sábado, dezembro 11, 2010

MÔNICA BERGAMO

A IGREJA TEM QUE ORIENTAR OS ELEITORES 
MÔNICA BERGAMO
FOLHA DE SÃO PAULO - 11/12/10

De terno preto, dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, recém-nomeado cardeal pelo papa Bento 16, chega a um lounge VIP do shopping Iguatemi, onde aconteceu a pré-estreia do filme "Aparecida - O Milagre", sobre a padroeira do Brasil. "Trouxe a batina na pasta, caso tenha outro cardeal aí", diz ele, que viajou a SP de helicóptero. Depois de um lanche com cerejas, damascos e sanduíches, ele falou à coluna:

Folha - Como recebeu a nomeação como cardeal?
Dom Raymundo Damasceno - Primeiro é a surpresa, um certo temor, evidentemente, um certo sentimento de humildade diante da tarefa a cumprir. Mas ao mesmo tempo tem um sentimento de gratidão a Deus por ter a oportunidade de fazer uma experiência eclesial em âmbito universal. E um sentimento de gratidão também ao Santo Padre, ao papa [Bento 16], por confiar na minha pessoa, uma vez que os cardeais são os colaboradores mais próximos no âmbito do governo da igreja.

O senhor esteve com o papa logo depois de ele ter dito que os bispos brasileiros deveriam intervir na política brasileira e condenar o aborto.
Aquela declaração do Santo Padre evidentemente não foi motivada pela campanha política que se realizava no Brasil naquele momento, entende? O Santo Padre tem se colocado de uma maneira muito firme em defesa da vida, e achou conveniente dirigir essa mensagem. Eu creio também que é um tema de discussão política, porque se trata da vida, e é importante que o eleitor, para exercer de uma maneira livre, responsável, o seu voto, conheça as posições dos candidatos em certas questões, digamos, éticas, morais.

Houve a interpretação de que a posição favorecia o candidato José Serra.
Não, não, não teve propósito nesse sentido. Foi simplesmente a afirmação de uma tese que para nós é fundamental. E inegociável.

Houve grande envolvimento de parte da igreja na eleição.
A igreja não deve assumir posição político-partidária, mas também não pode deixar de dar critérios, orientações para o eleitor. A igreja é separada do Estado, mas não é separada da sociedade.

Qual a importância de Aparecida para a igreja do país?
Aparecida é uma referência. São milhões de romeiros que acorrem diariamente de todas as partes do Brasil, do Norte, Sul, Leste e Oeste. Recebemos pessoas das mais diversas categorias. Sempre digo: temos romeiros de helicóptero, de carro, de ônibus, a cavalo e a pé.

Dom Damasceno assistiu à sessão ao lado da socialite Maricy Trussardi. Abençoou vidros de água benta e puxou uma "Ave Maria". Os convidados, incluindo o sindicalista e ex-deputado Luiz Antônio de Medeiros, rezaram. "Sempre fui devoto", diz ele. Sua mulher, Lenita, diz que Medeiros tem 11 imagens de Nossa Senhora na cabeceira.

Rosangela Lyra, uma das socialites que organizaram a pré-estreia, diz a Maria Pia Ugolini que "o filme vai aumentar nossa legião. Você viu que minha filha saiu de lá, né?". Ela é mãe de Caroline Celico, mulher do jogador Kaká -e "lá" é a Igreja Renascer em Cristo, com quem os dois romperam. "O Kaká também saiu?", pergunta o ator Murilo Rosa, protagonista do filme. Rosangela confirma, e ele comenta: "Fico muito feliz. Um ídolo como ele, é muito perigoso errar desse jeito".

DIÁLOGO
O médico Miguel Srougi reunirá 35 professores titulares de medicina de SP para um almoço em torno do governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB-SP) nos próximos dias. A ideia é trocarem ideias para a área da saúde.

COISA DE JOVEM
Ao falar sobre juventude para a revista "Alfa" que está nas bancas, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) diz o seguinte: "Todo mundo teve 18 anos... Ah, experimentou um baseado com 18 anos? Sim. E ponto final."

ENTREGA EXPRESSA
O Iasp (Instituto dos Advogados de São Paulo) mandou um ofício para o presidente Lula, em outubro, pedindo urgência na escolha do 11º primeiro ministro do STF. Só neste mês chegou a resposta, da Diretoria de Documentação Histórica: o documento foi encaminhado à Casa Civil para "análise e eventuais providências".

MINAS NO CHILE
Ronaldo Fraga inaugura em Santiago, no Chile, uma mostra no Museo de la Moda com peças de sua coleção inspirada em Pina Bausch.

ARRASTÃO
Ontem, às 7h30, vários andares de um prédio na rua Gustavo Teixeira, em Perdizes, sofreram um arrastão.

MIL COISAS
Na plateia de debate sobre "Tropa de Elite 2", nessa semana, Monica Serra, mulher do ex-governador José Serra (PSDB-SP), disse ter se surpreendido com as referências do diretor José Padilha e do roteirista Bráulio Mantovani. "Não é só imaginação e ação. É uma vida que vai lapidando o artista."

EM BRANCO
Monica Serra, por sinal, diz que não faz a menor ideia sobre o futuro político de seu marido: "Não tenho opinião, não penso nessas coisas. Não vai sair [na imprensa]: "a Monica acha isso, a Monica pensa aquilo'".

DEPOIS DA FEIRA
O Skol Sensation, evento de música eletrônica que acontece em abril, mudará de data em 2011, por causa do cronograma de feiras do Anhembi, onde é realizado.
Será no dia 18 de junho.

CURTO-CIRCUITO

O grupo Instituto apresenta o show "Racional", com participações de Thalma de Freitas e BNegão, no dia 23, no Studio SP. 18 anos.

Moacyr Luz apresenta o show "Para Ver as Meninas", com Veronica Ferriani, Mariana Baltar e Ana Costa, hoje, às 12h, no bar Pirajá. Livre.

O Rothko Restaurante será inaugurado hoje, na rua Wisard, na Vila Madalena.

Roberto Cavalli lança coleção inverno 2011 junto com os mercados europeu e americano, hoje, na loja da rua Bela Cintra, nos Jardins.

O festival "Moules et Frites" do Ici Bistrô, do chef Benny Novak e Renato Ades, vai até amanhã no restaurante.

Clara Monforte autografa o livro "Colunismo Social", amanhã, às 18h30, no Griffe Hall, em Santos.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: