quarta-feira, janeiro 26, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Mercado futuro
RANIER BRAGON - interino
FOLHA DE SÃO PAULO - 26/01/11

Ainda que aliados de Marco Maia (PT-RS) não enxerguem perigo na candidatura avulsa de Sandro Mabel (PR-GO) à presidência da Câmara, articuladores políticos da presidente Dilma Rousseff demonstram preocupação. Se Mabel mantiver-se na disputa e ultrapassar 130 votos, isso não evita a vitória do petista, mas indica grau de insatisfação perigoso para o caso de votações como a do salário mínimo.
Mesmo diante do desagrado palaciano, Mabel procurou Michel Temer e os ministros Antonio Palocci (Casa Civil), Luiz Sérgio (Relações Institucionais) e Alexandre Padilha (Saúde) para pedir isonomia. "O Marco Maia pode ser Dilma como eu. Mais, não é."


Guerra...
Adversários de Mabel -e alguns correligionários- dizem que problemas de sua empresa (Biscoitos Mabel) com o Fisco também motivam suas atitudes. O deputado nega.

...de bastidor 
Hoje Mabel promete iniciar a campanha com a distribuição de material gráfico. Slogan: "O sonho contra a imposição".

Foice 
De Walter Pinheiro (BA), sobre a reunião da bancada de senadores do PT, amanhã, para definir a disputa entre Marta Suplicy (SP) e José Pimentel (CE) pela vice-presidência do Senado: "Queremos céu de brigadeiro, não briga de picadeiro. Mas por enquanto, o que está previsto é o couro comer".

A postos 
Ala do PMDB do Senado tenta emplacar o ex-ministro das Comunicações José Artur Filardi no comando da Dataprev, empresa de tecnologia e informações da Previdência. Há resistências. Não só do PT, que apadrinha o atual ocupante.

Águas...
 
Eduardo Cunha (PMDB-RJ) reunirá na segunda a bancada do partido no Rio para tirar três opções de nomes para presidir Furnas. E enviará a lista a Dilma Rousseff. Ontem o peemedebista recebeu ligação de Odair Cunha (PT-MG), apontado como interessado em retirar-lhe o poder de influência sobre a estatal.

...de Minas 
Odair diz que a demanda do PT do Estado se resume à manutenção da diretoria que tem hoje. "Não há pleito meu ou do PT pela presidência de Furnas. Só uma opinião, minha, de que ela deve voltar a ser presidida por um mineiro".

Agente duplo 
Não foi coincidência a semelhança de estilo entre o discurso lido ontem por Dilma em São Paulo e os que o ex-presidente Lula proferia quando não improvisava. A redação ficou a cargo da equipe do jornalista Carlos Tibúrcio, que já exercia a função no governo anterior. Mas o "ghost writer" mudará em breve. Tibúrcio deve ir trabalhar no instituto que Lula criará em SP.

Cordão 
Wagner Rossi (Agricultura) ainda tinha, na semana passada, a foto do ex-presidente Lula pendurada no gabinete. E afirmava que manteria o retrato -só iria movê-lo à sala ao lado.

Afago 
Após preteri-lo na montagem do secretariado, Geraldo Alckmin convidou Alberto Goldman (PSDB) para compor o conselho de administração do Metrô. O ex-governador deve receber propostas para integrar outros órgãos consultivos.

Assim não 
Aliados de José Serra se mostram contrariados com os primeiros movimentos de Herman Voorwald na Secretaria de Educação. Consideram que o sucessor de Paulo Renato Souza admite fazer concessões aos sindicatos de professores que podem comprometer o programa de promoção por mérito implantado na gestão anterior.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Tiroteio

"Alckmin colocou uma rede de investigadores no quintal do Paulo Preto, mas esqueceu de investigar a ficha de assessores próximos."
DO LÍDER DO PT NA ASSEMBLEIA PAULISTA, ANTONIO MENTOR, estabelecendo analogia entre a equipe de promotores e policiais destacada para a Secretaria dos Transportes e os processos contra José Ortiz, escolhido para a Fundação para o Desenvolvimento da Educação.

Contraponto

Múltipla escolha

Antes da posse, Paulo Maluf (PP-SP) encontrou-se com Geraldo Alckmin e o cumprimentou pela escolha de três secretários egressos do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) -segundo ele, a "segunda melhor escola de engenharia do país". Ex-aluno da Politécnica da USP, Maluf brincou: "Segunda. Depois da Poli, claro". O tucano reagiu:
-Olha, Maluf, o Emanuel [Fernandes, secretário de Planejamento], aqui do lado, está me dizendo que ele discorda. Ele passou nas duas e optou pelo ITA.

Nenhum comentário: