domingo, dezembro 12, 2010

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA

Cabe mais um?
RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 12/12/10  

A partilha de cargos no governo de Dilma Rousseff ganhou mais um ingrediente: a necessidade de apaziguar a disputa interna no PT pela candidatura à presidência da Câmara. Como a temperatura na bancada subiu bastante, ameaçando a perspectiva de unidade em torno de Cândido Vaccarezza (SP), a avaliação é que será preciso compensar de algum modo os outros postulantes, Marco Maia (RS) e Arlindo Chinaglia (SP). Ou então compensar Vaccarezza para eleger Maia -Chinaglia, embora já tenha comandado a Casa, é hoje menos viável. A bancada se reúne nesta terça-feira para tentar chegar a uma definição.

Vem de longe Dilma tem dito a quem toca no assunto que não pretende se envolver na disputa interna do PT pela candidatura a presidente da Câmara, mas correligionários lembram que não é muito boa a relação dela com Marco Maia. No Rio Grande do Sul, ela era mais ligada a Olívio Dutra, e Maia, a Tarso Genro. 

Efeito Erenice Um conhecido de longa data anotou: figuras próximas de Dilma atingidas por algum "tiro" noticioso na campanha ou na transição foram mantidas, ao menos por ora, a prudente distância do primeiro escalão. Aconteceu com Valter Cardeal, diretor de Engenharia e Planejamento da Eletrobrás, e com Maria das Graças Foster, diretora de Gás e Energia da Petrobras. 

Sem conversa O futuro ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA), já foi devidamente informado: por determinação de Dilma, Márcio Zimmermann substituirá o sarneyzista José Antonio Muniz Lopes na presidência da Eletrobrás. 

Ciranda Com a ida de Ideli Salvatti para o Ministério da Pesca, seu ex-marido, Eurides Mescolotto, deverá sair da presidência da Eletrosul. O cargo será ocupado por um nome da ala do PT de Santa Catarina que perdeu a Pesca para a senadora. 

No prejuízo Cinco anos depois de abalar as CPIs derivadas do mensalão, a "promotora de eventos" Jeany Mary Corner anda cheia de lamentações em Brasília: alega que a "caixinha" feita à época para que não abrisse a boca -e a agenda- jamais chegou às suas mãos.

Na companhia Dos seis ajudantes de ordens que Dilma terá à sua disposição na Presidência, quatro serão mulheres. Gilles Azevedo, futuro chefe de gabinete, já entrevista as candidatas. 

É festa! Dois palcos para shows comemorativos da posse serão montados na Esplanada dos Ministérios: um na praça dos Três Poderes, outro em frente à catedral. 

Sexta super Uma vez encerrado o ciclo de reuniões com as bancadas de partidos aliados, Geraldo Alckmin deve anunciar um pacote de secretários na tarde do dia 17, depois da diplomação dos eleitos. Antes, o tucano pode fazer indicações pontuais. 

Linha vermelha As seguidas panes no metrô de SP preocupam a equipe de transição. De posse dos relatórios de diagnóstico do setor, o futuro secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, pretende designar força-tarefa para minimizar os problemas de superlotação e atraso em 2011. 

Holerite O reajuste salarial de 26% para governador e secretários nos dias finais do atual governo criou atrito adicional entre os tucanos e o funcionalismo. Servidores da educação bombardeiam Alckmin pelo Twitter desde a aprovação do aumento pela Assembleia Legislativa. 

Emenda Deuzeni Alberto Goldman (PSDB) institucionalizou a figura da "vice-primeira-dama". Decreto do tucano muda a lei que rege o Fundo Social e permite que o cônjuge do governador nomeie, para assessorá-lo no órgão, o "par" do primeiro na linha de sucessão no Estado. 

tiroteio

"O Zé Dirceu já confirmou presença. Resta descobrir se o Lula vai convidar a Erenice."

DO DEPUTADO VANDERLEI MACRIS (PSDB-SP), sobre o evento que reunirá no Palácio do Planalto, nesta quarta, ministros e ex-ministros do atual governo.

Contraponto

Feira livre

Durante a sabatina de Alexandre Tombini no Senado, Eduardo Suplicy (PT-SP) fez longa intervenção para argumentar que os preços dos alimentos não devem ser excluídos do cálculo da inflação. Aloizio Mercadante (PT-SP) alertou Alexandre Tombini:
-Como os alimentos estão pressionando o custo de vida, se você não responder essa questão corremos o risco de o Suplicy trazer ao plenário uma saca de feijão e uma vaca!

Nenhum comentário: