terça-feira, janeiro 18, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Entrando no jogo
RANIER BRAGON - interino
FOLHA DE SÃO PAULO - 18/01/11

Aliados de José Serra abandonaram a quarentena pós-eleitoral e já se insurgem contra a trégua de expoentes do PSDB a Dilma Rousseff. A tragédia na região serrana do Rio é o primeiro mote dos serristas, que pregam a responsabilização do governo federal pela ocupação desordenada de áreas de risco, questionando a eficiência gerencial da presidente à frente do PAC. O primeiro a vocalizar o movimento é o senador eleito Aloysio Nunes (SP), para quem o partido deve planejar seu futuro se firmando como "oposição no presente". Enquanto governadores adotam a retórica da parceria federativa, o grupo do candidato derrotado à Presidência tenta reposicioná-lo no tabuleiro.


Na telinha 
O programa de TV dos tucanos, previsto para ir ao ar em fevereiro, será o termômetro da estratégia. Aliados de Serra também querem persuadir Duarte Nogueira (SP), novo líder tucano na Câmara, e Álvaro Dias (PR), no Senado, ao plano de "oposição vigorosa".

Mudança O chefe da assessoria de imprensa de Nelson Jobim (Defesa), José Ramos, será o novo secretário de Imprensa da Presidência.

Headhunter 
Dilma está atrás do nome para comandar a Pré-Sal S.A., a representante da União na exploração. Sondou Guilherme Estrella, diretor da Petrobras, mas ele não teria topado.

Professor 
De um peemedebista, sobre a ênfase de Dilma Rousseff na exigência por técnicos para o segundo escalão: "Daqui a pouco, pra fazer parte do governo o PMDB vai ter de filiar o Luxemburgo e o Felipão".

Veja só 

A divulgação de supostos desvios na Funasa, na casa do meio bilhão de reais, chegou a alegrar setores do PMDB. Danilo Forte, ex-presidente do órgão eleito deputado federal, está desgastado com a cúpula do partido, que o acusa de tentar negociar diretamente com o ministro Alexandre Padilha (Saúde) a sucessão do órgão.

Ação... 

O TJ-MG publicou ontem acórdão confirmando condenação do deputado federal Marcos Montes (DEM-MG) à perda da função pública e à suspensão dos direitos políticos por oito anos. A pena se refere à contratação sem licitação, quando prefeito de Uberaba (1997-2004), de uma ONG ligada ao deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), a Adebrac.

...e reação 
A ONG dava assessoria para convênios com o governo federal. Montes diz que irá recorrer e ressalta que agiu com aval da área jurídica da prefeitura. Afirma ainda que a derrubada pelo TJ da obrigação de ressarcir o gasto - determinada pela 1ª instância -mostra não ter havido dolo.

Disputa 
O deputado do DEM é o candidato de Gilberto Kassab na disputa interna pela liderança da bancada na Câmara. Seu adversário é ACM Neto (BA). Segundo a área técnica da Câmara, se Montes não conseguir anular ou suspender a decisão até o dia 1º, não toma posse.

A postos 

Sobre o jantar que o PR oferecerá hoje em apoio à candidatura de Marco Maia (PT-RS) à presidência da Câmara, fala Sandro Mabel (PR-GO): "Continuo prospectando a possibilidade de sair candidato. Só decidirei na última semana". Ele diz ter informado à legenda que não continuará na liderança do partido em 2011.

De foice 
Depois das negociações por cargos no segundo escalão, Henrique Eduardo Alves (RN), líder do PMDB na Câmara, tem novo abacaxi nas mãos: são sete os candidatos do partido à vice-presidência da Casa.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

Tiroteio


"O governo age politicamente, prejudicando o agricultor, que gera emprego, e protegendo os sem-terra, que agem contra a lei."
DO PRESIDENTE DA UDR, LUIZ ANTONIO NABHAN GARCIA, sobre o governo estadual buscar terras devolutas para assentamento e, segundo ele, não agir contra invasões no Pontal do Paranapanema (SP).

Contraponto


Paraíso
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) participava em setembro de uma sessão de homenagem ao Hospital de Base de Brasília, na Câmara, quando começou a listar o nome dos médicos presentes.
Em determinado momento, fez uma pausa e, antes de iniciar o discurso propriamente dito, afirmou, se dirigindo ao plenário:
-Quero dizer que pela primeira vez lamento não ser hipocondríaco. Porque este seria o lugar ideal para passar uma tarde.

Nenhum comentário: