sexta-feira, janeiro 28, 2011

ILIMAR FRANCO

A partilha
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 28/01/11

A presidente Dilma Rousseff e o vice Michel Temer conversaram sobre o processo de preenchimento dos cargos de segundo escalão. Na conversa, Temer citou uma lista de peemedebistas que a apoiaram nas eleições, mas que foram derrotados nas disputas regionais. O partido foi informado de que a presidente deu sinal verde para que eles sejam aproveitados. A intenção do governo é definir o segundo escalão até o dia 20 de fevereiro.

Turbulência na Cnen
A mudança de governo gera turbulência interna na Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Um grupo de funcionários se rebelou contra o presidente Odair Dias Gonçalves. O estopim foi o relatório de atividades da Cnen, divulgado nesta semana. Na publicação, Gonçalves reclama de “certo autoritarismo” dos técnicos da instituição. Para ele, a idade média dos funcionários é “alta”, o que desestimularia “processos mais eficientes e cumprimento de metas e prazos”.

Caiu para cima
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), está radiante. O presidente da Eletrobras, José Antonio Muniz, vai deixar o cargo, mas voltará para a presidência da Eletronorte. O governo planeja construir 61 hidrelétricas na região. A bancada me deu apoio porque isso era natural. Qual a conspiração que pode haver nisso?” — Sérgio Guerra, senador e presidente do PSDB (PE)

Diálogo surreal

Principal liderança do PR, o deputado Valdemar Costa Neto (SP) tentou enquadrar anteontem o deputado Sandro Mabel (GO), que insiste em ser candidato à presidência da Câmara. “Se você continuar com isso, vai ser expulso”, esbravejou Valdemar. “Então você vai ter que expulsar o presidente da Câmara”, respondeu Mabel, que, contrariando todos os prognósticos, acredita que pode derrotar Marco Maia (PT-RS).

Novos tempos
O proprietário de um tradicional restaurante de Brasília, para ilustrar a mudança no país desde a redemocratização, lascou: “Estes dias contei e tinha 12 algemados aqui”. Ele se referia aos graúdos que já estiveram atrás das grades. 

Pressão sobre Geraldo Alckmin
Sem ter como pressionar Aécio Neves, José Serra foi para cima do governador Geraldo Alckmin (SP) para tentar reverter o apoio à recondução de Sérgio Guerra à presidência do partido. Ligado a Alckmin, o novo líder na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), também está na linha de tiro. Os dois tentaram ontem minimizar a manobra. Cobrado, o líder disse ao deputado Jutahy Júnior (BA), aliado de Serra, que, na véspera da reunião da bancada, avisou a Alckmin do abaixo-assinado de apoio a Guerra. Alckmin teria dito que era imprudência fazer isso agora. Nogueira disse ainda a Jutahy que, quando viu o documento circulando, tentou falar com o governador de novo, sem sucesso. 

O MINISTRO Luiz Sérgio (Relações Institucionais) informou ao PMDB e ao PT que a presidência de Furnas será uma indicação do PMDB. Mas que a presidente Dilma Rousseff quer um nome técnico. 

AVULSO. Se não for escolhido na bancada para a vice-presidência da Câmara, o deputado Gastão Vieira (PMDB-MA)vai lançar candidatura avulsa no plenário.

O EX-PORTA-VOZ da presidência Marcelo Baumbach vai ser embaixador comissionado do Brasil no Haiti. Ele pleiteava o segundo posto do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA).

Nenhum comentário: