sexta-feira, dezembro 31, 2010

ILIMAR FRANCO

Nova estrutura
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 31/12/10
A presidente eleita, Dilma Rousseff, pretende criar uma secretaria, vinculada à Presidência da República, para regular a atividade espacial e a área de energia nuclear, consideradas estratégicas. Atualmente, esses assuntos estão no Ministério de Ciência e Tecnologia, e a avaliação é que, na pasta, não recebem tratamento prioritário. A necessidade de criação dessa secretaria vinha sendo debatida no segundo mandato do presidente Lula.

O ministro da desarticulação

Cinco dias depois de ter sido publicado que Helvécio Magalhães assumiria a Secretaria de Atenção a Saúde, o futuro ministro Alexandre Padilha (Saúde) conversou, anteontem, com o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), sobre as mudanças na pasta. O cargo era do PMDB e a substituição foi feita sem um diálogo prévio. "Ele desaprendeu rápido a importância de conversar com os aliados", reclamou Alves. O mal.estar está estabelecido. Lá pelas tantas, diante das explicações de Padilha, Alves saiu.se com essa. "Quando a pasta precisar de voto na Câmara, pede para o Helvécio ir lá pedir apoio para os deputados".

"O fim da CPMF é um paradigma. Um governo não quebra quando corta impostos, ele se adapta" Paulo Bomhausen, líder do DEM na Câmara (SC)

A BRIGA NA FUNASA. O PT de Minas quer emplacar na presidência da Funasa o presidente do Crea local, Gilson Queiroz. O PMDB quer manter o atual presidente, Faustino Lins Filho, que foi indicado pelo líder do partido, deputado Henrique Alves (RN). Mas os planos do futuro ministro Alexandre Padilha (Saúde) não passam por nenhum deles. Ele está inclinado a nomear Marco Muffareg, superintendente da Funasa no Rio.

Escaramuça

O PT do Rio também avança sobre os cargos federais do PMDB. Os petistas querem derrubar Oscar Berro, diretor da rede estadual de hospitais federais. E colocar no lugar Marcos de Souza, ex-secretário de Saúde de Nova Iguaçu.

@#%*!!!

O mais recente peemedebista insatisfeito com a montagem do governo Dilma Rousseff é o ex-ministro Geddel Vieira Lima. Ele esperava ser nomeado para a presidência da Embratur, que permanecerá com o petista Mário Moysés.

Ele tem o poder e a caneta

O futuro ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, rejeitou as duas sugestões de nomeações feitas pelo seu antecessor e membro da mesma tendência no PT, o governador Tarso Genro (RS). Tarso trabalhou para que Ronaldo Teixeira assumisse a Secretaria Nacional de Segurança Pública e Ildo Gasparetto fosse para a direção geral da Polícia Federal. Cardozo nomeou Regina Miki (Senasp) e Leandro Daiello Coimbra (PF).

A afirmação política de Alckmin

Os principais articuladores políticos do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, avaliam que a composição de seu secretariado representa um enfraquecimento do grupo do ex-governador José Serra. Seus aliados na bancada federal viraram secretários de estado. O PSDB nacional captou os sinais emitidos por Alckmin e faz a leitura de que o futuro governador fez questão de fazer da escolha de sua equipe uma afirmação de liderança política. Os mineiros estão exultantes.

O FUTUR0 ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, vai criar a Secretaria de Comunicação Eletrônica, que comandará o Plano Nacional de Banda Larga. Cesar Alvarez, que cuida da agenda do presidente Lula, será o secretário-executivo da pasta.

O ATOR Antonio Grassi, diretor da EBC no Rio, aceitou convite da ministra Ana de Holanda (Cultura) para assumir a presidência da Funarte.

NOVOS TEMPOS. O cerimonial e o sistema de informática do Palácio do Planalto estão fazendo todas as adaptações necessárias para substituir o uso da palavra "presidente" por "presidenta".

com Fernanda Krakovics, sucursals e correspondentes

Nenhum comentário: