segunda-feira, janeiro 31, 2011

RUY CASTRO

 Proposta de recall
RUY CASTRO
FOLHA DE SÃO PAULO - 31/01/11

RIO DE JANEIRO - Você sabe o que é recall -recolha, em português. Um fabricante é alertado ou se dá conta de que despejou no mercado um produto com defeito ou fora das especificações. Para evitar problemas, solta um anúncio na praça acusando-se e recolhe o produto -aos milhares, aos milhões, quantos tiver distribuído ou vendido. Daí devolve o dinheiro ou substitui as peças por outras sem jaça.
Pois o Brasil, habituado ao recall de carros, remédios, alimentos, temperos, carrinhos de bebê,fraldas, brinquedos, laptops, pilhas, camisinha e outros produtos, está na iminência de assistir a um recall inédito -de vacas.
Não, você não leu errado. Segundo um blog na internet, um grupo de fazendeiros comprou, a R$ 30 mil a dose, um lote do sêmen congelado de Radar, touro premiado da raça Gir, famoso pelo pedigree, força, beleza, postura e outras qualidades que o tornaram a paixão de milhares de vacas na sua longa carreira amorosa. Radar já morreu há dez anos, mas deixou sêmen suficiente para inseminar manadas e produzir novilhos também campeões e vacas recordistas de leite.
Ainda segundo o blog, alguém suspeitou de que os novilhos gerados por aquele lote, apresentando características que não condiziam exatamente com as do incansável reprodutor, teriam saído de outro touro. Aplicada a humanos, essa história parece enredo de Arthur Schnitzler ou Marcel Pagnol. Pois, pelo sim ou pelo não, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, sempre segundo o blog, irá proceder a um monumental recall de vacas, o primeiro do país.
Tenho pouca intimidade com vacas, exceto no copo ou no prato. Mas estou gostando dessa história de recall. Deveria ser aplicada aos políticos que, passada a eleição, se revelassem com defeito. Mas o importante é que, depois de recolhidos, fossem esterilizados e não ficassem nem para reprodução.

Nenhum comentário: