sábado, janeiro 15, 2011

ILIMAR FRANCO

Ala vip
ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 15/01/11

Bastou a presidente Dilma Rousseff reafirmar, na reunião ministerial, que a prioridade de seu governo será o combate à miséria, com a criação de um comitê formado pelos ministérios do Desenvolviniento Social, Educação, Saúde, Planejamento e Fazenda, para que vários ministfos se candidatassem a integrá-lo. Polidamente, a presidente disse "não" a todos os oferecidos, pois "o comitê já estava constituído" e todos poderão participar apresentando suas sugestões de ações. .

O be-a-bá da política

O ministro Luiz Sérgio (Relações Institucionals) aconseIhou ontem seus colegas, na reunião ministerial, a adotarem como rotina receber deputados e senadores. "N!nguém gosta de ser convocado pelo Congresso. Para que isso não aconteça, tem que reservar espaço para receber os parlamentares", disse ele, de acordocom os presentes. Luiz Sérgio também pregou unidade de ação; Foi um recado para o niinistro Carlos Lupi (Trabalho), que criticou o valor do salário minimo proposto pelo governo."É natural divergir na formulação, mas, depols que vira proposta, tem que defender, senão fraciona a base", afirmou Luiz Sérgio.




"Divergências públicas não são mais possíveis, tem que ser esgotadas internamente" - presidente - Dilma Rousse// na abertura da reunião ministerial




CAVALO DE PAU

A presidente Dilma Rousseff não gostou da confusão criada pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde) com o PMDB. Disse a ele que não dá para começar o govemo dando "cavalo de pau", em referência às trocas de comando feitas na pasta sem negociação prévia. Dilma lembrou ainda que o ano começa com 22 Medidas Provisórias a serem votadas pelo Congresso. Ou seja, não dá para ter crise na base aliada.

Missão

O diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, permaneceu no Rio ontem para comandar pessoalmente o restabelecimento da energia elétrica na região atingida pelas fortes chuvas..Ficou por determinação da presidente DIlma Rousseff.

Improdutivo

A presidente Dilma Rousseff encerrou a reunião ministerial ontem dizendo que essa foi a primeira e a última desse tipo. Ela prefere fazer reuniões setorials. "Desse jeito é inviável, não dá para aprofundar nada", reclamou a presidente.

Resgates devem ser o foco

Os prefeitos de Teresópolis, Jorge Mário Sadlek, e de Petrópolis, Paulo Mustrangi, na reunião com a comitiva presidencial, só falaram de verbas para a reconstrução. A presidente Dilma Rousself discordou.de ambos: "Nessas primeiras horas, o foco deve ser resgatar as pessoas. Elas precisam ser socorridas para evitar mais mortes. A reconstrução é assunto para depols". Ontem, na reunião ministerial, ela repetiu o mesmo racíocinio.

Sem apoio, candidatura descartada

O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, ligou ontem, no final da manhã, para o deputado Marco Mala (PTRS) comunicando que o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) não disputará a presidência da Câmara. "Ele não está retirando porque nunca colocou", disse o presidente do partido a Maia. O engajamento do PSB na candidatura petista foi decisivo para implodir os planos de Aldo. O comunista sempre dizia que estava aguardando cartas. Pelo visto, elas não chegaram.

O MINISTRO Antonio Palocci (Casa Civil) ficou com a tarefa, na reunião ministerial, de cortar a palavra dos ministros que extrapolassem os cinco minutos estabelecidos para cada pronunciamento.

GÊNIO. O prefeito paulistano Gilberto Kassab, que se filia ao PMDB em março, quer manter o controle do DEM paulista, eleger Marcos Montes (MG) lider do DEM, e tirar o DE&i nacional das mãos dos aecistas.

O LÍDER do PSB, Rodrigo Rollemberg (DF), anuncia segunda-feira o apoio do partido a candidatura de Marco Mala (PT-RS) à presidência da Câmara.

Nenhum comentário: