sexta-feira, janeiro 14, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

No papel
RANIER BRAGON interino
FOLHA DE SÃO PAULO - 14/01/11


Os principais assessores do novo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, promoveram reunião em Brasília na quarta-feira da semana passada para discutir os problemas na liberação dos recursos destinados à prevenção de desastres.
Na ocasião, o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, afirmou que uma das medidas fundamentais é a construção de uma sede própria para ampliar o Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres). Chamada à reunião, a ONG Contas Abertas mostrou, porém, que até agora não saiu nenhum centavo para a obra, embora haja previsão de recursos desde o Orçamento de 2009.


Modesto Hoje o Cenad funciona nas instalações da Defesa Civil, numa sala com tímida infraestrutura.

Eu também Na segunda, o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) manifestou a intenção de também criar um "grande programa" de previsão de catástrofes naturais, após visita ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos.

Flashback Surpreendido pelos deslizamentos e inundações que afligiram Angra dos Reis (RJ) e a Baixada Fluminense há um ano, Sérgio Cabral falou na época em "radicalizar" as políticas de ocupação do solo. Questionado à ocasião sobre a retenção de dinheiro para as obras de prevenção, disse que a imprensa mais confundia do que esclarecia.

Reforço Até anteontem no exterior, Cabral insistiu na visita da presidente Dilma Rousseff ao Rio. Aliados admitiam: com isso, ele dividia o holofote nada desejado.

Redução de danos Depois da operação de descarregamento da represa Paiva Castro, que agravou a enchente em Franco da Rocha, o governo paulista montou um QG de emergência para tentar esclarecer os motivos da medida. A Sabesp instalou uma tenda na cidade e mandará hoje caminhões para a limpeza de ruas.

Sem-teto A chuva desalojou dirigentes da Secretaria Estadual da Educação, que tiveram que deixar ontem os gabinetes no centro de SP em razão das infiltrações. Os bombeiros chegaram a interditar parte do prédio.

A ver 1 Movimentos sociais e sindicatos andam reclamando de falta de interlocução com o governo. Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), que responde pela área, está em férias. E a presidente não deu sinais de que pretende conversar diretamente, nem mesmo sobre o espinhoso tema do salário mínimo.

A ver 2 Reclama o deputado Paulinho (PDT-SP), da Força Sindical: "Na campanha, levei quatro processos e tive de pagar R$ 25 mil de multa para o Serra, tudo em defesa da Dilma. E agora não tem nem muito obrigado?"

Psiu Ministros telefonaram ao Planalto tentando se "inscrever" para falar na reunião ministerial de hoje. Só a própria Dilma e Guido Mantega (Fazenda), porém, terão a palavra garantida.

Vigilância Auxiliar de longa data do secretário Saulo de Castro Abreu Filho (Transportes) e ex-diretor da Kroll, Laurence Casagrande Lourenço presidirá a Dersa, empresa paulista na qual atuava Paulo Preto, personagem polêmico da campanha.

Canteiro Sérgio de Oliveira Alves, ex-presidente da CDHU no biênio 2005-06, assumirá a CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços), responsável pelo gerenciamento e planejamento das obras do Bandeirantes.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Depois do furor eleitoral, Dilma passa a agir conforme a lógica de que adiar as reformas é a solução para não contrariar interesses."
DO DEPUTADO FEDERAL ARNALDO FARIA DE SÁ (PTB-SP), sobre manifestação da presidente, nos bastidores, de que pretende postergar o debate sobre as reformas tributária e política, promessas eleitorais.

contraponto

Lanterninha

Criticado em Sergipe por uma suposta demora em anunciar o secretariado de seu segundo governo, Marcelo Déda (PT) se defendeu tirando uma casquinha do colega de partido Jaques Wagner, governador da Bahia, também em segundo mandato.
Anteontem, no mesmo dia em que os dois estavam em Brasília, Déda replicou no Twitter informação de que Wagner anunciaria "nos próximos" dias seu secretariado. E acrescentou o seguinte comentário:
-Prá quem acha que eu demorei...

Nenhum comentário: