terça-feira, janeiro 25, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Microfone mudo
RANIER BRAGON - interino
FOLHA DE SÃO PAULO - 25/01/11

Dilma Rousseff completa hoje 24 dias de governo com apenas uma manifestação pública de própria voz, a entrevista em que se dispôs a responder três perguntas por ocasião da tragédia que matou mais de 800 pessoas no Rio. Embora também tenha começado em ritmo bem abaixo do que desenvolveria ao logo de seus oito anos, Lula já havia, em igual período, concedido uma entrevista coletiva e feito cinco discursos, sem contar 13 briefings do seu porta-voz.
Dilma também desapareceu do Twitter desde que venceu as eleições. Há 43 dias ela não escreve nada para as 421 mil pessoas que a seguem no microblog.
Só pra contrariar Nesses quase três meses após o fechamento das urnas, suas manifestações no Twitter se limitaram a três ocasiões, uma delas após sua assessoria ser questionada se ela abandonaria a ferramenta.

Largada?
 
Apesar de avessa a holofotes até agora, Dilma tem quatro eventos públicos previstos para os próximos dias, além de outro planejado à "moda Lula": o anúncio de que remédios para hipertensão e diabetes serão distribuídos gratuitamente pelo Farmácia Popular, promessa de campanha. Hoje, o subsídio é de 90%.

Momo 
A presidente disse a assessores ter a intenção de passar o Carnaval em Fernando de Noronha.

Trololó 
A ênfase de Dilma na palavra "gestão" e a divisão do governo em fóruns levaram um aliado a desabafar: "Por estas e outras o Alckmin ganhou o apelido de Picolé de Chuchu".

Entre nós Passados poucos dias da "trégua" partidária, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e o ministro Antonio Palocci (PT) voltaram ontem à mesa. Um partido atribui ao outro a autoria de acusações recíprocas publicadas na imprensa. A conclusão foi a mesma: a disputa provoca desgaste no governo como um todo.

Café... 
Tucanos mineiros e paulistas voltaram a trocar "bicadas" ontem pelo Twitter. Nárcio Rodrigues, secretário de Ciência e Tecnologia de Minas e aliado de Aécio Neves, postou no microblog texto de José Dirceu como argumento em defesa da candidatura do ex-governador ao Planalto em 2014.

...com leite 
A inspiração do mineiro revoltou Raul Christiano, correligionário de José Serra e dirigente do PSDB-SP: "Não acredito que companheiros de luta pela unidade do partido ecoem o texto de José Dirceu".

Imersão verde 
Fábio Feldmann (PV) reunirá amanhã representantes de ONGs que militam na causa da sustentabilidade para um jantar de "iniciação" com o tucano Bruno Covas, novo secretário estadual do Meio Ambiente.

Identidade 
O slogan "Cada vez melhor", concebido na gestão de Serra, permanece ilustrando as páginas do governo paulista quase um mês após a posse de Geraldo Alckmin.

Carimbo social 
Alckmin encomendou a publicitários um selo para padronizar as ações do programa do Fundo Social focado na qualidade de vida que integrará sete secretarias na capital.

Veja bem 
O futuro líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), diz que não tem relação com a indicação de Paula Maria Motta Lara para a Secretaria de Patrimônio da União. O convite teria sido feito diretamente pela ministra Miriam Belchior (Planejamento), com quem Paula Maria trabalhou na Prefeitura de Santo André.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Tiroteio
"As centrais vão continuar cobrando. Se o governo Dilma não negociar, vamos intensificar nossas manifestações."
DE MIGUEL TORRES, VICE-PRESIDENTE DA FORÇA SINDICAL, respondendo a petistas segundo quem as centrais estariam atuando de forma mais dura do que a oposição em temas como a correção do salário mínimo.

Contraponto

Amuleto genealógico

Recém-empossada secretária de Justiça de São Paulo, a promotora Eloísa Arruda conversava com membros do primeiro escalão do governo paulista quando foi alertada por um colega sobre as medidas preventivas que ela deveria adotar para lidar com possíveis detratores na pasta. Um secretário advertiu:
-Tome cuidado com a inveja...
A secretária prontamente interveio, colocando ponto final na conversa:
-Fica tranquilo. Já tenho arruda no sobrenome.

Nenhum comentário: