quarta-feira, janeiro 12, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Cota de pessoas com deficiência não é atingida em todos os bancos
MARIA CRISTINA FRIAS

FOLHA DE SÃO PAULO - 12/01/11

Com programas especiais e investimento na capacitação, os bancos têm se destacado na contratação de pessoas com deficiência, mas nem todos atingem o número determinado pela Lei das Cotas, aprovada em 1991.
Desde então, a legislação determina que ao menos 5% dos funcionários de empresas com mais de mil empregados sejam "portadores de necessidades especiais".
HSBC e Santander já atingiram esse índice.
No caso do HSBC, os funcionários com deficiência realizam um programa de inclusão de nove meses, de acordo com a diretora-executiva Vera Saicali.
O Santander, que chegou à cota no final do ano passado, "intensificou o trabalho com esse público em 2005", conta a superintendente-executiva, Maria Cristina Carvalho.
O Itaú Unibanco tem mil vagas abertas para pessoas com deficiência. "Temos uma equipe exclusiva de 15 pessoas para a capacitação desses funcionários", segundo o diretor Adriano Lima.
O Bradesco, por sua vez, também afirma aperfeiçoar a área. "Estamos adotando várias iniciativas para inserção de outras pessoas com deficiência", segundo o diretor José Luiz Bueno.
O Banco do Brasil tem apenas 0,8% do quadro preenchido por funcionários com deficiência auditiva, física, mental ou visual. O BB afirma contratar todos os candidatos dessa categoria que acertam 50% das perguntas da prova de seleção.
"Os bancos são exemplos para as outras empresas. É o setor que mais contrata deficientes" diz Mônica Costa Almeida, da Plura Consultoria.
Por oferecer melhores cargos que os demais segmentos, o setor bancário é o mais procurado, segundo Andrea Schwarz, presidente da consultoria i.social Soluções.
"Há muitas empresas de outros setores que preferem pagar multa por não cumprir a cota a investir em capacitação", diz. "Tem companhia aérea que contrata funcionário para deixar em casa."

Alívio... Lançada em junho de 2010, a Jucesp On-line registrou, até dezembro, mais de 6 milhões de acessos. Houve queda de 50% do movimento na Junta Comercial do Estado de São Paulo.

...na Junta A Jucesp On-line permite a realização via internet da maioria dos serviços que antes só eram feitos presencialmente na Junta Comercial, órgão responsável pelo cadastro, registro e atualização de empresas comerciais.

Rastro A Tracker do Brasil, empresa de rastreamento de veículos, registrou, no último trimestre de 2010, alta de 41% no índice de roubo e furto de automóveis, ante o período de 2009. Eventos com utilitários e veículos pesados caíram 95% e 26%, respectivamente.

OTIMISMO BRASILEIRO
O povo brasileiro é um dos cinco mais otimistas em relação à economia mundial em 2011, de acordo com pesquisa Gallup Internacional.
Apenas 9% dos 2.002 entrevistados do país disseram que esperam um ano de dificuldades econômicas.
O número, semelhante ao da população vietnamita, só é superior ao da Nigéria, 2%.
Questionados sobre o que esperam para 2011, 56% dos brasileiros responderam "prosperidade econômica".
O país com entrevistados mais pessimistas é a França, onde 61% afirmaram que o ano será de recessão.
Nos Estados Unidos, 45% disseram que 2011 será melhor que 2010, enquanto 22% responderam o contrário.
A pesquisa foi realizada entre outubro e dezembro passados, em 53 países de quatro continentes.

EMPREGO DE PAPAI NOEL
Foram geradas 140 mil vagas temporárias em todo o país antes do Natal de 2010, segundo levantamento da Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário).
Cerca de 30% dos postos de trabalho foram preenchidos por jovens em primeiro emprego.
Após as festas, 39 mil trabalhadores tiveram seus contratos temporários transformados em efetivos.
O comércio, que foi responsável pela abertura de aproximadamente 98 mil vagas, concentrou a maior parte das contratações.
Os maiores empregadores no período foram as lojas de rua, os shoppings e os supermercados.
A indústria foi responsável por 30% das contratações.
Os segmentos de alimentos, bebidas, bens de consumo, vestuário, brinquedos, eletrônicos e papel foram os que mais contrataram.
com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e VITOR SION

Nenhum comentário: