sexta-feira, janeiro 28, 2011

ANCELMO GÓIS

Noel sem cigarro
ANCELMO GÓIS
O GLOBO - 28/01/11

Um grande painel com a imagem de Noel Rosa vai enfeitar a Estação Morro do Adeus do teleférico do Complexo do Alemão, no Rio.
Seu autor, o artista plástico Valmir Vale, inspirou-se na mais famosa foto do Poeta da Vila (veja acima). Mas... teve a liberdade de tirar o cigarrinho. Fez bem. 

Isto é PMDB
Renan Calheiros flerta com a oposição para afastar o bloco petista do comando de algumas comissões do Senado. Mas quem conhece o líder do PMDB sabe que ele rompe o namoro em troca de mais alguns cargos no governo. 

Periga virar tango
Os argentinos não se conformam com a viagem de Obama ao Brasil e ao Chile. Uma coleguinha portenha conta que a revolta é grande na terra do tango: 
— Ele vai sobrevoar a gente e não vai descer!

Dolce far niente
Ana Paula dos Santos, primeira-dama de Angola, passa nova temporada de férias no Rio. O casal tem bens no Brasil.

Ei, é a outra

Um internauta feliz com a eleição de Dilma enviou à presidente, via site do Planalto, uma mensagem de parabéns. Segunda, recebeu de volta o aviso de que a comunicação não se estabeleceu por problemas técnicos. Até aí tudo bem. Mas a resposta era assinada pelo... “presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

Biografia de Salazar
Chega às livrarias em fevereiro, pela portuguesa Leya, “Salazar — Uma biografia política”, de Filipe Ribeiro de Menezes, historiador português radicado em Dublin, na Irlanda. O ditador português ficou no poder de 1932 a 1968.

Cinzas do passado
Em entrevista à “Contigo”, Cissa Guimarães, a querida atriz, contou ter jogado as cinzas do filho Rafael aos pés de uma palmeira no jardim de casa. O gesto, como saiu aqui, foi, com todo o respeito, reprovado por técnicos do Jardim Botânico do Rio. Segundo eles, poderia prejudicar a árvore.

Segue...
A atriz escreveu para avisar que tomou “todos os cuidados” antes de depositar as cinzas:
— Eu jamais faria qualquer coisa que fizesse mal a uma planta. Tenho sítio na serra, onde já plantei várias árvores. 

E mais...

A mãe coragem conta que até contratou um agrônomo.
— O agrônomo estudou o terreno e recomendou que a árvore fosse uma palmeira. Ele sabia o tempo todo da minha intenção de pôr ali parte das cinzas. A palmeira está linda e saudável. 

Celso Barros contratou Maurício Mat- tos, outra vez, para produzir e operar o camarote da Unimed na Sapucaí, que terá o Fluminense como tema.

O livro “Os lençóis e os sonhos”, de Orlando Senna, foi Menção Especial no Prêmio Literário Casa de las Américas.

Em dezembro, aumentou 131% a minutagem de ligações de longa distância da TIM, comparada a 2009.

O tenente-coronel Cláudio Carneiro assume hoje a direção do Instituto de Cartografia da Aeronáutica.

A Unisuam realiza Vestibular Solidário domingo.

A exposição “Mundo Jurássico” es-tá todo dia no Extra 24h, na Barra.

Hoje, a Paraíso do Tuiuti recebe a Mangueira para seu grito de carnaval na Rua Conde de Leopoldina 294.

No pátio
A Team, voadora miúda com rota regular para Macaé, RJ, e que transporta, na maioria, funcionários da Petrobras, está há uma semana sem decolar. A Anac proibiu a empresa de operar por falta de um equipamento em seu avião.

Presente de grego
Ontem à tarde, antes de Vasco 1 x 3 Boa Vista, pelo Campeonato Carioca, Sérgio Cabral cortou, por seu aniversário de 48 anos, um bolo cheio de cruzes de malta, símbolo de seu time. Disse, coitado, que era o dia da virada.

Troca de mãos
O grupo Porcão comprou o restaurante Johnnie Pepper, no Via Parque, na Barra, no Rio. É o primeiro do grupo fora do ramo de churrascaria.

Paulo do Leblon
Há cerca de um ano, retiraram a placa que dava o nome de Paulo Mendes Campos a uma pracinha do Leblon. A viúva do escritor, Joan, mora em frente à praça e jamais recebeu uma explicação.

Troca de nome
A prefeitura de Nilópolis, RJ, decidiu demolir o Teatro Jornalista Tim Lopes, homenagem ao saudoso coleguinha assassinado. Vai construir no lugar num centro cultural que abrigará o Teatro Teresa Rachel. Nada contra Tereza, claro. Mas por que mudar o nome?

No mais
A contar de hoje, faltam 2.016 dias para os Jogos de 2016. Isto quer dizer... nada.

Nenhum comentário: