quinta-feira, dezembro 23, 2010

MÔNICA BERGAMO

Fora fumacê 
Mônica Bergamo 

Folha de S.Paulo - 23/12/2010

Apenas 0,5% dos estabelecimentos fiscalizados desde o início da Lei Antifumo, em 2009, foram multados em SP. O Procon vistoriou 65 mil pontos e aplicou 312 autuações. O governo atribui o resultado ao "alto grau de aceitação da lei". A maior parte das multas (193) foi aplicada nos primeiros meses da lei.

CERCO
Já pela Lei da Entrega, que obriga as empresas a informarem data e hora em que levarão o produto que venderam ao endereço do consumidor, o Procon multou 201 empresas, ou 54% do total fiscalizado. A Lei do Perdimento, que autoriza o governo a confiscar combustível adulterado dos postos, resultou em 160 mil litros apreendidos em um ano. Parte desse volume é reprocessado e doado à Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiros e a outros órgãos públicos. Vinte e dois postos foram multados e 16, lacrados.

GRASSI DE VOLTA
Antonio Grassi, que deve ser a figura chave do Ministério da Cultura na gestão de Ana de Hollanda, ainda não tem cargo definido na pasta. Ele vai ocupar "alguma posição essencial", disse a ministra à coluna. Mas não obrigatoriamente a secretaria executiva, como se imaginava. "Estamos conversando."

COMO TODOS
E Ana diz que é falsa a sensação de que Dilma Rousseff não poderá demiti-la com facilidade. "A minha relação com o Lula é muito próxima", diz a nova ministra. Para o atual presidente, seria difícil cobrá-la. Já a relação com a futura presidente, na visão de Ana, será profissional: as duas só tinham se encontrado uma vez, no aniversário de cem anos de sua mãe, dona Memélia.

DESDE SEMPRE
E Chico Buarque, irmão de Ana, ficará distante do Ministério, como faz desde sempre, diz ela. "Ele não se mete nessas coisas." Até a manhã de ontem, eles não tinham conseguido nem se falar.

LOTAÇÃO MÁXIMA
A cantora Paula Toller, do Kid Abelha, passa o Natal na pousada Maravilha, em Fernando de Noronha. O hotel, que no ano passado foi fechado por um xeque árabe para o Réveillon, tem diárias de R$ 4.500.

ENVIADA ESPECIAL
Arianna Huffington, do site The Huffington Post, ganhou jantar em sua homenagem na casa de Donata Meirelles e do publicitário Nizan Guanaes, anteontem, no Jardim Europa. Entre os presentes, Olavo Setubal Jr. e Ricardo Marino, do Itaú, o publicitário Sérgio Valente, João Joaquim de Almeida Braga, do Icatu, Rogério Fasano e a argentina Carolina Larriera, namorada do diplomata Sérgio Vieira de Mello quando ele morreu, em 2003.

PÓS-OPERATÓRIO
Silvio Santos consultou seu cirurgião plástico, Pedro Albuquerque, em novembro. Queria retocar a operação que fez há cerca de um ano na região das olheiras. Albuquerque o desaconselhou e o apresentador tocou em frente sua viagem para Miami. Silvio costuma brincar que não tem santa melhor que "Nossa Senhora da Plástica".

TÔ FORA
O presidente do Corinthians, Andres Sanchez, não endossa o Palmeiras e o SPFC na disposição de contestar contrato assinado pela Federação Paulista de Futebol com a agência que comercializará para os clubes a publicidade em placas nos estádios. Dirigentes dos clubes afirmam que os termos da negociação foram incluídos no acordo que assinaram, dando anuência, sem que fossem avisados. "Quando você assina, você já sabe. O São Paulo tinha que ter falado antes de assinar", diz Sanchez.

ASTRO
Tiririca já recebeu três propostas para autorizar que a sua vida vire um filme. A primeira, e que tem a preferência da equipe do deputado eleito, veio do cineasta André Klotzel e do produtor Luiz Carlos Barreto. Mas outras duas, de grupos empresariais dispostos a ligar suas marcas à força popular da imagem do palhaço, também estão na mesa. Elas preveem a contratação de um diretor para realizar o projeto.

COMBINADO
Não está descartada uma combinação entre a proposta de Klotzel/Barreto e a dos outros de patrocinarem a ideia.

CURTO-CIRCUITO

A cantora Blubell lançará o disco "Eu Sou do Tempo em que a Gente se Telefonava" com show no dia 21 de janeiro, no Sesc Pompeia. Livre.

A festa Danceteria, do clube Hot Hot, terá edição extra hoje, às 23h30. 18 anos.

A prisão de seis funkeiros por apologia ao crime, na semana passada, será debatida hoje durante exibição do filme "Favela on Blast", no cinema Estação Botafogo, no Rio. Participam o diretor Renato HBL, o DJ Sany Pitbull e Renato Barreiros, ex-subprefeito de Cidade Tiradentes (São Paulo).

Stefanie e Natasha Shprecher estão produzindo as tortas vienenses Sacher Torte. À venda na Casa Santa Luzia e Steff Confeitaria.

Nenhum comentário: