terça-feira, janeiro 18, 2011

ILIMAR FRANCO

Vaccarezza caiu
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 18/01/11

A derrota na disputa pela presidência da Câmara inviabilizou a permanência de Cândido Vaccarezza (PT-SP) na liderança do governo na Câmara. O novo líder do PT, Paulo Teixeira (SP), articula para que o cargo seja ocupado por alguém que seja afinado com o futuro presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS). Estão em campanha e com seus nomes submetidos à presidente Dilma Rousseff: Arlindo
Chinaglia (PT-SP) e Henrique Fontana (PT-RS).

Dilma se encontrou com Lula

A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula da Silva se encontraram pela primeira vez, desde a transmissão do cargo, no
último domingo, em São Paulo. O Palácio do Planalto não confirma o encontro. O teor da conversa é um mistério. Eles estiveram
juntos na escala da viagem de retorno de Dilma de Porto Alegre para Brasília. Um amigo da presidente contou que eles não conversavam desde a posse de Dilma. No início de sua gestão, a presidente adiou decisões que estavam para serem tomadas no governo anterior, como a compra dos caças para a Força Aérea e a criação de um marco regulatório para a mídia. 

NA BRIGA
. O senador José Agripino (DEM-RN) abandonou o discurso de que só disputaria a presidência do partido se fosse o candidato de consenso e resolveu partir para a briga. Apesar de o grupo do ex-senador Jorge Bornhausen ter pedido para Agripino disputar a direção da sigla, por baixo do pano está estimulando a candidatura de Marco Maciel. “Sou candidato com a missão de unificar o partido”, disse Agripino. 

No pelourinho

● Candidato a líder do DEM na Câmara, Marcos Montes (MG) tem contra si decisão do Tribunal de Justiça mineiro que o condenou por improbidade administrativa quando era prefeito de Uberaba (MG). Ele pretende recorrer ao STJ.

Critério
● Com o apoio dos petistas, o governador socialista Cid Gomes (CE) atua para tirar a engenheira Cristina Peleteiro da diretoria de infraestrutura do Dnocs. Alegam que ela foi indicada pelo exministro e deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA).

Definido o novo líder do PSB
● O deputado Gabriel Chalita (SP) não tem nenhuma chance, apesar do apoio do governador Cid Gomes (CE). O novo líder do PSB na Câmara será Ana Arraes (PE), mãe do governador Eduardo Campos. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) fez consultas na bancada e ela tem o apoio de 29 dos 34 deputados. Pesou na escolha o fato de Chalita ter apenas um ano de partido e de Ana ter o respeito da bancada e de líderes aliados. 

Retrato completo do crime e da violência
● O Ministério da Justiça terá, em março, um relatório da violência no país. Tratase de uma pesquisa, com 183 itens, contratada ao Datafolha, que vai revelar o percentual da população que já foi vítima de furto, roubo, fraude, sequestro, agressão, ameaça, ofensa
sexual, discriminação e violência doméstica. A pesquisa também vai avaliar a atuação das polícias Militar e Civil. Os dados vão subsidiar as propostas do governo federal para melhorar a segurança pública. 

 QUINHÃO. Além da Conab e da Casa da Moeda, o PTB também quer a Superintendência de Seguros Privados (Susep), vinculada ao Ministério da Fazenda. O PTB deu apoio oficial a José Serra, mas os parlamentares do partido fizeram campanha para Dilma Rousseff.
 UM ANO depois das eleições, a senadora Marina Silva (PV-AC) volta à Campus Party hoje. Ela assistirá à palestra de Al Gore sobre o futuro da internet. 
 O EX-PORTA VOZ da Presidência Marcelo Baumbach é candidato a ocupar o segundo posto do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA).

Nenhum comentário: