terça-feira, fevereiro 01, 2011

ILIMAR FRANCO

Oposição quer CPI
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 01/02/11

O dossiê produzido por petistas sobre a gestão de Furnas vai ser usado pela oposição para pedir a abertura de uma CPI. O deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) vai começar a coletar as assinaturas hoje. Presidente da Eletrobras no governo FHC, Imbassahy tem sido procurado por funcionários da empresa, mas destaca: “O dossiê entregue por Jorge Bittar ao ministro Luiz Sérgio é um subsídio importante para a proposta de CPI”.

PADRINHO. Com a mudança do presidente da República, o governador do Rio, Sérgio Cabral, assumiu uma posição ímpar por manter seu prestígio. Nestes dias, a presidente Dilma Rousseff vai anunciar o jurista que vai substituir Eros Grau no STF. O indicado por Cabral, o ministro Luiz Fux (STJ), será nomeado para a vaga. Fux presidiu, em 2010, a comissão de juristas que propôs mudanças no Código de Processo Civil.

Malas prontas
O governador Raimundo Colombo (SC) pretende trocar o DEM pelo PMDB. Seguirá os passos do prefeito Gilberto Kassab (SP). O partido ficará somente com uma governadora, Rosalba Ciarlini (RN). A oposição está ficando à míngua. 

“É. O seu José acha que todo mundo esqueceu o que ele fez na campanha. O seu José fica tumultuando” — Eduardo Jorge Caldas Pereira,vice do PSDB, numa conversa sobre a sucessão no partido O MINISTRO Edison Lobão (Minas e Energia) afirmou ontem que é “muito provável” que Flávio Decat seja nomeado para presidir Furnas. “Ele tem a minha confiança e a da presidente”, justificou.

A SENADORA Ana Amélia (PP-RS) foi escolhida pelo presidente do PP, Francisco Dornelles (RJ), para ser a vice-líder do partido no Senado.

A SECRETÁRIA de Estado americana Hillary Clinton ligou para o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) no sábado. Conversaram sobre o Haiti.

A maturidade de Dutra
A bancada de senadores do PT estava com reunião marcada ontem para decidir o imbróglio sobre quem começará o rodízio na vice-presidência do Senado: Marta Suplicy (SP) ou José Pimentel (CE). Mas o presidente do PT, José Eduardo Dutra, achou que aquilo não era razoável e mandou os dois se entenderem sozinhos. “Eles têm que ter maturidade. Decide na porrinha”, sugeriu o presidente do partido.

Pragmatismo

Ao lançar candidato à presidência do Senado, o PSOL cumpre papel abdicado por DEM e PSDB. “O PSDB respeitará a proporcionalidade, senão não teria participação na Mesa e nas comissões”, disse o senador Álvaro Dias (PR).

Carandiru

Ao defender a construção de novo prédio, o deputado Sandro Mabel (PR-GO), candidato à presidência da Câmara, comparou o anexo III a um presídio: “É um absurdo a condição dos gabinetes do anexo III. Foi apelidado até de Carandiru”.

Núcleo duro
A presidente Dilma Rousseff já tem seu núcleo duro. Seus três mosqueteiros são: Antonio Palocci (Casa Civil), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Helena Chagas (Secom). Para esses, mais que para outros, vale a lei do silêncio. 

Bittar: “Não tornei público o documento”
O petista Jorge Bittar explica por que entregou um dossiê, contra a atual gestão de Furnas, para o ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionais): “Funcionários de Furnas me procuraram. Entreguei um documento feito por eles para o ministro Luiz Sérgio. Fiz isso porque se trata de coisa séria, sobre pessoas que tomaram essa empresa e não executam as melhores práticas Não se trata de mera disputa pelo poder Não tenho nada contra o PMDB” O secretário municipalde Habitação do Rio não gostou da informação de que o Palácio do Planalto está irritado com sua atuação em Furnas, que envolve a substituição da atual diretoria.

Nenhum comentário: