quarta-feira, janeiro 05, 2011

MÔNICA BERGAMO

MÃOS À OBRA
MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SÃO PAULO - 05/01/11


Caio Blat anda com as mãos manchadas de tinta há mais de um mês, por causa da peça "Um Coração Fraco", que estreia na sexta, no teatro Sérgio Porto, no Rio. O ator interpreta um copista no espetáculo dirigido por Priscilla Rozenbaum. "Não dá tempo de tirar a tinta das mãos. Todo mundo me pergunta na rua. Meu filho, de dez meses, fica olhando espantado, curioso", diz.


PARAÍSO ABERTO

Turismo em terras indígenas, em que o visitante pode fazer trilha na floresta com os índios, participar com eles de pescas artesanais e dormir em tabas servidos com comida preparada na própria aldeia. O projeto, em estudo na Funai (Fundação Nacional do Índio), deve ser implantado até o fim deste ano. Mesmo paraísos como Raposa Serra do Sol, em Roraima, deverão ser abertos ao público.

CONTROLE
Um piloto da proposta já está sendo implantado no sul do Amazonas, próximo de Humaitá, com os índios tenharim, que devem ser os primeiros a receber visitantes. A Funai pretende desenvolver turismo ecológico e sustentado, com número limitado de participantes e com os recursos sendo recebidos diretamente pelos índios. O Brasil tem hoje 650 terras indígenas.

FILA INDIANA
A chegada, ao mesmo tempo, de vários chefes de Estado ao Planalto para a posse de Dilma Rousseff gerou uma fila na porta do banheiro. Como havia apenas um toalete para as autoridades, Fernando Lugo, presidente do Paraguai, e Kim Hwang-Sik, primeiro-ministro da Coreia do Sul, entre outros, tiveram de aguardar a sua vez.

CORRIDA DE GARFOS
O almoço da 86ª São Silvestre reuniu, entre outros, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e o secretário municipal de Esportes, Walter Feldman (PSDB-SP). José João da Silva, que venceu a corrida nos anos 1980, e o cônsul italiano, Marco Marsilli, sentaram-se à mesa na Fundação Cásper Líbero, presidida por Carlos Francisco Bandeira Lins.

NÃO FUI
Ilda Martins Silva, 79, ex-companheira de cela de Dilma Rousseff na prisão durante a ditadura, não foi à posse da presidente. "Não fui convidada, mas não fiquei chateada. Ela tem tanta coisa na cabeça, imagina se ia lembrar", diz ela, que mora em SP. A aposentada assistiu à cerimônia pela TV. "Adorei quando ela chorou."

NÃO FUI 2
A fotógrafa Nair Benedicto, 70, outra ex-colega de prisão de Dilma, também não foi convidada para a posse, mas cogitou fotografar o momento histórico. "Só não fui porque tive um problema no joelho." Ela também gostou de ver a presidente chorar. "É bom mostrar emoção."

O DEVER ME CHAMA
E o deputado eleito Gabriel Chalita (PSB-SP), que fez a interlocução de Dilma com lideranças religiosas durante a polêmica do aborto na campanha eleitoral, diz que não foi à posse da presidente porque tirou o final de ano para escrever novo livro.
"Serão correspondências fictícias entre Sócrates e Thomas More. Falará bastante de política." Entrega a obra no final de janeiro.

PRIMEIRO EU
Na posse de Bruno Covas (PSDB-SP) como secretário do Meio Ambiente, seu antecessor, Pedro Ubiratan de Azevedo, chamou atenção ao dizer, no discurso, que "a gente tem que homenagear quem sai, não quem entra". E enumerou 21 projetos de sua gestão e de Xico Graziano.

ORATÓRIA
Novo secretário de Energia do Estado, José Aníbal (PSDB-SP), começou seu discurso de posse citando o ex-governador Mário Covas, que dizia existir dois tipos de discurso: o longo e o bom. Aníbal falou por 35 minutos.

DOIS EM UM
Tanto José Aníbal quanto Edson Giriboni (PV-SP), novo secretário de Saneamento de Geraldo Alckmin, brincaram com o fato de que foram necessários dois homens para substituir uma mulher, Dilma Pena, ex-secretária de Saneamento e Energia.

DANÇA DO POSTE
A festa de lançamento do longa "Bruna Surfistinha", estrelado por Deborah Secco, acontecerá no dia 21 de fevereiro na famosa boate Love Story, no centro de SP. O filme, baseado na história real de uma garota de programa, teve uma de suas cenas rodada na casa noturna.

DANÇA DAS CADEIRAS
Convidados como os músicos Sandra de Sá e Jards Macalé assistiram à transmissão de cargo do ex-ministro da Cultura Juca Ferreira à sua sucessora, Ana de Hollanda. A cerimônia no Museu da República, em Brasília, anteontem, também foi presenciada pela cineasta Tizuka Yamasaki e pelo ator Sérgio Mamberti.

CURTO-CIRCUITO

O musical "Peter Pan" terá curta temporada, entre os dias 14 e 30, no teatro Alfa. Livre.

O fotógrafo Diego Kuffer inaugura a exposição "Caderno de Anotações", no sábado, no clube A Hebraica.

O clube Alberta #3 faz hoje a primeira festa Rocks OFF do ano. Classificação: 18 anos.

A loja Diane von Furstenberg, no shopping Iguatemi, faz venda especial com descontos de até 60%.

A festa SuperTrash, na sexta, no clube Vegas, na rua Augusta, terá como tema "Shakira X Ke$ha". Katylene, Cleycianne, Daniel MS, Armando Saullo e Marcele Becker serão os DJs convidados. Classificação etária: 18 anos.

com ELIANE TRINDADE (interina), DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: