terça-feira, dezembro 14, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Olho no cronômetro 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 14/12/2010

Um adversário resume a situação de Gilberto Kassab na véspera da eleição para a presidência da Câmara paulistana: "O prefeito está como o Fluminense na última rodada. Só depende dele". Pelos cálculos da oposição, José Police Neto (PSDB), apoiado por Kassab, tem 28 dos 55 votos. O campo que reúne "Centrão" e PT trocou ontem a candidatura de Milton Leite (DEM) pela do petista Chico Macena, na tentativa de atrair os dois vereadores do PC do B e virar o placar. Não funcionou, e horas depois Leite era novamente candidato. Como não há prazo para inscrição, o bloco segue à procura de uma alternativa "que agregue".

Camarote Segunda corrente petista, a Mensagem ao Partido assiste à disputa entre Cândido Vaccarezza (SP) e Marco Maia (RS) pela presidência da Câmara dos Deputados concentrada num só objetivo: eleger Paulo Teixeira (SP) líder da bancada.

Mais um Com a bancada do PT, que se reúne hoje, em ponto de fervura, além de candidaturas avulsas em fase de "teste", também Júlio Delgado (PSB-MG) resolveu sondar colegas sobre a possibilidade de se lançar à presidência da Câmara.

Vespeiro Em privado, Lula tem opinado que também o Senado deveria adotar um rodízio entre PMDB e PT no comando da Mesa.

Deixa comigo Ao escalar sua equipe econômica com Andrea Calabi (Fazenda) e Emanuel Fernandes (Planejamento), Geraldo Alckmin sinaliza que, ao contrário de José Serra, assumirá a interlocução com o setor produtivo. O tucano diz a aliados que considerou o antecessor "duro" com o empresariado, em particular na substituição tributária.

Cabo eleitoral Em campanha para permanecer na presidência nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE) acompanhou o anúncio dos secretários de Alckmin e foi saudado efusivamente pelo governador eleito ontem no escritório de transição.

Não, obrigado Favorito para a pasta do Meio Ambiente, Fábio Feldmann avisou à equipe de Alckmin que não gostaria de virar secretário em razão de compromissos já assumidos com palestras e eventos internacionais.

Dúvidas Perguntas ouvidas no QG peemedebista: Se Ciro Gomes (PSB) for para a Integração, com quem ficará a direção do Departamento Nacional de Obras contra a Seca, que o PMDB esperava abocanhar? Se Ciro assumir a Saúde, como ficará a Funasa, reduto histórico do partido de Michel Temer?

Deixa disso Não faz muito tempo, Temer manifestou a intenção de recorrer à Justiça contra Ciro pelos xingamentos deste ao PMDB. O entorno de Dilma Rousseff convenceu-o a desistir.

Só pensa naquilo Um aliado avalia a preferência de Ciro pela Saúde, que Dilma não quer lhe dar: "É a eterna competição com o Serra".

Pires... Queixa dos deputados do PSB: se tudo sair como deseja Dilma, Ciro terá um ministério, e o presidente do partido, Eduardo Campos, indicará Fernando Bezerra Coelho para outro. Para a bancada, nada.

...na mão O PSB chegou a sugerir que Dilma mantivesse Portos e Aeroportos em estruturas diferentes, para que um deputado do partido viesse a ocupar uma das pastas. As chances de sucesso da proposta são remotas.

Tenaz Apesar dos esforços de Dilma para manter Márcio Fortes nas Cidades, tudo caminha para que o PP vença a resistência da presidente eleita e instale no cargo Mario Negromonte (BA).

Por que não eu? A longa lista de insatisfeitos inclui o PSC, que segue à míngua. O partido elegeu 17 deputados, contra 15 do PC do B, com espaço cativo na Esplanada.

tiroteio

"Imagine se um WikiLeaks da vida revelasse o que os partidos aliados estão falando uns dos outros na disputa para compor o primeiro escalão de Dilma."

DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), sobre a malcontida insatisfação das muitas legendas à procura de espaço no ministério da petista.

contraponto

Desidratação


Lula se dirigia ontem ao microfone, na cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Direitos Humanos, quando notou o que o aguardava no púlpito e resolveu fazer piada:
-Acho que pensaram que eu passei a noite bebendo, porque tem três copos de água aqui para mim...
E ainda completou:
-Eu acho que é água benta...

Nenhum comentário: