segunda-feira, dezembro 27, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Malha fina
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 27/12/10 

O Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, pediu ao ministro do STF Joaquim Barbosa que envie ofício à Receita Federal requisitando a última declaração de imposto de renda dos réus da ação penal do mensalão. O objetivo é conhecer a atual situação financeira dos denunciados para evitar multas irrisórias ou abusivas na eventual fixação das penas.
Para o advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, a iniciativa pressupõe que haverá condenação: "O pedido não é desarrazoado, embora não seja comum na Justiça Criminal. Em 34 anos de advocacia criminal, nunca tinha visto algo assim". 

Anexo 1 O PGR pediu para juntar ao processo do mensalão ação de cobrança ajuizada em 2005 contra o PT pelas empresas de Marcos Valério e por seu amigo e advogado Rogério Tolentino. 

Anexo 2 Também deverá ser juntada a denúncia oferecida contra Roberto Jefferson a partir da divulgação de um vídeo de 2005 no qual o então diretor dos Correios Maurício Marinho aparece recebendo propina e descrevendo uma suposta estrutura clandestina de arrecadação de dinheiro na estatal. 

2014, o jogo Em sua recente visita a Pernambuco, Lula aconselhou o governador Eduardo Campos, para lá de insatisfeito com o tratamento dispensado ao PSB na montagem do ministério de Dilma Rousseff, a viajar mais e dar entrevistas a veículos de alcance nacional. 

Sem fundo Depois de assegurar a manutenção de Carlos Lupi no Ministério do Trabalho, o PDT tem agora dois objetivos imediatos: colocar Osmar Dias na presidência de Itaipu e conquistar o comando da Eletrosul.
Para este cargo são oferecidos o deputado Dagoberto Nogueira (MS) e o secretário-geral do partido, Manoel Dias. 

Uma mão... No caso de Osmar Dias, o pleito do PDT é bem recebido por setores do PT interessados em manter por perto o neoaliado, de olho nas eleições de 2014. 

...lava a outra Daqui a quatro anos, Dias poderia tentar voltar ao Senado, numa composição com a senadora eleita Gleisi Hoffmann (PT), potencial candidata ao governo do Paraná.

Na berlinda O Conselho Nacional de Justiça encerra o ano com duplo desgaste: entidades de magistrados questionam a corregedora, ministra Eliana Calmon, e o Supremo Tribunal Federal vem anulando afastamentos de juízes determinados pelo órgão de controle externo. 

Onde pega Eliana Calmon é criticada por citar casos de corrupção sem no entanto apresentar nomes. Pressionada por advogados e associações de juízes, ela já foi aconselhada a renunciar. 

Marcha a ré 1 Por entenderem que o CNJ havia atropelado os tribunais, Celso de Mello, Gilmar Mendes e Marco Aurélio, do STF, concederam liminares reconduzindo à função juízes de MT, MG e DF afastados pelo conselho. 

Marcha a ré 2 A decisão mais recente beneficiou ex-presidente de associação de juízes federais afastado por Eliana Calmon, que se antecipara ao plenário do CNJ. 

Herança Com a iminente ida do tucano Bruno Covas para a Secretaria de Meio Ambiente, o deputado estadual Pedro Tobias se credencia para a presidência do PSDB-SP.
Ligado a Geraldo Alckmin, é médico e tem base eleitoral em Bauru. 

Mais um Já na disputa pela presidência da Assembleia, a saída de Bruno do páreo parece não ter surtido o efeito desejado pelo núcleo alckmista. Roberto Engler, que cumpre o sexto mandato, ofereceu seu nome à bancada. Celino Cardoso também segue na disputa interna, ao lado do favorito Barros Munhoz, que pleiteia a recondução à Mesa. 

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI
tiroteio"O ministério da Dilma é um time sem grandes estrelas e com dois "bad boys: Pedro Novais e Ideli Salvatti. Se continuar assim, corre o risco de ser rebaixado."
DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre a equipe confirmada pela presidente eleita para o primeiro escalão federal a partir do próximo dia 1º.
Contraponto#lulafeelings 
A o ouvir Lula ensaiar sua enésima despedida do poder, na cerimônia de balanço dos oito anos de governo, um ministro olhou para o colega ao lado e disse, com um suspiro:
-Ele está indo embora mesmo... 
O outro retrucou: 
-É, mas se ele ligar pra você depois de 1º de janeiro, eu aposto que você vai atender, não vai?

Nenhum comentário: