quarta-feira, dezembro 29, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Oferta e procura 
 Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 29/12/2010

Na reta final da montagem de sua equipe, Geraldo Alckmin alijou Alberto Goldman e sinalizou inflexão mais profunda que a esperada por José Serra no Bandeirantes. Com apoio do antecessor, o governador trabalhava para assumir a Secretaria de Saneamento, que seguirá com tutela sobre a Sabesp e o Daee.
Decidido a entregar a pasta ao PV e inclinado a mover Andrea Matarazzo para a Comunicação, Alckmin chegou a convidar Goldman para a Cultura. Diante do insucesso de seu pleito, o governador fez circular a versão de que recusara convite para o secretariado. E o eleito deve mesmo manter Matarazzo onde está.

Olímpico O neurocirurgião Jorge Pagura, dirigente da Federação Internacional de Natação e ex-secretário de Saúde da capital, é o favorito para ocupar a pasta de Esportes na cota do PTB.

Panelaço O calendário de protestos no novo governo Alckmin tem tudo para ser inaugurado já no dia da posse. Policiais civis e militares prometem concentração em frente à Assembleia para acompanhar o deslocamento do governador eleito ao Bandeirantes. A categoria cobra reajuste salarial em 2011.

Pose final A agenda de Lula na manhã de 31 de dezembro está reservada para "despachos internos". Na verdade, o presidente fará nova sessão de fotos com ministros e secretários.

Palanque O PT de São Bernardo pede que seus militantes carreguem Lula nos braços na festa que será promovida na noite de sábado para recepcioná-lo. O partido oferecerá um caminhão de som "caso o presidente queira discursar", mesmo depois do dia cheio em Brasília.

Via satélite Lula cancelou a viagem a Caetés (PE), inicialmente prevista para ontem. Mas hoje, em cerimônia no Palácio do Planalto, inaugurará de forma remota a prometida agência do INSS em sua cidade natal.

Doce lar Acompanhada de duas secretárias, a presidente eleita Dilma Rousseff conheceu ontem em detalhes sua futura morada, o Palácio da Alvorada. A primeira-dama Marisa Letícia a ciceroneou durante o "tour".

Sub do sub Antonio Palocci quer deslocar Beto Vasconcelos, hoje subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, para a secretaria executiva da pasta. A troca de cadeiras está praticamente selada. Depende apenas da palavra final de Dilma, que a princípio pretendia levar Vasconcelos, com quem mantém estreita ligação, para auxiliá-la na Presidência.

Fica como está Luiz Azevedo, atual secretário-executivo de Alexandre Padilha nas Relações Institucionais, ficará no cargo sob a gestão de Luiz Sérgio (PT-RJ), ministro que assume a pasta na segunda-feira.

Voto em lista Aliados de Henrique Eduardo Alves (RN) garantem que, dos 79 deputados que assumem em fevereiro, 60 já assinaram documento pela sua recondução à liderança do PMDB no próximo ano. A relação de nomes será entregue à Mesa Diretora da Casa de forma apenas protocolar, o que evitaria disputa interna.

Tira-teima Peemedebistas se deliciam com a possibilidade de o "bloquinho", composto por PC do B, PSB e PDT, liderar movimento em favor de candidato alternativo ao do PT à presidência da Câmara. Motivo: este será o primeiro embate no Congresso após a posse de Dilma. Portanto, servirá como uma espécie de "teste de fidelidade" na bancada governista.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Quando insiste em dizer que o mínimo vai ficar nos R$ 540, Lula imita FHC. Será que ele quer que esqueçamos o que fez?"
DO SECRETÁRIO-GERAL DA FORÇA SINDICAL, JOÂO CARLOS GONÇALVES, sobre o fato de o presidente reafirmar que o novo valor do salário mínimo em 2011 contemplará o INPC, sem aumento real, como era tradição em seu mandato.

contraponto

Leitura dinâmica

A Comissão de Finanças da Assembleia paulista avaliava dias atrás o relatório do Orçamento de 2011 quando o PT iniciou obstrução dos trabalhos.
O petista Rui Falcão pediu que o relator, Bruno Covas (PSDB), lesse as 20 páginas de seu parecer e cada uma das 2.020 emendas acatadas, num expediente para retardar a votação.
Um deputado governista brincou:
-Será que o Rui acha que todo mundo aqui é o Tiririca? Tem que ler tudo isso para entender?

Nenhum comentário: