sábado, janeiro 08, 2011

MÔNICA BERGAMO

FORA DE COMPASSO
MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SÃO PAULO - 08/01/11 

O Ministério Público entrou com ação para obrigar a Prefeitura de SP a enquadrar as escolas de samba que têm quadras e barracões em áreas públicas. Pede que a administração cumpra um decreto que a obriga a cobrar das agremiações 3% do valor dos terrenos, que deveria ir para o Funcad, o fundo municipal para a infância. Também mira os barracões instalados embaixo de pontes e viadutos: quer que os materiais inflamáveis sejam retirados imediatamente. E, a longo prazo, exige que os espaços sejam desocupados de vez. 

UM SAMBA POR VEZ 
A prefeitura diz que não foi intimada e que está analisando caso a caso a situação das escolas. Promete adotar as "medidas administrativas adequadas" quando o processo estiver concluído. O projeto Fábrica de Sonhos, que prevê alojar todos os barracões do grupo especial em um espaço de 77 mil m2, só deve ficar pronto para o Carnaval de 2013. 

PERSPECTIVAS 
Recuperado da maratona eleitoral, o ex-governador José Serra (PSDB) dá sinais de que vai ficar mesmo no Brasil. Ao contrário de 2002, quando foi derrotado por Lula na eleição presidencial, ele não pretende viajar para uma temporada de estudos no exterior. Está inclinado a entrar no concorrido e bem remunerado circuito de palestras. 

VERDE E CINZA 
Cerca de 50 árvores secas serão substituídas no canteiro central da Rebouças amanhã. A Subprefeitura de Pinheiros começou a revitalização da avenida nos últimos dias, quando 40 novas mudas já foram plantadas. 

"ESTOU ÓRFÃO DE PATRÃO", DIZ O MORDOMO DE LILY MARINHO 

Mordomo de Roberto Marinho desde 1985, Edgard Peixoto, 52, conviveu com Lily Marinho a partir de 1990, quando ela foi morar com o fundador da TV Globo na mansão do Cosme Velho, no Rio. Ele falou à coluna, anteontem, após o enterro da patroa, morta na quarta. 


Folha- Como você está? Edgard Peixoto - Estou me sentindo órfão de patrão. A metade foi há sete anos, quando o doutor Roberto faleceu. Agora, perco a segunda parte. Na falta dele, a gente acabou sendo amigo. Hoje me sinto só. Estou só. Cheguei agora [quinta-feira], olho a casa vazia e não tenho, de imediato, reação. 

Já sabe o que vai fazer?É cedo para falar. Eles são uma família muito acolhedora. O doutor João Roberto [um dos filhos de Roberto Marinho], anteontem, ligou me tranquilizando. O estado dela era gravíssimo. A gente sabia que era questão de horas. Ele disse que faço parte da história dessa casa. Talvez vire centro cultural. 

O que aprendeu com Lily?
Ela me deu vários conselhos. Um tão bom que não esqueci. Ela me chamou de lado quando eu me separei da minha primeira mulher: "Feche os olhos. Você não pode ficar de mal dos seus filhos. Não vá destruir a sua família por causa de uma mulher". Ao botar a roupa de que ela mais gostava [para o enterro], passou um filme na minha cabeça. 

Você a visitava todos os dias no hospital?
Sim. Sofri muito mais do que ela. Uma vez, a gente falou de uma amiga dela que ficou meses no CTI. E ela me disse: "Quando você me vir daquele jeito, veja se pode desligar [os aparelhos]". A médica falou que não podia, e eu disse: "Eu sei. Também não vou fazer". Quando a vi naquela agonia, eu fiz uma oração e pedi a Deus para tirá-la desse sofrimento. Cheguei em casa, o telefone tocou. Senti um alívio. 

O que ela pedia no hospital?
Não falava em ausência nem em morte, mas me pediu que não deixasse faltar nada pros netos. No dia de Natal, ela teve vontade de comer uma fruta, mas estava em dieta líquida. Escolheu: "Quero cereja, pêssego e ameixa. Você me entrega amanhã?". No dia seguinte, já estava entubada. Foram as últimas palavras que troquei com ela. 

Como foi o almoço para Dilma Rousseff na campanha?
Eu disse: "Dona Lily, a senhora se prepare. É pessoa pública e não posso impedir jornalistas. Ela tá em campanha, precisa disso. Como vou barrar a imprensa? Vão achar a gente antipático". 

E os flamingos da mansão?
Todo mundo quer conhecer. Uns chamam de garça, outros de ganso. Todas as fotos de dona Lily são com os flamingos. Sabia que tiveram filhotes? Depois de 15 anos, nasceram cinco, em 2008. Morreu um, ficaram quatro. Já estão grandes. 

Eles sentirão falta da dona?
Ela mandava eles virem para perto, depois mandava espantar, para vê-los sair correndo, fazendo barulho. Eles devem sentir falta. Vou cuidando deles, enquanto vejo o que acontece. 

ROMEU POP 
João Gabriel Vasconcellos será Romeu em "Juventude Interrompida", adaptação de "Romeu e Julieta", de Shakespeare, que estreia na quinta, no Sesc Copacabana, no Rio. O ator causou frisson em 2010 ao fazer um gay no longa "Do Começo ao Fim".

BRILHO OFUSCADO 
A joalheria italiana Bvlgari na rua Haddock Lobo, nos Jardins, fechou as portas após cinco anos. A marca, segundo a assessoria, não sabe se fará uma reforma no local ou se procurará outro ponto. 

CORRA, LEA 
A transexual Lea T., filha de Toninho Cerezo, desembarca no dia 28, em SP, para a prova de roupa do desfile feminino de Alexandre Herchcovitch na SPFW. No dia seguinte, sobe à passarela, e no dia 30, volta à Europa.

DIÁRIO OFICIAL 
A peça "Pterodátilos", de Marco Nanini, ficará em São Paulo por 20 semanas-e não por 20 encenações. A produtora do ator diz que foi autorizada pelo MinC a captar cerca de R$ 929 mil, mas "até o presente momento não captou nenhum recurso". 

REIS E RAINHAS 
Chico Millan comandou a festa do Dia de Reis em seu Bar Balcão, anteontem, nos Jardins. A cineasta Tata Amaral e a advogada Maria Stella Gregori passaram por lá.

CURTO-CIRCUITO

O cantor Mateus Sartori faz show de lançamento, na sexta, de seu CD "Franciscos", com músicas de compositores como Chico Buarque e Chico Anysio. Às 21h, no Sesc Pompeia. Classificação: 12 anos. 

Joel Velasco é o novo vice-presidente sênior da empresa americana Amyris. 

O Astronete promove hoje, às 23h, a primeira festa Discotexxx do ano, com os DJs convidados 2Fattydjs, Whaterverson e Juliano Lopes. Classificação etária: 18 anos. 

O DJ uruguaio Southmen se apresenta hoje no Parador Maresias. Amanhã à tarde, Fadi Alameddine toca no local. Classificação: 18 anos. 

com ELIANE TRINDADE (interina), DIÓGENES CAMPANHALÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: