), ex-senador, ao entrar no cafezinho do plenário da Câmara: “Isso aqui é uma pobreza.
Lá (no Senado) eles levavam água para a gente (no plenário). Aqui (na Câmara), tem que vir buscar”.

Irreverência
Depois de ouvir um discurso inflamado do senador Lindberg Farias (PT-RJ) a favor do salário mínimo de R$ 545, um sindicalista
que estava na galeria do Senado gritou: “Vai sentar no seu lugar ao lado do (senador Fernando) Collor!”.

Juízes federais podem entrar em greve

Eles prometem entrar em greve no dia 24 de março, para obrigar o Poder Executivo a cumprir decisão do Conselho Nacional de Justiça que concede aos magistrados “simetria” salarial e de condições de trabalho com o Ministério Público. O governo não quer
nem ouvir falar de aumento de despesas não previstas no Orçamento e que não forem aprovadas por lei. A Advocacia Geral da União foi orientada a contestar. 

Nova forma

A aliança PT-PSDB que elegeu o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), está com os dias contados. O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) explica: “As condições que uniram o PSDB e o PT não vão se repetir em 2012”.

Entre dois amores
Representante do PP no ministério, Mário Negromonte (Cidades), ontem, num encontro com deputados e senadores do PTB,
afirmou: “Esse ministério será do PTB também”. Os trabalhistas reclamaram que não tinham pasta. 

 PELA TV SENADO. A presidente Dilma foi ontem, no fim da tarde, para o Palácio da Alvorada, acompanhar o debate e a votação do projeto de lei do salário mínimo. Ao seu lado, o ministro Antonio Palocci (Casa Civil).
 VENEZUELA. Depois de ter visitado a Argentina e o Uruguai, a presidente Dilma Rousseff irá à Venezuela do presidente Hugo Chávez no final de março.
 O SECRETÁRIO de Energia de São Paulo, José Anibal, foi eleito ontem presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Energia.

Nenhum comentário: