quarta-feira, janeiro 19, 2011

EDITORIAL - FOLHA DE SÃO PAULO

A volta do tesoureiro
EDITORIAL
FOLHA DE SÃO PAULO - 19/01/11


A nova tentativa de Delúbio Soares de reintegrar-se aos quadros do Partido dos Trabalhadores concatena-se com o intuito declarado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de desmontar a "farsa do mensalão".
Único expulso do PT, em 2005, por "gestão temerária" das finanças da agremiação, Delúbio permaneceu calado nos momentos mais difíceis, em obediência que seria exemplar em qualquer organização stalinista. Quando falou, foi para jurar fidelidade à sigla. "O PT não é um partido", disse ainda em 2005, "é meu projeto de vida".
À medida que o julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal se aproxima, os petistas movimentam-se para receber de volta o homem que arcou sozinho com boa parte da culpa para reduzir danos no governo e proteger autoridades mais altas.
A campanha eleitoral, que impediu a mais recente tentativa do ex-tesoureiro de reingressar no PT, em 2009, terminou com a vitória de Dilma Rousseff. Agora, só uma intervenção dela, na avaliação dos quadros do partido, impediria a reintegração.
Transcorridos cinco anos e meio das revelações sobre o mensalão, o discurso de Lula de que tudo não passou de uma "tentativa de golpe" para apeá-lo do poder encontra ressonância no petismo e em setores da esquerda.
Mas a fantasia se esvanece à simples leitura da denúncia do procurador-geral da República. Formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e outros crimes -segundo a peça de acusação- tiveram o intuito de "garantir a continuidade do projeto de poder do Partido dos Trabalhadores mediante a compra de suporte político de outros partidos e do financiamento futuro e pretérito de suas próprias campanhas eleitorais".
O possível retorno de Delúbio Soares objetiva fornecer certo amparo partidário ao ex-dirigente. Abandonado na estrada, ele poderia pôr em risco o plano lulista de reescrever a história.
"Nenhuma pena é eterna", afirmou o líder do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza, um dos entusiastas da reabilitação do ex-tesoureiro. A frase é tanto mais verdadeira para os apaniguados do petismo, sempre agraciados pela mão acalentadora de Lula.

Nenhum comentário: