quarta-feira, janeiro 19, 2011

ILIMAR FRANCO

Entre a vontade e a realidade
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 19/01/11

A reforma política virou um mantra dos parlamentares. O Instituto FSB Pesquisa ouviu, em dezembro, 307 deputados e 33 senadores, entre reeleitos e novos, e 87% deles disseram que gostariam de votar uma reforma política no primeiro semestre deste ano. O problema é que os partidos não têm uma proposta comum do que mudar. Na última tentativa de fazer mudanças na legislação partidária e eleitoral, uma ala do PT derrotou a proposta do próprio partido. O segundo item que os parlamentares gostariam de votar, 78%, é uma reforma tributária. Esta pode ir adiante, pois o governo Dilma vai apresentar propostas de mudança.

Porta da rua

O PMDB da Bahia se reúne hoje para decidir se abre processo de expulsão do prefeito de Salvador, João Henrique. Ele não apoiou a candidatura de Geddel Vieira Lima ao governo do estado e, na reforma do secretariado, excluiu o partido. 

Tem o simbolismo
. A presidente Dilma Rousseff e eu não aceitamos ser derrotados na primeira votação” — Luiz Sérgio, ministro das Relações Institucionais, sobre as eleições para a presidência da Câmara.

Adesão

A bancada do Rio anunciará apoio à candidatura do deputado Marco Maia (PT-RS) à presidência da Câmara em jantar no dia 27. Entre os que participarão do anúncio estão o governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes. 

Mabel e a pauta social

A bancada empresarial é a principal entusiasta da candidatura do líder do PR, Sandro Mabel (GO), à presidência da Câmara. Está preocupada com a pauta sindical, que inclui a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e a concessão de novos direitos para os trabalhadores terceirizados. Com a candidatura inviabilizada, Mabel tentou até ontem receber um apelo pessoal da presidente Dilma Rousseff, que ficaria lhe devendo um favor, para não concorrer.

Pé no acelerador

O governo federal vai baixar um decreto mudando as regras de licenciamento ambiental para a exploração de petróleo. O licenciamento passará a ser concedido por campo, e não mais como é hoje, por poço perfurado. O objetivo é agilizar o processo e reduzir os entraves para a exploração do pré-sal. Os técnicos da área ambiental que preparam a mudança argumentam que o modelo atual, de analisar cada poço, é uma “deformação”.

A mudança na Sabesp

Embora o governador Geraldo Alckmin já estivesse propenso a nomear a ex-secretária de Saneamento e Energia Dilma Pena para a presidência da Sabesp, a inundação da cidade de Franco da Rocha acelerou a mudança. Na sexta-feira, a Agência Nacional de Águas reclamou que o problema teria sido provocado por razões comerciais. Segundo a ANA, a Sabesp deveria estar liberando desde novembro a vazão de água do sistema de represas da Cantareira. 

CANDIDATO a líder do DEM, o deputado Marcos Montes (MG) reage à divulgação de sua condenação pelo Tribunal de Justiça mineiro: “Estou assustado. A briga pela liderança ganhou uma proporção”.

SE DEPENDESSE do ministro Fernando Haddad (Educação), Joaquim Neto continuaria na presidência do Inep, apesar dos sucessivos problemas no Enem e agora no Sisu. Mas Joaquim não aguentou a pressão.

A MINISTRA dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, vai hoje à Região Serrana do Rio verificar denúncias de adoção ilegal de crianças.

Nenhum comentário: